Cuerpos y diversidad en la formación continua del profesorado: posibilidades en tiempos oscuros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sirlene Mota Pinheiro da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Albuquerque, Zeila Sousa de, Motta, Diomar das Graças
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20561
Resumo: Entende-se que a formação para a docência envolve práticas curriculares com aspectos voltados aos gêneros e às sexualidades, ainda que tais questões se configurem como tabus e sofram diferentes ataques pelo atual poder público. Daí este artigo visa discutir aspectos voltados para a formação docente e continuada, bem como nas práticas curriculares, destacando-se um caminho possível, em tempos sombrios, com as contribuições do curso Corpos e Diversidade na Educação, oferecido pela Universidade Federal do Maranhão. Apresentam-se alguns dos pressupostos da formação docente no país, como forma de tentar compreender a complexidade existente no exercício da atividade em sala de aula em relação aos gêneros e às sexualidades, ressaltando-se que muitas/os professores e professoras carregam consigo inseguranças, dúvidas, desconhecimento, medos e tabus, frutos de sua trajetória de vida, incluindo a educação sexual e a vivência da sexualidade que tiveram. Contudo, os processos de formação do/a profissional da educação devem visar ao desenvolvimento de uma prática pedagógica atrelada ao respeito às diferenças e à diversidade de gênero e sexual, assinalando-se que essas questões precisam ser levadas em conta tanto nas práticas curriculares que fundamentam os projetos pedagógicos das escolas, quanto nos processos de construção das práticas dos/as professores/as no cotidiano escolar.
id UFMA-3_bad5e7be353027f1a059f09b76bdc664
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20561
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Cuerpos y diversidad en la formación continua del profesorado: posibilidades en tiempos oscurosBodies and diversity in continuing teacher education: possibilities in dark timesCorpos e diversidade na formação docente continuada: possibilidades em tempos sombriosformação docenteprática curriculargênerossexualidadesformación docentepráctica curriculargénerossexualidadesteacher trainingcurricular practicesgenderssexualitiesEntende-se que a formação para a docência envolve práticas curriculares com aspectos voltados aos gêneros e às sexualidades, ainda que tais questões se configurem como tabus e sofram diferentes ataques pelo atual poder público. Daí este artigo visa discutir aspectos voltados para a formação docente e continuada, bem como nas práticas curriculares, destacando-se um caminho possível, em tempos sombrios, com as contribuições do curso Corpos e Diversidade na Educação, oferecido pela Universidade Federal do Maranhão. Apresentam-se alguns dos pressupostos da formação docente no país, como forma de tentar compreender a complexidade existente no exercício da atividade em sala de aula em relação aos gêneros e às sexualidades, ressaltando-se que muitas/os professores e professoras carregam consigo inseguranças, dúvidas, desconhecimento, medos e tabus, frutos de sua trajetória de vida, incluindo a educação sexual e a vivência da sexualidade que tiveram. Contudo, os processos de formação do/a profissional da educação devem visar ao desenvolvimento de uma prática pedagógica atrelada ao respeito às diferenças e à diversidade de gênero e sexual, assinalando-se que essas questões precisam ser levadas em conta tanto nas práticas curriculares que fundamentam os projetos pedagógicos das escolas, quanto nos processos de construção das práticas dos/as professores/as no cotidiano escolar.It´s understood that trainning for teaching involves curricular practices with aspects focused on genders and sexualities, despite being taboo and suffer diferent attacks by the public power. This article aims to discuss aspects related to teacher and continuing education, as well as curricular practices, pointing out a possible way, in dark times, with course contributions Bodies and Diversity in Education, offered by Federal University of Maranhão. Some assumptions of teacher training in the country are presented, as a way of trying to understand the complexity that exists in the exercise of classroom, in relation to genders and sexualities, emphasizing that many male e female teachers carry with them insecurities, doubts, ignorance, fears and taboo, fruits of your life trajectory, including sex education and the experience of sexuality they had. However, the training processes of the education professional should aim at the development of a pedagogical practice linked to respect for gender and sexual differences and diversity, pointing out these issues need to be highlighted both in curricular practices that justify pedagogical projects of schools and in the processes of construction of the teachers’ practices in the school routine.Se entiende que la formación para la enseñanza implica prácticas curriculares con aspectos centrados en centrados los géneros y las sexualidades incluso si tales preguntas se configuran como tabúes y sufren diferentes ataques del poder publico. Por lo tanto, este artículo tiene como objetivo discutir aspectos dirigidos a la enseñanza y la formación continua, así como en las prácticas curriculares, destacando un camino posible, en tiempos oscuros, con