Educação ambiental escolar para o semiárido paraibano: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na Caatinga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino Correia, João
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: José Pegado Abílio, Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/13560
Resumo: ***
id UFS-11_2354c11eccb223641b2d3456122248de
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13560
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Educação ambiental escolar para o semiárido paraibano: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na Caatinga***: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na CaatingaEducación ambiental escolar para el semiárido de Paraíba: percepciones ambientales de los estudiantes de una escuela pública en la Caatinga: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na CaatingaSchool environmental education for the semiarid of “Paraíba”: environmental perceptions of students from a public school from Caatinga: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na CaatingaEducação Ambiental. Percepção ambiental. Semiárido. Bioma Caatinga.Environmental Education. Environmental perception. Semi-arid. Caatinga Biome.Educación ambiental. Percepción ambiental. Semiárido. Caatinga bioma.***A Caatinga encontra-se entre os biomas que mais sofrem mudanças devido à intervenção humana. Nesse sentido, a educação ambiental, pode contribuir de significativamente para a formação de sujeitos críticos e atuantes. Todavia, é necessário conhecer as percepções ambientais para a potencial otimização do processo educativo. Diane disso, a partir de uma abordagem qualitativa com elementos quantitativos, a presente pesquisa objetivou diagnosticar percepções ambientais prévias de 30 discentes da 1ª e 2ª série do ensino médio em uma escola pública situanda Caatinga paraibana. Os dados foram coletados  por meio de um questionário, categorizados de acordo com a análise de conteúdo. A maioria dos alunos apresenta: uma perespecgtiva onde o homem e natureza estão dissociados, dificuldade em formular os conceitos de preservação, conservação ambiental e ecologia todavia, demonstram conhecer representantes da fauna e flora. A partir do reconhecimento das demandas dos educandos pode-se contextualizar os processos educativos para a região.The Caatinga is among the biomes that suffer hard changes due to human intervention. Thus, the environmental education can significantly contribute to the forming of critical and active subjects. However, it is necessary to know the environmental perceptions for the potential optimization of the educational process. This way, from a qualitative approach with quantitative elements, the present research aimed to diagnose previous environmental perceptions of 30 students from the 1st and 2nd grade of high school in a public school located in Caatinga (“Paraíba” state). The data were collected through a questionnaire, categorized according to the content analysis. Most students present: a perspective where man and nature are dissociated, difficulty in formulating the concepts of preservation, environmental conservation and ecology, however, they demonstrate that they know representatives of fauna and flora. Based on the recognition of the student’s demands, the educational processes for the region can be contextualized.La educación ambiental puede contribuir a resolver los graves problemas ambientales en la Caatinga. Sin embargo, es necesario conocer las percepciones ambientales para la mejora del proceso educativo. Para eso, desde un enfoque cualitativo con elementos cuantitativos, la presente investigación tuvo como objetivo diagnosticar las percepciones ambientales previas de 30 estudiantes de 1 ° y 2 ° serie de secundaria en una escuela pública ubicada en Caatinga (Paraíba). Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario, categorizado de acuerdo con el análisis de contenido. La mayoría de los estudiantes presentan: una perspectiva donde el hombre y la naturaleza están disociados, la dificultad para formular los conceptos de preservación, conservación ambiental y ecología, sin embargo, demuestran que conocen representantes de la fauna y la flora. Basado en el reconocimiento de las demandas de los estudiantes, los procesos educativos para la región pueden contextualizarse.Universidade Federal de Sergipe2020-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1356010.47401/revisea.v7i2.13560Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 7 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-212359-499310.47401/revisea.v7i2reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/13560/11244Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAquino Correia, JoãoJosé Pegado Abílio, Francisco 2021-11-11T19:10:47Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13560Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2021-11-11T19:10:47Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental escolar para o semiárido paraibano: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na Caatinga
***: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na Caatinga
Educación ambiental escolar para el semiárido de Paraíba: percepciones ambientales de los estudiantes de una escuela pública en la Caatinga: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na Caatinga
School environmental education for the semiarid of “Paraíba”: environmental perceptions of students from a public school from Caatinga: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na Caatinga
title Educação ambiental escolar para o semiárido paraibano: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na Caatinga
spellingShingle Educação ambiental escolar para o semiárido paraibano: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na Caatinga
Aquino Correia, João
Educação Ambiental. Percepção ambiental. Semiárido. Bioma Caatinga.
Environmental Education. Environmental perception. Semi-arid. Caatinga Biome.
Educación ambiental. Percepción ambiental. Semiárido. Caatinga bioma.
title_short Educação ambiental escolar para o semiárido paraibano: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na Caatinga
title_full Educação ambiental escolar para o semiárido paraibano: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na Caatinga
title_fullStr Educação ambiental escolar para o semiárido paraibano: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na Caatinga
title_full_unstemmed Educação ambiental escolar para o semiárido paraibano: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na Caatinga
title_sort Educação ambiental escolar para o semiárido paraibano: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na Caatinga
author Aquino Correia, João
author_facet Aquino Correia, João
José Pegado Abílio, Francisco
author_role author
author2 José Pegado Abílio, Francisco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino Correia, João
José Pegado Abílio, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental. Percepção ambiental. Semiárido. Bioma Caatinga.
Environmental Education. Environmental perception. Semi-arid. Caatinga Biome.
Educación ambiental. Percepción ambiental. Semiárido. Caatinga bioma.
topic Educação Ambiental. Percepção ambiental. Semiárido. Bioma Caatinga.
Environmental Education. Environmental perception. Semi-arid. Caatinga Biome.
Educación ambiental. Percepción ambiental. Semiárido. Caatinga bioma.
description ***
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/13560
10.47401/revisea.v7i2.13560
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/13560
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v7i2.13560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/13560/11244
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 7 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21
2359-4993
10.47401/revisea.v7i2
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213228732416