VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Bruna Loures de Araújo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cyranka, Lucia F. Mendonça, de Oliveira, Luís Carlos, da Silva, Maria Diomara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2859
Resumo: Três diferentes frentes de trabalho têm sido efetivadas, visando a construção de uma pedagogia da variação linguística na escola. A implementação desse trabalho tem como pressupostos a teoria laboviana da variação e mudança linguísticas (LABOV, [1972]2008) e a Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004), que compreende a linguagem a partir do dialogismo de Bakhtin (2006) buscando, na enunciação, os procedimentos didáticos em que se baseia. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação implementada em salas de aula do Ensino Fundamental e em projeto escolar de ação educativa, também nesse nível de ensino. Os resultados têm mostrado que, apesar de desafiadora, a proposta é exequível e produtiva.
id UFS-10_de098e2adb2220b14ba2646ecdca0caa
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2859
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADESTrês diferentes frentes de trabalho têm sido efetivadas, visando a construção de uma pedagogia da variação linguística na escola. A implementação desse trabalho tem como pressupostos a teoria laboviana da variação e mudança linguísticas (LABOV, [1972]2008) e a Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004), que compreende a linguagem a partir do dialogismo de Bakhtin (2006) buscando, na enunciação, os procedimentos didáticos em que se baseia. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação implementada em salas de aula do Ensino Fundamental e em projeto escolar de ação educativa, também nesse nível de ensino. Os resultados têm mostrado que, apesar de desafiadora, a proposta é exequível e produtiva.Carlos Magno Santos2014-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2859Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 20: Ano IX - jan-jun de 2014 | Edição temática: Os desafios do PROFLETRAS para melhorar o ensino de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 20: Ano IX - jan-jun de 2014 | Edição temática: Os desafios do PROFLETRAS para melhorar o ensino de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 20: Ano IX - jan-jun de 2014 | Edição temática: Os desafios do PROFLETRAS para melhorar o ensino de Língua Portuguesa1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2859/2549Barroso, Bruna Loures de AraújoCyranka, Lucia F. Mendonçade Oliveira, Luís Carlosda Silva, Maria Diomarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:55:27Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2859Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:55:27Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
spellingShingle VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Barroso, Bruna Loures de Araújo
title_short VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_full VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_fullStr VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_full_unstemmed VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_sort VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
author Barroso, Bruna Loures de Araújo
author_facet Barroso, Bruna Loures de Araújo
Cyranka, Lucia F. Mendonça
de Oliveira, Luís Carlos
da Silva, Maria Diomara
author_role author
author2 Cyranka, Lucia F. Mendonça
de Oliveira, Luís Carlos
da Silva, Maria Diomara
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Bruna Loures de Araújo
Cyranka, Lucia F. Mendonça
de Oliveira, Luís Carlos
da Silva, Maria Diomara
description Três diferentes frentes de trabalho têm sido efetivadas, visando a construção de uma pedagogia da variação linguística na escola. A implementação desse trabalho tem como pressupostos a teoria laboviana da variação e mudança linguísticas (LABOV, [1972]2008) e a Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004), que compreende a linguagem a partir do dialogismo de Bakhtin (2006) buscando, na enunciação, os procedimentos didáticos em que se baseia. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação implementada em salas de aula do Ensino Fundamental e em projeto escolar de ação educativa, também nesse nível de ensino. Os resultados têm mostrado que, apesar de desafiadora, a proposta é exequível e produtiva.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2859
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2859/2549
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 20: Ano IX - jan-jun de 2014 | Edição temática: Os desafios do PROFLETRAS para melhorar o ensino de Língua Portuguesa
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 20: Ano IX - jan-jun de 2014 | Edição temática: Os desafios do PROFLETRAS para melhorar o ensino de Língua Portuguesa
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 20: Ano IX - jan-jun de 2014 | Edição temática: Os desafios do PROFLETRAS para melhorar o ensino de Língua Portuguesa
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052876377292800