contribuciones del curso Cuerpos y Diversidad en la Educación, ofrecido por la Universidad Federal de Maranhão. Se presentan algunos de los presupuestos de la formación docente en el país, como una forma de tratar de entender la complejidad existente en el ejercicio de la actividad en el aula en relación a géneros y sexualidades, destacando que muchos docentes llevan consigo la inseguridad dudas, ignorancia, miedos y tabúes, fruto de su trayectoria de vida, incluida la educación sexual y la experiencia de la sexualidad que tuvieron sin embargo, el proceso de formación del profesional de la educación debe apuntar a desarrollar una práctica vinculados al respeto por las diferencias y la diversidad de género y sexual, señalando que estos temas deben tenerse en cuenta tanto en en las prácticas curriculares que fundamentan los proyectos pedagógicos de las escuelas, así como en los procesos de construcción de las prácticas docentes en el cotidiano escolar.Universidade Federal do Maranhão2022-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2056110.18764/2358-4319v15n3.2022.35Revista Educação e Emancipação; v. 15, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 20222358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20561/11533http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sirlene Mota Pinheiro daAlbuquerque, Zeila Sousa deMotta, Diomar das Graças2022-12-27T23:53:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20561Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2022-12-27T23:53:45Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Cuerpos y diversidad en la formación continua del profesorado: posibilidades en tiempos oscuros
Bodies and diversity in continuing teacher education: possibilities in dark times
Corpos e diversidade na formação docente continuada: possibilidades em tempos sombrios
title Cuerpos y diversidad en la formación continua del profesorado: posibilidades en tiempos oscuros
spellingShingle Cuerpos y diversidad en la formación continua del profesorado: posibilidades en tiempos oscuros
Silva, Sirlene Mota Pinheiro da
formação docente
prática curricular
gêneros
sexualidades
formación docente
práctica curricular
géneros
sexualidades
teacher training
curricular practices
genders
sexualities
title_short Cuerpos y diversidad en la formación continua del profesorado: posibilidades en tiempos oscuros
title_full Cuerpos y diversidad en la formación continua del profesorado: posibilidades en tiempos oscuros
title_fullStr Cuerpos y diversidad en la formación continua del profesorado: posibilidades en tiempos oscuros
title_full_unstemmed Cuerpos y diversidad en la formación continua del profesorado: posibilidades en tiempos oscuros
title_sort Cuerpos y diversidad en la formación continua del profesorado: posibilidades en tiempos oscuros
author Silva, Sirlene Mota Pinheiro da
author_facet Silva, Sirlene Mota Pinheiro da
Albuquerque, Zeila Sousa de
Motta, Diomar das Graças
author_role author
author2 Albuquerque, Zeila Sousa de
Motta, Diomar das Graças
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sirlene Mota Pinheiro da
Albuquerque, Zeila Sousa de
Motta, Diomar das Graças
dc.subject.por.fl_str_mv formação docente
prática curricular
gêneros
sexualidades
formación docente
práctica curricular
géneros
sexualidades
teacher training
curricular practices
genders
sexualities
topic formação docente
prática curricular
gêneros
sexualidades
formación docente
práctica curricular
géneros
sexualidades
teacher training
curricular practices
genders
sexualities
description Entende-se que a formação para a docência envolve práticas curriculares com aspectos voltados aos gêneros e às sexualidades, ainda que tais questões se configurem como tabus e sofram diferentes ataques pelo atual poder público. Daí este artigo visa discutir aspectos voltados para a formação docente e continuada, bem como nas práticas curriculares, destacando-se um caminho possível, em tempos sombrios, com as contribuições do curso Corpos e Diversidade na Educação, oferecido pela Universidade Federal do Maranhão. Apresentam-se alguns dos pressupostos da formação docente no país, como forma de tentar compreender a complexidade existente no exercício da atividade em sala de aula em relação aos gêneros e às sexualidades, ressaltando-se que muitas/os professores e professoras carregam consigo inseguranças, dúvidas, desconhecimento, medos e tabus, frutos de sua trajetória de vida, incluindo a educação sexual e a vivência da sexualidade que tiveram. Contudo, os processos de formação do/a profissional da educação devem visar ao desenvolvimento de uma prática pedagógica atrelada ao respeito às diferenças e à diversidade de gênero e sexual, assinalando-se que essas questões precisam ser levadas em conta tanto nas práticas curriculares que fundamentam os projetos pedagógicos das escolas, quanto nos processos de construção das práticas dos/as professores/as no cotidiano escolar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20561
10.18764/2358-4319v15n3.2022.35
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20561
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319v15n3.2022.35
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20561/11533
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 15, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 2022
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711322317783040