Práticas de Educação Ambiental no ensino infantil: : o trabalho da Escola Prof.ª Áurea Melo Zamor em Aracaju-SE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Firmino, Verusia Maruiza de Souza Macedo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vasconcelos, Alana Danielly
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9363
Resumo: A Educação infantil tem um papel importante napreservação e conservação do meio ambiente,pois, se desde os primeiros anos de vida, acriança aprender a ter uma consciência ambiental,futuramente estas poderão se tornar agentesparticipativos do processo de ensino aprendizagem.O objetivo desse trabalho foi analisar comovem sendo trabalhado a educação ambiental noensino infantil, para que as crianças adquiramconhecimentos, desenvolvam habilidades, e setornem conscientes e sensíveis no que se refereao meio ambiente. A atividade realizada com osalunos foi um jogo educativo da memória, sobreas espécies de plantas existentes no âmbito escolar.O instrumento de coleta foi um questionário,que buscou responder os objetivos estabelecidosna pesquisa, através da análise dele e da observaçãodas aulas, foi possível verificar que existeum trabalho de Educação Ambiental na escola eque os alunos aprendem sobre meio ambiente. Aeducação é uma ferramenta importante na sensibilizaçãoambiental, visto que quanto mais cedose começa esse trabalho, mais as crianças aprendeme levam esse conhecimento para toda a vida.
id UFS-11_10d9f2d55f8ac527dcbb7f1c2f206de6
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9363
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Práticas de Educação Ambiental no ensino infantil: : o trabalho da Escola Prof.ª Áurea Melo Zamor em Aracaju-SEEducação Ambiental; Ensino Infantil; Aracaju, práticas em educação ambiental.A Educação infantil tem um papel importante napreservação e conservação do meio ambiente,pois, se desde os primeiros anos de vida, acriança aprender a ter uma consciência ambiental,futuramente estas poderão se tornar agentesparticipativos do processo de ensino aprendizagem.O objetivo desse trabalho foi analisar comovem sendo trabalhado a educação ambiental noensino infantil, para que as crianças adquiramconhecimentos, desenvolvam habilidades, e setornem conscientes e sensíveis no que se refereao meio ambiente. A atividade realizada com osalunos foi um jogo educativo da memória, sobreas espécies de plantas existentes no âmbito escolar.O instrumento de coleta foi um questionário,que buscou responder os objetivos estabelecidosna pesquisa, através da análise dele e da observaçãodas aulas, foi possível verificar que existeum trabalho de Educação Ambiental na escola eque os alunos aprendem sobre meio ambiente. Aeducação é uma ferramenta importante na sensibilizaçãoambiental, visto que quanto mais cedose começa esse trabalho, mais as crianças aprendeme levam esse conhecimento para toda a vida.Universidade Federal de Sergipe2018-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/936310.47401/revisea.v4i1.9363Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 4 n. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 87 - 95Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 No. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 87 - 95Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 Núm. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 87 - 95Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 No 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 87 - 952359-499310.47401/revisea.v4i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9363/7303Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFirmino, Verusia Maruiza de Souza MacedoVasconcelos, Alana Danielly2023-05-29T14:53:52Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9363Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-05-29T14:53:52Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de Educação Ambiental no ensino infantil: : o trabalho da Escola Prof.ª Áurea Melo Zamor em Aracaju-SE
title Práticas de Educação Ambiental no ensino infantil: : o trabalho da Escola Prof.ª Áurea Melo Zamor em Aracaju-SE
spellingShingle Práticas de Educação Ambiental no ensino infantil: : o trabalho da Escola Prof.ª Áurea Melo Zamor em Aracaju-SE
Firmino, Verusia Maruiza de Souza Macedo
Educação Ambiental; Ensino Infantil; Aracaju, práticas em educação ambiental.
title_short Práticas de Educação Ambiental no ensino infantil: : o trabalho da Escola Prof.ª Áurea Melo Zamor em Aracaju-SE
title_full Práticas de Educação Ambiental no ensino infantil: : o trabalho da Escola Prof.ª Áurea Melo Zamor em Aracaju-SE
title_fullStr Práticas de Educação Ambiental no ensino infantil: : o trabalho da Escola Prof.ª Áurea Melo Zamor em Aracaju-SE
title_full_unstemmed Práticas de Educação Ambiental no ensino infantil: : o trabalho da Escola Prof.ª Áurea Melo Zamor em Aracaju-SE
title_sort Práticas de Educação Ambiental no ensino infantil: : o trabalho da Escola Prof.ª Áurea Melo Zamor em Aracaju-SE
author Firmino, Verusia Maruiza de Souza Macedo
author_facet Firmino, Verusia Maruiza de Souza Macedo
Vasconcelos, Alana Danielly
author_role author
author2 Vasconcelos, Alana Danielly
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Firmino, Verusia Maruiza de Souza Macedo
Vasconcelos, Alana Danielly
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental; Ensino Infantil; Aracaju, práticas em educação ambiental.
topic Educação Ambiental; Ensino Infantil; Aracaju, práticas em educação ambiental.
description A Educação infantil tem um papel importante napreservação e conservação do meio ambiente,pois, se desde os primeiros anos de vida, acriança aprender a ter uma consciência ambiental,futuramente estas poderão se tornar agentesparticipativos do processo de ensino aprendizagem.O objetivo desse trabalho foi analisar comovem sendo trabalhado a educação ambiental noensino infantil, para que as crianças adquiramconhecimentos, desenvolvam habilidades, e setornem conscientes e sensíveis no que se refereao meio ambiente. A atividade realizada com osalunos foi um jogo educativo da memória, sobreas espécies de plantas existentes no âmbito escolar.O instrumento de coleta foi um questionário,que buscou responder os objetivos estabelecidosna pesquisa, através da análise dele e da observaçãodas aulas, foi possível verificar que existeum trabalho de Educação Ambiental na escola eque os alunos aprendem sobre meio ambiente. Aeducação é uma ferramenta importante na sensibilizaçãoambiental, visto que quanto mais cedose começa esse trabalho, mais as crianças aprendeme levam esse conhecimento para toda a vida.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9363
10.47401/revisea.v4i1.9363
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9363
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v4i1.9363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9363/7303
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 4 n. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 87 - 95
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 No. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 87 - 95
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 Núm. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 87 - 95
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 No 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 87 - 95
2359-4993
10.47401/revisea.v4i1
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213165817856