DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO PROCESSO DE LEITURA-ESCRITA: GÊNEROS TEXTUAIS E ARTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1654 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo discutir o desenvolvimento de habilidades e competências no processo de leitura-escrita. Segundo as orientações dos PCN de Língua Portuguesa e da Prova Brasil, os alunos do ensino fundamental devem chegar ao final do processo dominando certas habilidades de leitura e escrita. Para se atingir essa meta, defendemos um ensino de língua portuguesa que alie artes e a didatização de gêneros textuais que atenda aos novos preceitos e paradigmas despertados pelos estudos e pesquisas da Linguística, como a teoria dos gêneros textuais. Para estar a par disso, é necessário que o professorado se coloque em processo de formação continuada. Contudo, se há um desinteresse por parte dos alunos, isso é reflexo, além de um despreparo técnico-didático-pedagógico, da resistência por parte de professores em mudarem seus paradigmas e métodos de ensino. |
id |
UFS-10_e163c40bfcc8a4f29381f1b97bf8f85f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1654 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO PROCESSO DE LEITURA-ESCRITA: GÊNEROS TEXTUAIS E ARTESEste artigo tem por objetivo discutir o desenvolvimento de habilidades e competências no processo de leitura-escrita. Segundo as orientações dos PCN de Língua Portuguesa e da Prova Brasil, os alunos do ensino fundamental devem chegar ao final do processo dominando certas habilidades de leitura e escrita. Para se atingir essa meta, defendemos um ensino de língua portuguesa que alie artes e a didatização de gêneros textuais que atenda aos novos preceitos e paradigmas despertados pelos estudos e pesquisas da Linguística, como a teoria dos gêneros textuais. Para estar a par disso, é necessário que o professorado se coloque em processo de formação continuada. Contudo, se há um desinteresse por parte dos alunos, isso é reflexo, além de um despreparo técnico-didático-pedagógico, da resistência por parte de professores em mudarem seus paradigmas e métodos de ensino.Carlos Magno Santos2013-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1654Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 19: nº 02 - Ano VIII - jul-dez de 2013Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 19: nº 02 - Ano VIII - jul-dez de 2013Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 19: nº 02 - Ano VIII - jul-dez de 20131980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1654/1481de França, José Marcosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:55:56Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1654Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:55:56Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO PROCESSO DE LEITURA-ESCRITA: GÊNEROS TEXTUAIS E ARTES |
title |
DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO PROCESSO DE LEITURA-ESCRITA: GÊNEROS TEXTUAIS E ARTES |
spellingShingle |
DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO PROCESSO DE LEITURA-ESCRITA: GÊNEROS TEXTUAIS E ARTES de França, José Marcos |
title_short |
DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO PROCESSO DE LEITURA-ESCRITA: GÊNEROS TEXTUAIS E ARTES |
title_full |
DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO PROCESSO DE LEITURA-ESCRITA: GÊNEROS TEXTUAIS E ARTES |
title_fullStr |
DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO PROCESSO DE LEITURA-ESCRITA: GÊNEROS TEXTUAIS E ARTES |
title_full_unstemmed |
DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO PROCESSO DE LEITURA-ESCRITA: GÊNEROS TEXTUAIS E ARTES |
title_sort |
DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO PROCESSO DE LEITURA-ESCRITA: GÊNEROS TEXTUAIS E ARTES |
author |
de França, José Marcos |
author_facet |
de França, José Marcos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de França, José Marcos |
description |
Este artigo tem por objetivo discutir o desenvolvimento de habilidades e competências no processo de leitura-escrita. Segundo as orientações dos PCN de Língua Portuguesa e da Prova Brasil, os alunos do ensino fundamental devem chegar ao final do processo dominando certas habilidades de leitura e escrita. Para se atingir essa meta, defendemos um ensino de língua portuguesa que alie artes e a didatização de gêneros textuais que atenda aos novos preceitos e paradigmas despertados pelos estudos e pesquisas da Linguística, como a teoria dos gêneros textuais. Para estar a par disso, é necessário que o professorado se coloque em processo de formação continuada. Contudo, se há um desinteresse por parte dos alunos, isso é reflexo, além de um despreparo técnico-didático-pedagógico, da resistência por parte de professores em mudarem seus paradigmas e métodos de ensino. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1654 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1654/1481 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 19: nº 02 - Ano VIII - jul-dez de 2013 Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 19: nº 02 - Ano VIII - jul-dez de 2013 Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 19: nº 02 - Ano VIII - jul-dez de 2013 1980-8879 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052876290260992 |