Del banco de canoas: fuentes orales como posibilidades para la formación de profesores en contacto con la Mata Atlántica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18321 |
Resumo: | O artigo discute a importância do contato com os regenerantes da Mata Atlântica para formação docente. Questiona a fragmentação do conhecimento e o olhar científico supostamente neutro e hierárquico. Estabelece um exercício de escuta com um pescador, buscando compreender os seus conhecimentos sobre os ecossistemas localizados no entorno do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. A vida em contato com o território produziu formas de leitura da natureza que podem ser somadas aos conhecimentos a partir dos instrumentos técnicos-científicos. Dialogar com o povo da restinga é um caminho para uma educação comprometida com as lutas democráticas, participativas e sustentáveis. Propõe a elaboração de filmes como espaços didático-pedagógicos que fortaleçam os saberes necessários à docência: escutar, observar, sentir, experimentar e imaginar. Conclui que a formação docente precisa incluir o contato com a dimensão orgânica da vida, na qual emergem a mais profunda existência humana, a sobrevivência a partir da alimentação, da relação íntima com a terra e com a água. |
id |
UFS-11_3ecc0d2f6421fbddfaf946e13a2c5481 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18321 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
Del banco de canoas: fuentes orales como posibilidades para la formación de profesores en contacto con la Mata AtlánticaOn the boat bench: oral sources as possibilities for teachers’ education in contact with the Atlantic ForestDo banco da canoa: fontes orais como possibilidades para formação docente em contato com a Mata AtlânticaDecolonialidade. Educação Ambiental de Base Comunitária. fonte oral. Imaginamundos. Regenerantes.O artigo discute a importância do contato com os regenerantes da Mata Atlântica para formação docente. Questiona a fragmentação do conhecimento e o olhar científico supostamente neutro e hierárquico. Estabelece um exercício de escuta com um pescador, buscando compreender os seus conhecimentos sobre os ecossistemas localizados no entorno do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. A vida em contato com o território produziu formas de leitura da natureza que podem ser somadas aos conhecimentos a partir dos instrumentos técnicos-científicos. Dialogar com o povo da restinga é um caminho para uma educação comprometida com as lutas democráticas, participativas e sustentáveis. Propõe a elaboração de filmes como espaços didático-pedagógicos que fortaleçam os saberes necessários à docência: escutar, observar, sentir, experimentar e imaginar. Conclui que a formação docente precisa incluir o contato com a dimensão orgânica da vida, na qual emergem a mais profunda existência humana, a sobrevivência a partir da alimentação, da relação íntima com a terra e com a água.Universidade Federal de Sergipe2022-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1832110.47401/revisea.v9i2.18321Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-20Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-20Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-20Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-202359-499310.47401/revisea.v9i2reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18321/13204Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Rafaelde Sousa Pereira, Juliane 2022-12-07T22:51:52Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18321Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2022-12-07T22:51:52Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Del banco de canoas: fuentes orales como posibilidades para la formación de profesores en contacto con la Mata Atlántica On the boat bench: oral sources as possibilities for teachers’ education in contact with the Atlantic Forest Do banco da canoa: fontes orais como possibilidades para formação docente em contato com a Mata Atlântica |
title |
Del banco de canoas: fuentes orales como posibilidades para la formación de profesores en contacto con la Mata Atlántica |
spellingShingle |
Del banco de canoas: fuentes orales como posibilidades para la formación de profesores en contacto con la Mata Atlántica Costa, Rafael Decolonialidade. Educação Ambiental de Base Comunitária. fonte oral. Imaginamundos. Regenerantes. |
title_short |
Del banco de canoas: fuentes orales como posibilidades para la formación de profesores en contacto con la Mata Atlántica |
title_full |
Del banco de canoas: fuentes orales como posibilidades para la formación de profesores en contacto con la Mata Atlántica |
title_fullStr |
Del banco de canoas: fuentes orales como posibilidades para la formación de profesores en contacto con la Mata Atlántica |
title_full_unstemmed |
Del banco de canoas: fuentes orales como posibilidades para la formación de profesores en contacto con la Mata Atlántica |
title_sort |
Del banco de canoas: fuentes orales como posibilidades para la formación de profesores en contacto con la Mata Atlántica |
author |
Costa, Rafael |
author_facet |
Costa, Rafael de Sousa Pereira, Juliane |
author_role |
author |
author2 |
de Sousa Pereira, Juliane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rafael de Sousa Pereira, Juliane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Decolonialidade. Educação Ambiental de Base Comunitária. fonte oral. Imaginamundos. Regenerantes. |
topic |
Decolonialidade. Educação Ambiental de Base Comunitária. fonte oral. Imaginamundos. Regenerantes. |
description |
O artigo discute a importância do contato com os regenerantes da Mata Atlântica para formação docente. Questiona a fragmentação do conhecimento e o olhar científico supostamente neutro e hierárquico. Estabelece um exercício de escuta com um pescador, buscando compreender os seus conhecimentos sobre os ecossistemas localizados no entorno do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. A vida em contato com o território produziu formas de leitura da natureza que podem ser somadas aos conhecimentos a partir dos instrumentos técnicos-científicos. Dialogar com o povo da restinga é um caminho para uma educação comprometida com as lutas democráticas, participativas e sustentáveis. Propõe a elaboração de filmes como espaços didático-pedagógicos que fortaleçam os saberes necessários à docência: escutar, observar, sentir, experimentar e imaginar. Conclui que a formação docente precisa incluir o contato com a dimensão orgânica da vida, na qual emergem a mais profunda existência humana, a sobrevivência a partir da alimentação, da relação íntima com a terra e com a água. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18321 10.47401/revisea.v9i2.18321 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18321 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v9i2.18321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18321/13204 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-20 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-20 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-20 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-20 2359-4993 10.47401/revisea.v9i2 reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213831663616 |