A dimensão socioambiental na perspectiva de educadores ambientais do município de Lagarto-SE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/4445 |
Resumo: | O presente artigo tem como finalidade apresentar umdiagnóstico das concepções de Educação Ambiental (EA) de professoresdo município de Lagarto-SE, a partir da formação e dasações do projeto Sala Verde-UFS. Os dados foram coletados pormeio de questionários que foram respondidos pelos professores-cursistas e analisados por meio da Análise Textual Discursiva(ATD). Diante dos dados apresentados, surgiram quatro concepçõesde EA, sendo elas: preservacionista/romântica, sensibilizadora,pragmática, e crítica. De posse desses dados, realizamosreflexões evidenciando que a EA Crítica ainda se encontra emestágio embrionário, bem como fragilizada nos discursos desseseducadores ambientais, que participaram do processo formativodesenvolvido pelo Projeto Sala Verde-UFS, que em sua gênesisaborda a EA sobre a dimensão crítica.Palavras-chave: Educação Ambiental Crítica. Formação Continuadade Professores. Projeto de intervenção. |
id |
UFS-11_081e504f661a24bd5382aff3a534ef43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4445 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
A dimensão socioambiental na perspectiva de educadores ambientais do município de Lagarto-SE.O presente artigo tem como finalidade apresentar umdiagnóstico das concepções de Educação Ambiental (EA) de professoresdo município de Lagarto-SE, a partir da formação e dasações do projeto Sala Verde-UFS. Os dados foram coletados pormeio de questionários que foram respondidos pelos professores-cursistas e analisados por meio da Análise Textual Discursiva(ATD). Diante dos dados apresentados, surgiram quatro concepçõesde EA, sendo elas: preservacionista/romântica, sensibilizadora,pragmática, e crítica. De posse desses dados, realizamosreflexões evidenciando que a EA Crítica ainda se encontra emestágio embrionário, bem como fragilizada nos discursos desseseducadores ambientais, que participaram do processo formativodesenvolvido pelo Projeto Sala Verde-UFS, que em sua gênesisaborda a EA sobre a dimensão crítica.Palavras-chave: Educação Ambiental Crítica. Formação Continuadade Professores. Projeto de intervenção.Universidade Federal de Sergipe2015-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/444510.47401/revisea.v2i1.4445Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 2 n. 1 (2015): Revista Servipana de Educação Ambiental; 78-93Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 2 No. 1 (2015): Revista Servipana de Educação Ambiental; 78-93Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 2 Núm. 1 (2015): Revista Servipana de Educação Ambiental; 78-93Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 2 No 1 (2015): Revista Servipana de Educação Ambiental; 78-932359-499310.47401/revisea.v2i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/4445/3671Jesus, Islaine da Trindadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-29T19:06:13Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4445Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-05-29T19:06:13Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dimensão socioambiental na perspectiva de educadores ambientais do município de Lagarto-SE |
title |
A dimensão socioambiental na perspectiva de educadores ambientais do município de Lagarto-SE |
spellingShingle |
A dimensão socioambiental na perspectiva de educadores ambientais do município de Lagarto-SE Jesus, Islaine da Trindade . |
title_short |
A dimensão socioambiental na perspectiva de educadores ambientais do município de Lagarto-SE |
title_full |
A dimensão socioambiental na perspectiva de educadores ambientais do município de Lagarto-SE |
title_fullStr |
A dimensão socioambiental na perspectiva de educadores ambientais do município de Lagarto-SE |
title_full_unstemmed |
A dimensão socioambiental na perspectiva de educadores ambientais do município de Lagarto-SE |
title_sort |
A dimensão socioambiental na perspectiva de educadores ambientais do município de Lagarto-SE |
author |
Jesus, Islaine da Trindade |
author_facet |
Jesus, Islaine da Trindade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Islaine da Trindade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
. |
topic |
. |
description |
O presente artigo tem como finalidade apresentar umdiagnóstico das concepções de Educação Ambiental (EA) de professoresdo município de Lagarto-SE, a partir da formação e dasações do projeto Sala Verde-UFS. Os dados foram coletados pormeio de questionários que foram respondidos pelos professores-cursistas e analisados por meio da Análise Textual Discursiva(ATD). Diante dos dados apresentados, surgiram quatro concepçõesde EA, sendo elas: preservacionista/romântica, sensibilizadora,pragmática, e crítica. De posse desses dados, realizamosreflexões evidenciando que a EA Crítica ainda se encontra emestágio embrionário, bem como fragilizada nos discursos desseseducadores ambientais, que participaram do processo formativodesenvolvido pelo Projeto Sala Verde-UFS, que em sua gênesisaborda a EA sobre a dimensão crítica.Palavras-chave: Educação Ambiental Crítica. Formação Continuadade Professores. Projeto de intervenção. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/4445 10.47401/revisea.v2i1.4445 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/4445 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v2i1.4445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/4445/3671 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 2 n. 1 (2015): Revista Servipana de Educação Ambiental; 78-93 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 2 No. 1 (2015): Revista Servipana de Educação Ambiental; 78-93 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 2 Núm. 1 (2015): Revista Servipana de Educação Ambiental; 78-93 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 2 No 1 (2015): Revista Servipana de Educação Ambiental; 78-93 2359-4993 10.47401/revisea.v2i1 reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213130166272 |