Educação ambiental escolar para o semiárido paraibano: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na Caatinga
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/13560 |
Resumo: | *** |
id |
UFS-11_2354c11eccb223641b2d3456122248de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13560 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental escolar para o semiárido paraibano: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na Caatinga***: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na CaatingaEducación ambiental escolar para el semiárido de Paraíba: percepciones ambientales de los estudiantes de una escuela pública en la Caatinga: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na CaatingaSchool environmental education for the semiarid of “Paraíba”: environmental perceptions of students from a public school from Caatinga: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na CaatingaEducação Ambiental. Percepção ambiental. Semiárido. Bioma Caatinga.Environmental Education. Environmental perception. Semi-arid. Caatinga Biome.Educación ambiental. Percepción ambiental. Semiárido. Caatinga bioma.***A Caatinga encontra-se entre os biomas que mais sofrem mudanças devido à intervenção humana. Nesse sentido, a educação ambiental, pode contribuir de significativamente para a formação de sujeitos críticos e atuantes. Todavia, é necessário conhecer as percepções ambientais para a potencial otimização do processo educativo. Diane disso, a partir de uma abordagem qualitativa com elementos quantitativos, a presente pesquisa objetivou diagnosticar percepções ambientais prévias de 30 discentes da 1ª e 2ª série do ensino médio em uma escola pública situanda Caatinga paraibana. Os dados foram coletados por meio de um questionário, categorizados de acordo com a análise de conteúdo. A maioria dos alunos apresenta: uma perespecgtiva onde o homem e natureza estão dissociados, dificuldade em formular os conceitos de preservação, conservação ambiental e ecologia todavia, demonstram conhecer representantes da fauna e flora. A partir do reconhecimento das demandas dos educandos pode-se contextualizar os processos educativos para a região.The Caatinga is among the biomes that suffer hard changes due to human intervention. Thus, the environmental education can significantly contribute to the forming of critical and active subjects. However, it is necessary to know the environmental perceptions for the potential optimization of the educational process. This way, from a qualitative approach with quantitative elements, the present research aimed to diagnose previous environmental perceptions of 30 students from the 1st and 2nd grade of high school in a public school located in Caatinga (“Paraíba” state). The data were collected through a questionnaire, categorized according to the content analysis. Most students present: a perspective where man and nature are dissociated, difficulty in formulating the concepts of preservation, environmental conservation and ecology, however, they demonstrate that they know representatives of fauna and flora. Based on the recognition of the student’s demands, the educational processes for the region can be contextualized.La educación ambiental puede contribuir a resolver los graves problemas ambientales en la Caatinga. Sin embargo, es necesario conocer las percepciones ambientales para la mejora del proceso educativo. Para eso, desde un enfoque cualitativo con elementos cuantitativos, la presente investigación tuvo como objetivo diagnosticar las percepciones ambientales previas de 30 estudiantes de 1 ° y 2 ° serie de secundaria en una escuela pública ubicada en Caatinga (Paraíba). Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario, categorizado de acuerdo con el análisis de contenido. La mayoría de los estudiantes presentan: una perspectiva donde el hombre y la naturaleza están disociados, la dificultad para formular los conceptos de preservación, conservación ambiental y ecología, sin embargo, demuestran que conocen representantes de la fauna y la flora. Basado en el reconocimiento de las demandas de los estudiantes, los procesos educativos para la región pueden contextualizarse.Universidade Federal de Sergipe2020-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1356010.47401/revisea.v7i2.13560Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 7 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-212359-499310.47401/revisea.v7i2reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/13560/11244Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAquino Correia, JoãoJosé Pegado Abílio, Francisco 2021-11-11T19:10:47Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13560Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2021-11-11T19:10:47Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental escolar para o semiárido paraibano: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na Caatinga ***: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na Caatinga Educación ambiental escolar para el semiárido de Paraíba: percepciones ambientales de los estudiantes de una escuela pública en la Caatinga: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na Caatinga School environmental education for the semiarid of “Paraíba”: environmental perceptions of students from a public school from Caatinga: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na Caatinga |
title |
Educação ambiental escolar para o semiárido paraibano: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na Caatinga |
spellingShingle |
Educação ambiental escolar para o semiárido paraibano: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na Caatinga Aquino Correia, João Educação Ambiental. Percepção ambiental. Semiárido. Bioma Caatinga. Environmental Education. Environmental perception. Semi-arid. Caatinga Biome. Educación ambiental. Percepción ambiental. Semiárido. Caatinga bioma. |
title_short |
Educação ambiental escolar para o semiárido paraibano: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na Caatinga |
title_full |
Educação ambiental escolar para o semiárido paraibano: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na Caatinga |
title_fullStr |
Educação ambiental escolar para o semiárido paraibano: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na Caatinga |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental escolar para o semiárido paraibano: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na Caatinga |
title_sort |
Educação ambiental escolar para o semiárido paraibano: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na Caatinga |
author |
Aquino Correia, João |
author_facet |
Aquino Correia, João José Pegado Abílio, Francisco |
author_role |
author |
author2 |
José Pegado Abílio, Francisco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aquino Correia, João José Pegado Abílio, Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental. Percepção ambiental. Semiárido. Bioma Caatinga. Environmental Education. Environmental perception. Semi-arid. Caatinga Biome. Educación ambiental. Percepción ambiental. Semiárido. Caatinga bioma. |
topic |
Educação Ambiental. Percepção ambiental. Semiárido. Bioma Caatinga. Environmental Education. Environmental perception. Semi-arid. Caatinga Biome. Educación ambiental. Percepción ambiental. Semiárido. Caatinga bioma. |
description |
*** |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/13560 10.47401/revisea.v7i2.13560 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/13560 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v7i2.13560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/13560/11244 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 7 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21 2359-4993 10.47401/revisea.v7i2 reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213228732416 |