Práticas de Educação Ambiental no ensino infantil: : o trabalho da Escola Prof.ª Áurea Melo Zamor em Aracaju-SE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9363 |
Resumo: | A Educação infantil tem um papel importante napreservação e conservação do meio ambiente,pois, se desde os primeiros anos de vida, acriança aprender a ter uma consciência ambiental,futuramente estas poderão se tornar agentesparticipativos do processo de ensino aprendizagem.O objetivo desse trabalho foi analisar comovem sendo trabalhado a educação ambiental noensino infantil, para que as crianças adquiramconhecimentos, desenvolvam habilidades, e setornem conscientes e sensíveis no que se refereao meio ambiente. A atividade realizada com osalunos foi um jogo educativo da memória, sobreas espécies de plantas existentes no âmbito escolar.O instrumento de coleta foi um questionário,que buscou responder os objetivos estabelecidosna pesquisa, através da análise dele e da observaçãodas aulas, foi possível verificar que existeum trabalho de Educação Ambiental na escola eque os alunos aprendem sobre meio ambiente. Aeducação é uma ferramenta importante na sensibilizaçãoambiental, visto que quanto mais cedose começa esse trabalho, mais as crianças aprendeme levam esse conhecimento para toda a vida. |
id |
UFS-11_10d9f2d55f8ac527dcbb7f1c2f206de6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9363 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de Educação Ambiental no ensino infantil: : o trabalho da Escola Prof.ª Áurea Melo Zamor em Aracaju-SEEducação Ambiental; Ensino Infantil; Aracaju, práticas em educação ambiental.A Educação infantil tem um papel importante napreservação e conservação do meio ambiente,pois, se desde os primeiros anos de vida, acriança aprender a ter uma consciência ambiental,futuramente estas poderão se tornar agentesparticipativos do processo de ensino aprendizagem.O objetivo desse trabalho foi analisar comovem sendo trabalhado a educação ambiental noensino infantil, para que as crianças adquiramconhecimentos, desenvolvam habilidades, e setornem conscientes e sensíveis no que se refereao meio ambiente. A atividade realizada com osalunos foi um jogo educativo da memória, sobreas espécies de plantas existentes no âmbito escolar.O instrumento de coleta foi um questionário,que buscou responder os objetivos estabelecidosna pesquisa, através da análise dele e da observaçãodas aulas, foi possível verificar que existeum trabalho de Educação Ambiental na escola eque os alunos aprendem sobre meio ambiente. Aeducação é uma ferramenta importante na sensibilizaçãoambiental, visto que quanto mais cedose começa esse trabalho, mais as crianças aprendeme levam esse conhecimento para toda a vida.Universidade Federal de Sergipe2018-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/936310.47401/revisea.v4i1.9363Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 4 n. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 87 - 95Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 No. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 87 - 95Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 Núm. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 87 - 95Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 No 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 87 - 952359-499310.47401/revisea.v4i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9363/7303Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFirmino, Verusia Maruiza de Souza MacedoVasconcelos, Alana Danielly2023-05-29T14:53:52Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9363Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-05-29T14:53:52Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de Educação Ambiental no ensino infantil: : o trabalho da Escola Prof.ª Áurea Melo Zamor em Aracaju-SE |
title |
Práticas de Educação Ambiental no ensino infantil: : o trabalho da Escola Prof.ª Áurea Melo Zamor em Aracaju-SE |
spellingShingle |
Práticas de Educação Ambiental no ensino infantil: : o trabalho da Escola Prof.ª Áurea Melo Zamor em Aracaju-SE Firmino, Verusia Maruiza de Souza Macedo Educação Ambiental; Ensino Infantil; Aracaju, práticas em educação ambiental. |
title_short |
Práticas de Educação Ambiental no ensino infantil: : o trabalho da Escola Prof.ª Áurea Melo Zamor em Aracaju-SE |
title_full |
Práticas de Educação Ambiental no ensino infantil: : o trabalho da Escola Prof.ª Áurea Melo Zamor em Aracaju-SE |
title_fullStr |
Práticas de Educação Ambiental no ensino infantil: : o trabalho da Escola Prof.ª Áurea Melo Zamor em Aracaju-SE |
title_full_unstemmed |
Práticas de Educação Ambiental no ensino infantil: : o trabalho da Escola Prof.ª Áurea Melo Zamor em Aracaju-SE |
title_sort |
Práticas de Educação Ambiental no ensino infantil: : o trabalho da Escola Prof.ª Áurea Melo Zamor em Aracaju-SE |
author |
Firmino, Verusia Maruiza de Souza Macedo |
author_facet |
Firmino, Verusia Maruiza de Souza Macedo Vasconcelos, Alana Danielly |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Alana Danielly |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Firmino, Verusia Maruiza de Souza Macedo Vasconcelos, Alana Danielly |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental; Ensino Infantil; Aracaju, práticas em educação ambiental. |
topic |
Educação Ambiental; Ensino Infantil; Aracaju, práticas em educação ambiental. |
description |
A Educação infantil tem um papel importante napreservação e conservação do meio ambiente,pois, se desde os primeiros anos de vida, acriança aprender a ter uma consciência ambiental,futuramente estas poderão se tornar agentesparticipativos do processo de ensino aprendizagem.O objetivo desse trabalho foi analisar comovem sendo trabalhado a educação ambiental noensino infantil, para que as crianças adquiramconhecimentos, desenvolvam habilidades, e setornem conscientes e sensíveis no que se refereao meio ambiente. A atividade realizada com osalunos foi um jogo educativo da memória, sobreas espécies de plantas existentes no âmbito escolar.O instrumento de coleta foi um questionário,que buscou responder os objetivos estabelecidosna pesquisa, através da análise dele e da observaçãodas aulas, foi possível verificar que existeum trabalho de Educação Ambiental na escola eque os alunos aprendem sobre meio ambiente. Aeducação é uma ferramenta importante na sensibilizaçãoambiental, visto que quanto mais cedose começa esse trabalho, mais as crianças aprendeme levam esse conhecimento para toda a vida. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9363 10.47401/revisea.v4i1.9363 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9363 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v4i1.9363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9363/7303 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 4 n. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 87 - 95 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 No. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 87 - 95 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 Núm. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 87 - 95 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 No 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 87 - 95 2359-4993 10.47401/revisea.v4i1 reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213165817856 |