Jogo de tabuleiro sobre o efeito estufa como tema transversal no ensino dos gases
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39255 |
Resumo: | O aquecimento global é um fenômeno natural que tem sido bastante comentado em nosso cotidiano, as principais causas para o seu acontecimento são altas emissões de gases na atmosfera, bem como, a aceleração do desmatamento. Observando esse cenário ambiental vivido por todos, nos dias atuais, e relacionando com os problemas vividos por alunos em sala de aula em escolas com infraestruturas precárias, é de extrema relevância trabalhar um jogo lúdico ambiental sobre o efeito estufa, além de incentivar os alunos na conscientização, favorecendo a aprendizagem significativa em sala de aula, de forma transdisciplinar, correlacionando as correntes filosóficas ecoeducadora e sustentável. Dentro deste contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo de tabuleiro sobre o efeito estufa como tema transversal no estudo dos gases, como material de apoio pedagógico interdisciplinar de forma a contribuir nas atividades de educação ambiental. O jogo foi intitulado Efeito Estufa vs. Meio Ambiente e é constituído de um tabuleiro, quatro peões, um dado, dez cartas de desafios, dez de sorte e 30 de perguntas e respostas, além de uma cartilha sobre as orientações do jogo para o aluno e para o professor. Vale ressaltar que a maioria dos constituintes do jogo foram produzidos com materiais recicláveis e resistentes. Através do jogo os participantes são desafiados a realizarem um experimento cientifico inicial e a responderem perguntas relacionando o meio ambiente e o efeito estufa de forma interdisciplinar (envolvendo principalmente química, física, biologia e geografia). O jogo foi aplicado com estudantes na escola pública EREM Clóvis Beviláqua e validado, de acordo com os critérios da CAPES, através de questionário online, respondido por 102 professores sendo a maioria deles atuantes no ensino médio e consideraram o jogo interdisciplinar e aplicável em suas salas de aula. Por fim, acredita-se, que o uso deste jogo em ciências ambientais possa contribuir para um ensino-aprendizagem descontraído e espontâneo, além de promover conhecimento sobre educação ambiental, desenvolvendo nos alunos o senso crítico e aumentando a consciência de suas ações sobre o meio ambiente. |
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SILVA, Andréa Maria dahttp://lattes.cnpq.br/0707680356890751http://lattes.cnpq.br/3740884971193945CABRAL FILHO, Paulo Euzébio2021-02-22T14:17:37Z2021-02-22T14:17:37Z2020-12-04SILVA, Andréa Maria da. Jogo de tabuleiro sobre o efeito estufa como tema transversal no ensino dos gases. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39255ark:/64986/001300000n0c6O aquecimento global é um fenômeno natural que tem sido bastante comentado em nosso cotidiano, as principais causas para o seu acontecimento são altas emissões de gases na atmosfera, bem como, a aceleração do desmatamento. Observando esse cenário ambiental vivido por todos, nos dias atuais, e relacionando com os problemas vividos por alunos em sala de aula em escolas com infraestruturas precárias, é de extrema relevância trabalhar um jogo lúdico ambiental sobre o efeito estufa, além de incentivar os alunos na conscientização, favorecendo a aprendizagem significativa em sala de aula, de forma transdisciplinar, correlacionando as correntes filosóficas ecoeducadora e sustentável. Dentro deste contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo de tabuleiro sobre o efeito estufa como tema transversal no estudo dos gases, como material de apoio pedagógico interdisciplinar de forma a contribuir nas atividades de educação ambiental. O jogo foi intitulado Efeito Estufa vs. Meio Ambiente e é constituído de um tabuleiro, quatro peões, um dado, dez cartas de desafios, dez de sorte e 30 de perguntas e respostas, além de uma cartilha sobre as orientações do jogo para o aluno e para o professor. 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Por fim, acredita-se, que o uso deste jogo em ciências ambientais possa contribuir para um ensino-aprendizagem descontraído e espontâneo, além de promover conhecimento sobre educação ambiental, desenvolvendo nos alunos o senso crítico e aumentando a consciência de suas ações sobre o meio ambiente.CAPESGlobal warming is a natural phenomenon that has been widely discussed in our daily lives, the main causes for its occurrence are high emissions of gases in the atmosphere, as well as the acceleration of deforestation. Observing this environmental scenario experienced by everyone, nowadays, and relating to the problems experienced by students in the classroom in schools with precarious infrastructure, it is extremely important to work on a playful environmental game about the greenhouse effect, in addition to encouraging students in awareness, favoring meaningful learning in the classroom, in a transdisciplinary way, correlating the eco-educational and sustainable philosophical currents. Within this context, the aim of this work was to develop a board game about the greenhouse effect as a transversal theme in the study of gases, as an interdisciplinary pedagogical support material in order to contribute to environmental education activities. The game was titled “Efeito Estufa vs. Meio Ambiente” and consists of a board, four pawns, one die, ten challenge cards, ten lucky cards and 30 question and answer cards, as well as a booklet about the game's guidelines for students and teacher. It is worth mentioning that most of the game's constituents were produced with recyclable and resistant materials. Through the game, participants are challenged to carry out an initial scientific experiment and to answer questions relating the environment and the greenhouse effect in an interdisciplinary way (involving mainly chemistry, physics, biology and geography). The game was applied with students in the public school EREM Clóvis Beviláqua and validated according to the CAPES criteria, through an online questionnaire, answered by 102 teachers most of them working in high school and considered the game interdisciplinary andapplicable in their classroom. Finally, it is believed that the use of this game in environmental sciences can contribute to a relaxed and spontaneous teaching-learning, in addition to promoting knowledge about environmental education, developing students' critical sense and increasing awareness of their actions on the environment environment.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências AmbientaisUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação ambientalAprendizagemInterdisciplinaridadeJogo de tabuleiro sobre o efeito estufa como tema transversal no ensino dos gasesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Andréa Maria da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Andréa Maria da Silva.pdfapplication/pdf1559825https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39255/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Andr%c3%a9a%20Maria%20da%20Silva.pdf6dbb6a753ba71cf42f1466b528582c6fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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