Jogo de tabuleiro “Efeito Estufa vs. Meio Ambiente” como material de apoio pedagógico interdisciplinar: Efeito Estufa vs. Meio Ambiente, jogo de tabuleiro para o Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
DOI: | 10.47401/revisea.v10i.17575 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17575 |
Resumo: | O aquecimento global é um fenômeno natural, bastante comentado no cotidiano. Trabalhar um jogo lúdico sobre o efeito estufa, além de incentivar os alunos na conscientização do cuidado com o meio ambiente, favorece a aprendizagem significativa. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo de tabuleiro sobre o efeito estufa como tema transversal no estudo dos gases, como material de apoio pedagógico interdisciplinar de forma a contribuir nas atividades de Educação Ambiental para o 1º Ano do Ensino Médio. O jogo Efeito Estufa vs. Meio Ambiente é constituído de um tabuleiro, peões, dado, cartas de desafios, sorte e de perguntas e respostas, além de uma cartilha sobre regras do jogo e um experimento científico. O jogo foi validado através de um questionário por 102 docentes com aplicação no 1º Ano do Ensino Médio. O jogo desenvolvido contribui para um ensino-aprendizagem sobre o efeito estufa, ensino dos gases e despertando uma consciência ambiental nos alunos de forma interdisciplinar, descontraída e espontânea. |
id |
UFS-11_4a06b40ea4e307affb3d85cafbb1e6ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17575 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
spelling |
Jogo de tabuleiro “Efeito Estufa vs. Meio Ambiente” como material de apoio pedagógico interdisciplinar: Efeito Estufa vs. Meio Ambiente, jogo de tabuleiro para o Ensino MédioEducação AmbientalAprendizagemInterdisciplinaridadeEnvironmental EducationLearningInterdisciplinarityEducación ambientalaprendizajeinterdisciplinariedadO aquecimento global é um fenômeno natural, bastante comentado no cotidiano. Trabalhar um jogo lúdico sobre o efeito estufa, além de incentivar os alunos na conscientização do cuidado com o meio ambiente, favorece a aprendizagem significativa. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo de tabuleiro sobre o efeito estufa como tema transversal no estudo dos gases, como material de apoio pedagógico interdisciplinar de forma a contribuir nas atividades de Educação Ambiental para o 1º Ano do Ensino Médio. O jogo Efeito Estufa vs. Meio Ambiente é constituído de um tabuleiro, peões, dado, cartas de desafios, sorte e de perguntas e respostas, além de uma cartilha sobre regras do jogo e um experimento científico. O jogo foi validado através de um questionário por 102 docentes com aplicação no 1º Ano do Ensino Médio. O jogo desenvolvido contribui para um ensino-aprendizagem sobre o efeito estufa, ensino dos gases e despertando uma consciência ambiental nos alunos de forma interdisciplinar, descontraída e espontânea.El calentamiento global es un fenómeno natural, ampliamente discutido en la vida cotidiana. Trabajar con un juego lúdico sobre el efecto invernadero, además de incentivar a los estudiantes a tomar conciencia sobre el cuidado del medio ambiente, favorece el aprendizaje significativo. El objetivo de este trabajo fue desarrollar un juego de mesa sobre el efecto invernadero como tema transversal en el estudio de los gases, como material de apoyo pedagógico interdisciplinario con el fin de contribuir a las actividades de Educación Ambiental para el 1° Año de la Enseñanza Media. El juego Efeito Estufa vs. Meio Ambiente consta de un tablero, peones, dados, cartas de desafío, suerte y preguntas y respuestas, así como un folleto con las reglas del juego y un experimento científico. El juego fue validado a través de un cuestionario por 102 docentes aplicado en el 1er Año de la Enseñanza Media. El juego desarrollado contribuye a enseñar y aprender sobre el efecto invernadero, enseñando sobre los gases y despertando una conciencia ambiental en los alumnos de una forma interdisciplinar, relajada y espontánea.Le réchauffement climatique est un phénomène naturel, largement discuté dans la vie de tous les jours. Travailler avec un jeu ludique sur l'effet de serre, en plus d'inciter les élèves à prendre conscience de la protection de l'environnement, favorise un apprentissage significatif. L'objectif de ce travail était de développer un jeu de société sur l'effet de serre comme thème transversal dans l'étude des gaz, comme support pédagogique interdisciplinaire afin de contribuer aux activités d'Education à l'Environnement pour la 1ère Année du Lycée. Le jeu "Efeito Estufa vs. Meio ambiente" se compose d'un plateau, de pions, de dés, de cartes défi, chance et questions-réponses, ainsi que d'un livret sur les règles du jeu et d'une expérience scientifique. Le jeu a été validé au travers d'un questionnaire par 102 enseignants postulés en 1ère Année de Lycée. Le jeu développé contribue à l'enseignement et à l'apprentissage de l'effet de serre, à l'enseignement des gaz et à l'éveil d'une conscience environnementale chez les élèves de manière interdisciplinaire, détendue et spontanée.Global warming is a natural phenomenon, widely discussed in everyday life. Working with a playful game about the greenhouse effect, in addition to encouraging students to become aware of caring for the environment, favors meaningful learning. The objective of this work was to develop a board game about the greenhouse effect as a transversal theme in the study of gases, as an interdisciplinary pedagogical support material in order to contribute to Environmental Education activities for the 1st Year of High School. The Efeito Estufa vs. Meio Ambiente game consists of a board, pawns, dice, challenge, luck, question and answer cards, as well as a booklet on game rules and a scientific experiment. The game was validated through a questionnaire by 102 teachers and applied in the 1st Year of High School. The game developed contributes to teaching and learning about the greenhouse effect, teaching about gases and awakening an environmental awareness in students in an interdisciplinary, relaxed