DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO PROCESSO DE LEITURA-ESCRITA: GÊNEROS TEXTUAIS E ARTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de França, José Marcos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1654
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir o desenvolvimento de habilidades e competências no processo de leitura-escrita. Segundo as orientações dos PCN de Língua Portuguesa e da Prova Brasil, os alunos do ensino fundamental devem chegar ao final do processo dominando certas habilidades de leitura e escrita. Para se atingir essa meta, defendemos um ensino de língua portuguesa que alie artes e a didatização de gêneros textuais que atenda aos novos preceitos e paradigmas despertados pelos estudos e pesquisas da Linguística, como a teoria dos gêneros textuais. Para estar a par disso, é necessário que o professorado se coloque em processo de formação continuada. Contudo, se há um desinteresse por parte dos alunos, isso é reflexo, além de um despreparo técnico-didático-pedagógico, da resistência por parte de professores em mudarem seus paradigmas e métodos de ensino.
id UFS-10_e163c40bfcc8a4f29381f1b97bf8f85f
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1654
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO PROCESSO DE LEITURA-ESCRITA: GÊNEROS TEXTUAIS E ARTESEste artigo tem por objetivo discutir o desenvolvimento de habilidades e competências no processo de leitura-escrita. Segundo as orientações dos PCN de Língua Portuguesa e da Prova Brasil, os alunos do ensino fundamental devem chegar ao final do processo dominando certas habilidades de leitura e escrita. Para se atingir essa meta, defendemos um ensino de língua portuguesa que alie artes e a didatização de gêneros textuais que atenda aos novos preceitos e paradigmas despertados pelos estudos e pesquisas da Linguística, como a teoria dos gêneros textuais. Para estar a par disso, é necessário que o professorado se coloque em processo de formação continuada. Contudo, se há um desinteresse por parte dos alunos, isso é reflexo, além de um despreparo técnico-didático-pedagógico, da resistência por parte de professores em mudarem seus paradigmas e métodos de ensino.Carlos Magno Santos2013-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1654Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 19: nº 02 - Ano VIII - jul-dez de 2013Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 19: nº 02 - Ano VIII - jul-dez de 2013Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 19: nº 02 - Ano VIII - jul-dez de 20131980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1654/1481de França, José Marcosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:55:56Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1654Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:55:56Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO PROCESSO DE LEITURA-ESCRITA: GÊNEROS TEXTUAIS E ARTES
title DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO PROCESSO DE LEITURA-ESCRITA: GÊNEROS TEXTUAIS E ARTES
spellingShingle DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO PROCESSO DE LEITURA-ESCRITA: GÊNEROS TEXTUAIS E ARTES
de França, José Marcos
title_short DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO PROCESSO DE LEITURA-ESCRITA: GÊNEROS TEXTUAIS E ARTES
title_full DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO PROCESSO DE LEITURA-ESCRITA: GÊNEROS TEXTUAIS E ARTES
title_fullStr DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO PROCESSO DE LEITURA-ESCRITA: GÊNEROS TEXTUAIS E ARTES
title_full_unstemmed DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO PROCESSO DE LEITURA-ESCRITA: GÊNEROS TEXTUAIS E ARTES
title_sort DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO PROCESSO DE LEITURA-ESCRITA: GÊNEROS TEXTUAIS E ARTES
author de França, José Marcos
author_facet de França, José Marcos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de França, José Marcos
description Este artigo tem por objetivo discutir o desenvolvimento de habilidades e competências no processo de leitura-escrita. Segundo as orientações dos PCN de Língua Portuguesa e da Prova Brasil, os alunos do ensino fundamental devem chegar ao final do processo dominando certas habilidades de leitura e escrita. Para se atingir essa meta, defendemos um ensino de língua portuguesa que alie artes e a didatização de gêneros textuais que atenda aos novos preceitos e paradigmas despertados pelos estudos e pesquisas da Linguística, como a teoria dos gêneros textuais. Para estar a par disso, é necessário que o professorado se coloque em processo de formação continuada. Contudo, se há um desinteresse por parte dos alunos, isso é reflexo, além de um despreparo técnico-didático-pedagógico, da resistência por parte de professores em mudarem seus paradigmas e métodos de ensino.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1654
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1654/1481
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 19: nº 02 - Ano VIII - jul-dez de 2013
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 19: nº 02 - Ano VIII - jul-dez de 2013
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 19: nº 02 - Ano VIII - jul-dez de 2013
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052876290260992