Cuerpos y diversidad en la formación continua del profesorado: posibilidades en tiempos oscuros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20561 |
Resumo: | Entende-se que a formação para a docência envolve práticas curriculares com aspectos voltados aos gêneros e às sexualidades, ainda que tais questões se configurem como tabus e sofram diferentes ataques pelo atual poder público. Daí este artigo visa discutir aspectos voltados para a formação docente e continuada, bem como nas práticas curriculares, destacando-se um caminho possível, em tempos sombrios, com as contribuições do curso Corpos e Diversidade na Educação, oferecido pela Universidade Federal do Maranhão. Apresentam-se alguns dos pressupostos da formação docente no país, como forma de tentar compreender a complexidade existente no exercício da atividade em sala de aula em relação aos gêneros e às sexualidades, ressaltando-se que muitas/os professores e professoras carregam consigo inseguranças, dúvidas, desconhecimento, medos e tabus, frutos de sua trajetória de vida, incluindo a educação sexual e a vivência da sexualidade que tiveram. Contudo, os processos de formação do/a profissional da educação devem visar ao desenvolvimento de uma prática pedagógica atrelada ao respeito às diferenças e à diversidade de gênero e sexual, assinalando-se que essas questões precisam ser levadas em conta tanto nas práticas curriculares que fundamentam os projetos pedagógicos das escolas, quanto nos processos de construção das práticas dos/as professores/as no cotidiano escolar. |
id |
UFMA-3_bad5e7be353027f1a059f09b76bdc664 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20561 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Cuerpos y diversidad en la formación continua del profesorado: posibilidades en tiempos oscurosBodies and diversity in continuing teacher education: possibilities in dark timesCorpos e diversidade na formação docente continuada: possibilidades em tempos sombriosformação docenteprática curriculargênerossexualidadesformación docentepráctica curriculargénerossexualidadesteacher trainingcurricular practicesgenderssexualitiesEntende-se que a formação para a docência envolve práticas curriculares com aspectos voltados aos gêneros e às sexualidades, ainda que tais questões se configurem como tabus e sofram diferentes ataques pelo atual poder público. Daí este artigo visa discutir aspectos voltados para a formação docente e continuada, bem como nas práticas curriculares, destacando-se um caminho possível, em tempos sombrios, com as contribuições do curso Corpos e Diversidade na Educação, oferecido pela Universidade Federal do Maranhão. Apresentam-se alguns dos pressupostos da formação docente no país, como forma de tentar compreender a complexidade existente no exercício da atividade em sala de aula em relação aos gêneros e às sexualidades, ressaltando-se que muitas/os professores e professoras carregam consigo inseguranças, dúvidas, desconhecimento, medos e tabus, frutos de sua trajetória de vida, incluindo a educação sexual e a vivência da sexualidade que tiveram. Contudo, os processos de formação do/a profissional da educação devem visar ao desenvolvimento de uma prática pedagógica atrelada ao respeito às diferenças e à diversidade de gênero e sexual, assinalando-se que essas questões precisam ser levadas em conta tanto nas práticas curriculares que fundamentam os projetos pedagógicos das escolas, quanto nos processos de construção das práticas dos/as professores/as no cotidiano escolar.It´s understood that trainning for teaching involves curricular practices with aspects focused on genders and sexualities, despite being taboo and suffer diferent attacks by the public power. This article aims to discuss aspects related to teacher and continuing education, as well as curricular practices, pointing out a possible way, in dark times, with course contributions Bodies and Diversity in Education, offered by Federal University of Maranhão. Some assumptions of teacher training in the country are presented, as a way of trying to understand the complexity that exists in the exercise of classroom, in relation to genders and sexualities, emphasizing that many male e female teachers carry with them insecurities, doubts, ignorance, fears and taboo, fruits of your life trajectory, including sex education and the experience of sexuality they had. However, the training processes of the education professional should aim at the development of a pedagogical practice linked to respect for gender and sexual differences and diversity, pointing out these issues need to be highlighted both in curricular practices that justify pedagogical projects of schools and in the processes of construction of the teachers’ practices in the school routine.Se entiende que la formación para la enseñanza implica prácticas curriculares con aspectos centrados en centrados los géneros y las sexualidades incluso si tales preguntas se configuran como tabúes y sufren diferentes ataques del poder publico. Por lo tanto, este artículo tiene como objetivo discutir aspectos dirigidos a la enseñanza y la formación continua, así como en las prácticas curriculares, destacando un camino posible, en tiempos oscuros, con contribuciones del curso Cuerpos y Diversidad en la Educación, ofrecido por la Universidad Federal de Maranhão. Se presentan algunos de