and spontaneous way.Universidade Federal de Sergipe2023-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1757510.47401/revisea.v10i.17575Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 10 (2023): Publicação contínua; 1-16Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-16Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-16Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-162359-499310.47401/revisea.v10ireponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17575/14115https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17575/14116https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17575/14122Copyright (c) 2023 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaria da Silva, AndreaCabral Filho, Paulo2023-06-25T15:00:55Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17575Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-06-25T15:00:55Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogo de tabuleiro “Efeito Estufa vs. Meio Ambiente” como material de apoio pedagógico interdisciplinar: Efeito Estufa vs. Meio Ambiente, jogo de tabuleiro para o Ensino Médio |
title |
Jogo de tabuleiro “Efeito Estufa vs. Meio Ambiente” como material de apoio pedagógico interdisciplinar: Efeito Estufa vs. Meio Ambiente, jogo de tabuleiro para o Ensino Médio |
spellingShingle |
Jogo de tabuleiro “Efeito Estufa vs. Meio Ambiente” como material de apoio pedagógico interdisciplinar: Efeito Estufa vs. Meio Ambiente, jogo de tabuleiro para o Ensino Médio Jogo de tabuleiro “Efeito Estufa vs. Meio Ambiente” como material de apoio pedagógico interdisciplinar: Efeito Estufa vs. Meio Ambiente, jogo de tabuleiro para o Ensino Médio Maria da Silva, Andrea Educação Ambiental Aprendizagem Interdisciplinaridade Environmental Education Learning Interdisciplinarity Educación ambiental aprendizaje interdisciplinariedad Maria da Silva, Andrea Educação Ambiental Aprendizagem Interdisciplinaridade Environmental Education Learning Interdisciplinarity Educación ambiental aprendizaje interdisciplinariedad |
title_short |
Jogo de tabuleiro “Efeito Estufa vs. Meio Ambiente” como material de apoio pedagógico interdisciplinar: Efeito Estufa vs. Meio Ambiente, jogo de tabuleiro para o Ensino Médio |
title_full |
Jogo de tabuleiro “Efeito Estufa vs. Meio Ambiente” como material de apoio pedagógico interdisciplinar: Efeito Estufa vs. Meio Ambiente, jogo de tabuleiro para o Ensino Médio |
title_fullStr |
Jogo de tabuleiro “Efeito Estufa vs. Meio Ambiente” como material de apoio pedagógico interdisciplinar: Efeito Estufa vs. Meio Ambiente, jogo de tabuleiro para o Ensino Médio Jogo de tabuleiro “Efeito Estufa vs. Meio Ambiente” como material de apoio pedagógico interdisciplinar: Efeito Estufa vs. Meio Ambiente, jogo de tabuleiro para o Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Jogo de tabuleiro “Efeito Estufa vs. Meio Ambiente” como material de apoio pedagógico interdisciplinar: Efeito Estufa vs. Meio Ambiente, jogo de tabuleiro para o Ensino Médio Jogo de tabuleiro “Efeito Estufa vs. Meio Ambiente” como material de apoio pedagógico interdisciplinar: Efeito Estufa vs. Meio Ambiente, jogo de tabuleiro para o Ensino Médio |
title_sort |
Jogo de tabuleiro “Efeito Estufa vs. Meio Ambiente” como material de apoio pedagógico interdisciplinar: Efeito Estufa vs. Meio Ambiente, jogo de tabuleiro para o Ensino Médio |
author |
Maria da Silva, Andrea |
author_facet |
Maria da Silva, Andrea Maria da Silva, Andrea Cabral Filho, Paulo Cabral Filho, Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Cabral Filho, Paulo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria da Silva, Andrea Cabral Filho, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Aprendizagem Interdisciplinaridade Environmental Education Learning Interdisciplinarity Educación ambiental aprendizaje interdisciplinariedad |
topic |
Educação Ambiental Aprendizagem Interdisciplinaridade Environmental Education Learning Interdisciplinarity Educación ambiental aprendizaje interdisciplinariedad |
description |
O aquecimento global é um fenômeno natural, bastante comentado no cotidiano. Trabalhar um jogo lúdico sobre o efeito estufa, além de incentivar os alunos na conscientização do cuidado com o meio ambiente, favorece a aprendizagem significativa. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo de tabuleiro sobre o efeito estufa como tema transversal no estudo dos gases, como material de apoio pedagógico interdisciplinar de forma a contribuir nas atividades de Educação Ambiental para o 1º Ano do Ensino Médio. O jogo Efeito Estufa vs. Meio Ambiente é constituído de um tabuleiro, peões, dado, cartas de desafios, sorte e de perguntas e respostas, além de uma cartilha sobre regras do jogo e um experimento científico. O jogo foi validado através de um questionário por 102 docentes com aplicação no 1º Ano do Ensino Médio. O jogo desenvolvido contribui para um ensino-aprendizagem sobre o efeito estufa, ensino dos gases e despertando uma consciência ambiental nos alunos de forma interdisciplinar, descontraída e espontânea. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17575 10.47401/revisea.v10i.17575 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17575 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v10i.17575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17575/14115 https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17575/14116 https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17575/14122 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Sergipana de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Sergipana de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 10 (2023): Publicação contínua; 1-16 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-16 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-16 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-16 2359-4993 10.47401/revisea.v10i reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1822182226509430784 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.47401/revisea.v10i.17575 |