Relação entre a percepção ambiental de docentes e discentes do ensino fundamental II de uma escola pública do semiárido paraibano com as características do bioma caatinga.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Pedro José Aleixo dos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Monica Maria Pereira da, Couto, Marilia Guimarães, Borges, Virginia Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3712
Resumo: Nesse trabalho, analisarmos comparativamente a percepção ambiental de docentes e discentes de uma escola do semiárido paraibano, relacionando a percepção predominante com as características da Caatinga e sua abordagem no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa participante realizada de março a dezembro de 2011, na qual através da aplicação de um questionário em forma de trilha foi possível identificar que educadores, educadoras, educandos e educandos reconhecem as características que compõe a Caatinga e o torna um bioma peculiar, todavia, na perspectiva naturalista, refletindo na maneira como o tema é abordado no cotidiano das atividades educativas desenvolvidas na escola. Não foi verificada influencia significativa dos docentes sobre a percepção dos discentes. Observamos, porém, influência dos meios midiáticos.
id FURG_ba6870371a27d91c08b89906efdbfd99
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3712
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Relação entre a percepção ambiental de docentes e discentes do ensino fundamental II de uma escola pública do semiárido paraibano com as características do bioma caatinga.Educação AmbientalPercepção ambientalBioma CaatingaEnvironmental educationEnvironmental perceptionCaatingaNesse trabalho, analisarmos comparativamente a percepção ambiental de docentes e discentes de uma escola do semiárido paraibano, relacionando a percepção predominante com as características da Caatinga e sua abordagem no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa participante realizada de março a dezembro de 2011, na qual através da aplicação de um questionário em forma de trilha foi possível identificar que educadores, educadoras, educandos e educandos reconhecem as características que compõe a Caatinga e o torna um bioma peculiar, todavia, na perspectiva naturalista, refletindo na maneira como o tema é abordado no cotidiano das atividades educativas desenvolvidas na escola. Não foi verificada influencia significativa dos docentes sobre a percepção dos discentes. Observamos, porém, influência dos meios midiáticos.In this paper, we analyze comparatively the environmental perception of teachers and students of a school semiarid Paraiba, relating the predominant perception of the characteristics of the Caatinga and his approach in the school environment. It is a participant research conducted from March to December 2011, in which through the application of a questionnaire in the form of trail was identified that educators, teachers, students and students recognize the characteristics that make up the Caatinga biome and becomes a peculiar however, the naturalistic perspective, reflecting on how the issue is addressed in the daily educational activities in school. There was no significant influence on the teachers' perception of students. We note, however, influence of the midia.2013-08-21T21:01:50Z2013-08-21T21:01:50Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Pedro José Aleixo dos. et al. Relação entre a percepção ambiental de docentes e discentes do ensino fundamental II de uma escola pública do semiárido paraibano com as características do bioma caatinga. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 38 – 53, jan./ jun. 2013. Disponível em; <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3533/2218>. Acesso em: Ago 2013.15171256http://repositorio.furg.br/handle/1/3712porSantos, Pedro José Aleixo dosSilva, Monica Maria Pereira daCouto, Marilia GuimarãesBorges, Virginia Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-08-21T21:01:50Zoai:repositorio.furg.br:1/3712Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-08-21T21:01:50Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre a percepção ambiental de docentes e discentes do ensino fundamental II de uma escola pública do semiárido paraibano com as características do bioma caatinga.
title Relação entre a percepção ambiental de docentes e discentes do ensino fundamental II de uma escola pública do semiárido paraibano com as características do bioma caatinga.
spellingShingle Relação entre a percepção ambiental de docentes e discentes do ensino fundamental II de uma escola pública do semiárido paraibano com as características do bioma caatinga.
Santos, Pedro José Aleixo dos
Educação Ambiental
Percepção ambiental
Bioma Caatinga
Environmental education
Environmental perception
Caatinga
title_short Relação entre a percepção ambiental de docentes e discentes do ensino fundamental II de uma escola pública do semiárido paraibano com as características do bioma caatinga.
title_full Relação entre a percepção ambiental de docentes e discentes do ensino fundamental II de uma escola pública do semiárido paraibano com as características do bioma caatinga.
title_fullStr Relação entre a percepção ambiental de docentes e discentes do ensino fundamental II de uma escola pública do semiárido paraibano com as características do bioma caatinga.
title_full_unstemmed Relação entre a percepção ambiental de docentes e discentes do ensino fundamental II de uma escola pública do semiárido paraibano com as características do bioma caatinga.
title_sort Relação entre a percepção ambiental de docentes e discentes do ensino fundamental II de uma escola pública do semiárido paraibano com as características do bioma caatinga.
author Santos, Pedro José Aleixo dos
author_facet Santos, Pedro José Aleixo dos
Silva, Monica Maria Pereira da
Couto, Marilia Guimarães
Borges, Virginia Gomes
author_role author
author2 Silva, Monica Maria Pereira da
Couto, Marilia Guimarães
Borges, Virginia Gomes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Pedro José Aleixo dos
Silva, Monica Maria Pereira da
Couto, Marilia Guimarães
Borges, Virginia Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Percepção ambiental
Bioma Caatinga
Environmental education
Environmental perception
Caatinga
topic Educação Ambiental
Percepção ambiental
Bioma Caatinga
Environmental education
Environmental perception
Caatinga
description Nesse trabalho, analisarmos comparativamente a percepção ambiental de docentes e discentes de uma escola do semiárido paraibano, relacionando a percepção predominante com as características da Caatinga e sua abordagem no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa participante realizada de março a dezembro de 2011, na qual através da aplicação de um questionário em forma de trilha foi possível identificar que educadores, educadoras, educandos e educandos reconhecem as características que compõe a Caatinga e o torna um bioma peculiar, todavia, na perspectiva naturalista, refletindo na maneira como o tema é abordado no cotidiano das atividades educativas desenvolvidas na escola. Não foi verificada influencia significativa dos docentes sobre a percepção dos discentes. Observamos, porém, influência dos meios midiáticos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-21T21:01:50Z
2013-08-21T21:01:50Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Pedro José Aleixo dos. et al. Relação entre a percepção ambiental de docentes e discentes do ensino fundamental II de uma escola pública do semiárido paraibano com as características do bioma caatinga. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 38 – 53, jan./ jun. 2013. Disponível em; <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3533/2218>. Acesso em: Ago 2013.
15171256
http://repositorio.furg.br/handle/1/3712
identifier_str_mv SANTOS, Pedro José Aleixo dos. et al. Relação entre a percepção ambiental de docentes e discentes do ensino fundamental II de uma escola pública do semiárido paraibano com as características do bioma caatinga. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 38 – 53, jan./ jun. 2013. Disponível em; <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3533/2218>. Acesso em: Ago 2013.
15171256
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187254853566464