los presupuestos de la formación docente en el país, como una forma de tratar de entender la complejidad existente en el ejercicio de la actividad en el aula en relación a géneros y sexualidades, destacando que muchos docentes llevan consigo la inseguridad dudas, ignorancia, miedos y tabúes, fruto de su trayectoria de vida, incluida la educación sexual y la experiencia de la sexualidad que tuvieron sin embargo, el proceso de formación del profesional de la educación debe apuntar a desarrollar una práctica vinculados al respeto por las diferencias y la diversidad de género y sexual, señalando que estos temas deben tenerse en cuenta tanto en en las prácticas curriculares que fundamentan los proyectos pedagógicos de las escuelas, así como en los procesos de construcción de las prácticas docentes en el cotidiano escolar.Universidade Federal do Maranhão2022-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2056110.18764/2358-4319v15n3.2022.35Revista Educação e Emancipação; v. 15, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 20222358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20561/11533http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sirlene Mota Pinheiro daAlbuquerque, Zeila Sousa deMotta, Diomar das Graças2022-12-27T23:53:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20561Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2022-12-27T23:53:45Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cuerpos y diversidad en la formación continua del profesorado: posibilidades en tiempos oscuros Bodies and diversity in continuing teacher education: possibilities in dark times Corpos e diversidade na formação docente continuada: possibilidades em tempos sombrios |
title |
Cuerpos y diversidad en la formación continua del profesorado: posibilidades en tiempos oscuros |
spellingShingle |
Cuerpos y diversidad en la formación continua del profesorado: posibilidades en tiempos oscuros Silva, Sirlene Mota Pinheiro da formação docente prática curricular gêneros sexualidades formación docente práctica curricular géneros sexualidades teacher training curricular practices genders sexualities |
title_short |
Cuerpos y diversidad en la formación continua del profesorado: posibilidades en tiempos oscuros |
title_full |
Cuerpos y diversidad en la formación continua del profesorado: posibilidades en tiempos oscuros |
title_fullStr |
Cuerpos y diversidad en la formación continua del profesorado: posibilidades en tiempos oscuros |
title_full_unstemmed |
Cuerpos y diversidad en la formación continua del profesorado: posibilidades en tiempos oscuros |
title_sort |
Cuerpos y diversidad en la formación continua del profesorado: posibilidades en tiempos oscuros |
author |
Silva, Sirlene Mota Pinheiro da |
author_facet |
Silva, Sirlene Mota Pinheiro da Albuquerque, Zeila Sousa de Motta, Diomar das Graças |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque, Zeila Sousa de Motta, Diomar das Graças |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sirlene Mota Pinheiro da Albuquerque, Zeila Sousa de Motta, Diomar das Graças |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação docente prática curricular gêneros sexualidades formación docente práctica curricular géneros sexualidades teacher training curricular practices genders sexualities |
topic |
formação docente prática curricular gêneros sexualidades formación docente práctica curricular géneros sexualidades teacher training curricular practices genders sexualities |
description |
Entende-se que a formação para a docência envolve práticas curriculares com aspectos voltados aos gêneros e às sexualidades, ainda que tais questões se configurem como tabus e sofram diferentes ataques pelo atual poder público. Daí este artigo visa discutir aspectos voltados para a formação docente e continuada, bem como nas práticas curriculares, destacando-se um caminho possível, em tempos sombrios, com as contribuições do curso Corpos e Diversidade na Educação, oferecido pela Universidade Federal do Maranhão. Apresentam-se alguns dos pressupostos da formação docente no país, como forma de tentar compreender a complexidade existente no exercício da atividade em sala de aula em relação aos gêneros e às sexualidades, ressaltando-se que muitas/os professores e professoras carregam consigo inseguranças, dúvidas, desconhecimento, medos e tabus, frutos de sua trajetória de vida, incluindo a educação sexual e a vivência da sexualidade que tiveram. Contudo, os processos de formação do/a profissional da educação devem visar ao desenvolvimento de uma prática pedagógica atrelada ao respeito às diferenças e à diversidade de gênero e sexual, assinalando-se que essas questões precisam ser levadas em conta tanto nas práticas curriculares que fundamentam os projetos pedagógicos das escolas, quanto nos processos de construção das práticas dos/as professores/as no cotidiano escolar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20561 10.18764/2358-4319v15n3.2022.35 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20561 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319v15n3.2022.35 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20561/11533 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v. 15, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 2022 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711322317783040 |