Del banco de canoas: fuentes orales como posibilidades para la formación de profesores en contacto con la Mata Atlántica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rafael
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Sousa Pereira, Juliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18321
Resumo: O artigo discute a importância do contato com os regenerantes da Mata Atlântica para formação docente. Questiona a fragmentação do conhecimento e o olhar científico supostamente neutro e hierárquico. Estabelece um exercício de escuta com um pescador, buscando compreender os seus conhecimentos sobre os ecossistemas localizados no entorno do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. A vida em contato com o território produziu formas de leitura da natureza que podem ser somadas aos conhecimentos a partir dos instrumentos técnicos-científicos. Dialogar com o povo da restinga é um caminho para uma educação comprometida com as lutas democráticas, participativas e sustentáveis. Propõe a elaboração de filmes como espaços didático-pedagógicos que fortaleçam os saberes necessários à docência: escutar, observar, sentir, experimentar e imaginar. Conclui que a formação docente precisa incluir o contato com a dimensão orgânica da vida, na qual emergem a mais profunda existência humana, a sobrevivência a partir da alimentação, da relação íntima com a terra e com a água.
id UFS-11_3ecc0d2f6421fbddfaf946e13a2c5481
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18321
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Del banco de canoas: fuentes orales como posibilidades para la formación de profesores en contacto con la Mata AtlánticaOn the boat bench: oral sources as possibilities for teachers’ education in contact with the Atlantic ForestDo banco da canoa: fontes orais como possibilidades para formação docente em contato com a Mata AtlânticaDecolonialidade. Educação Ambiental de Base Comunitária. fonte oral. Imaginamundos. Regenerantes.O artigo discute a importância do contato com os regenerantes da Mata Atlântica para formação docente. Questiona a fragmentação do conhecimento e o olhar científico supostamente neutro e hierárquico. Estabelece um exercício de escuta com um pescador, buscando compreender os seus conhecimentos sobre os ecossistemas localizados no entorno do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. A vida em contato com o território produziu formas de leitura da natureza que podem ser somadas aos conhecimentos a partir dos instrumentos técnicos-científicos. Dialogar com o povo da restinga é um caminho para uma educação comprometida com as lutas democráticas, participativas e sustentáveis. Propõe a elaboração de filmes como espaços didático-pedagógicos que fortaleçam os saberes necessários à docência: escutar, observar, sentir, experimentar e imaginar. Conclui que a formação docente precisa incluir o contato com a dimensão orgânica da vida, na qual emergem a mais profunda existência humana, a sobrevivência a partir da alimentação, da relação íntima com a terra e com a água.Universidade Federal de Sergipe2022-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1832110.47401/revisea.v9i2.18321Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-20Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-20Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-20Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-202359-499310.47401/revisea.v9i2reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18321/13204Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Rafaelde Sousa Pereira, Juliane 2022-12-07T22:51:52Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18321Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2022-12-07T22:51:52Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Del banco de canoas: fuentes orales como posibilidades para la formación de profesores en contacto con la Mata Atlántica
On the boat bench: oral sources as possibilities for teachers’ education in contact with the Atlantic Forest
Do banco da canoa: fontes orais como possibilidades para formação docente em contato com a Mata Atlântica
title Del banco de canoas: fuentes orales como posibilidades para la formación de profesores en contacto con la Mata Atlántica
spellingShingle Del banco de canoas: fuentes orales como posibilidades para la formación de profesores en contacto con la Mata Atlántica
Costa, Rafael
Decolonialidade. Educação Ambiental de Base Comunitária. fonte oral. Imaginamundos. Regenerantes.
title_short Del banco de canoas: fuentes orales como posibilidades para la formación de profesores en contacto con la Mata Atlántica
title_full Del banco de canoas: fuentes orales como posibilidades para la formación de profesores en contacto con la Mata Atlántica
title_fullStr Del banco de canoas: fuentes orales como posibilidades para la formación de profesores en contacto con la Mata Atlántica
title_full_unstemmed Del banco de canoas: fuentes orales como posibilidades para la formación de profesores en contacto con la Mata Atlántica
title_sort Del banco de canoas: fuentes orales como posibilidades para la formación de profesores en contacto con la Mata Atlántica
author Costa, Rafael
author_facet Costa, Rafael
de Sousa Pereira, Juliane
author_role author
author2 de Sousa Pereira, Juliane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rafael
de Sousa Pereira, Juliane
dc.subject.por.fl_str_mv Decolonialidade. Educação Ambiental de Base Comunitária. fonte oral. Imaginamundos. Regenerantes.
topic Decolonialidade. Educação Ambiental de Base Comunitária. fonte oral. Imaginamundos. Regenerantes.
description O artigo discute a importância do contato com os regenerantes da Mata Atlântica para formação docente. Questiona a fragmentação do conhecimento e o olhar científico supostamente neutro e hierárquico. Estabelece um exercício de escuta com um pescador, buscando compreender os seus conhecimentos sobre os ecossistemas localizados no entorno do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. A vida em contato com o território produziu formas de leitura da natureza que podem ser somadas aos conhecimentos a partir dos instrumentos técnicos-científicos. Dialogar com o povo da restinga é um caminho para uma educação comprometida com as lutas democráticas, participativas e sustentáveis. Propõe a elaboração de filmes como espaços didático-pedagógicos que fortaleçam os saberes necessários à docência: escutar, observar, sentir, experimentar e imaginar. Conclui que a formação docente precisa incluir o contato com a dimensão orgânica da vida, na qual emergem a mais profunda existência humana, a sobrevivência a partir da alimentação, da relação íntima com a terra e com a água.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18321
10.47401/revisea.v9i2.18321
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18321
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v9i2.18321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18321/13204
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-20
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-20
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-20
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-20
2359-4993
10.47401/revisea.v9i2
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213831663616