A abordagem da Educação Ambiental na sala de aula da EMEF Sergio Francisco da Silva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, José Davi Prado
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Guarany, Ann Letícia Aragão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9356
Resumo: Diante das transformações cada vez mais aceleradasque acontecem pelo mundo, a EducaçãoAmbiental (EA) passou a ser essencial nas discussõesdo cotidiano social, pois há um constantedesafio em construir uma sociedade sustentável.Neste contexto, a escola tem papel fundamental,mas poucas são as que se preocupam em trabalharesse tema como algo contínuo e problematizador.Por isso, através de pesquisas bibliográficase aplicações de questionários em uma escolamunicipal de Aracaju-SE, decidiu-se verificarcomo se dá a abordagem da EA a partir da análisedo Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola,bem como se os professores desta unidadede ensino abordam a EA com os discentes e qualo conceito destes em relação ao tema. Atravésdeste trabalho observou-se que o PPP da escolanão contempla de forma clara a EA, bem comohá uma abordagem branda por parte dos professores.Já os alunos demostram conhecimento superficialda EA.
id UFS-11_56743594f9652a72067e71031511e1fa
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9356
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling A abordagem da Educação Ambiental na sala de aula da EMEF Sergio Francisco da SilvaEducação Ambiental, sustentabilidade, escola.Diante das transformações cada vez mais aceleradasque acontecem pelo mundo, a EducaçãoAmbiental (EA) passou a ser essencial nas discussõesdo cotidiano social, pois há um constantedesafio em construir uma sociedade sustentável.Neste contexto, a escola tem papel fundamental,mas poucas são as que se preocupam em trabalharesse tema como algo contínuo e problematizador.Por isso, através de pesquisas bibliográficase aplicações de questionários em uma escolamunicipal de Aracaju-SE, decidiu-se verificarcomo se dá a abordagem da EA a partir da análisedo Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola,bem como se os professores desta unidadede ensino abordam a EA com os discentes e qualo conceito destes em relação ao tema. Atravésdeste trabalho observou-se que o PPP da escolanão contempla de forma clara a EA, bem comohá uma abordagem branda por parte dos professores.Já os alunos demostram conhecimento superficialda EA.Universidade Federal de Sergipe2018-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/935610.47401/revisea.v4i1.9356Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 4 n. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 10 - 23Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 No. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 10 - 23Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 Núm. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 10 - 23Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 No 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 10 - 232359-499310.47401/revisea.v4i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9356/7297Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, José Davi PradoGuarany, Ann Letícia Aragão2023-05-29T14:49:33Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9356Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-05-29T14:49:33Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem da Educação Ambiental na sala de aula da EMEF Sergio Francisco da Silva
title A abordagem da Educação Ambiental na sala de aula da EMEF Sergio Francisco da Silva
spellingShingle A abordagem da Educação Ambiental na sala de aula da EMEF Sergio Francisco da Silva
Lima, José Davi Prado
Educação Ambiental, sustentabilidade, escola.
title_short A abordagem da Educação Ambiental na sala de aula da EMEF Sergio Francisco da Silva
title_full A abordagem da Educação Ambiental na sala de aula da EMEF Sergio Francisco da Silva
title_fullStr A abordagem da Educação Ambiental na sala de aula da EMEF Sergio Francisco da Silva
title_full_unstemmed A abordagem da Educação Ambiental na sala de aula da EMEF Sergio Francisco da Silva
title_sort A abordagem da Educação Ambiental na sala de aula da EMEF Sergio Francisco da Silva
author Lima, José Davi Prado
author_facet Lima, José Davi Prado
Guarany, Ann Letícia Aragão
author_role author
author2 Guarany, Ann Letícia Aragão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, José Davi Prado
Guarany, Ann Letícia Aragão
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental, sustentabilidade, escola.
topic Educação Ambiental, sustentabilidade, escola.
description Diante das transformações cada vez mais aceleradasque acontecem pelo mundo, a EducaçãoAmbiental (EA) passou a ser essencial nas discussõesdo cotidiano social, pois há um constantedesafio em construir uma sociedade sustentável.Neste contexto, a escola tem papel fundamental,mas poucas são as que se preocupam em trabalharesse tema como algo contínuo e problematizador.Por isso, através de pesquisas bibliográficase aplicações de questionários em uma escolamunicipal de Aracaju-SE, decidiu-se verificarcomo se dá a abordagem da EA a partir da análisedo Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola,bem como se os professores desta unidadede ensino abordam a EA com os discentes e qualo conceito destes em relação ao tema. Atravésdeste trabalho observou-se que o PPP da escolanão contempla de forma clara a EA, bem comohá uma abordagem branda por parte dos professores.Já os alunos demostram conhecimento superficialda EA.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9356
10.47401/revisea.v4i1.9356
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9356
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v4i1.9356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9356/7297
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 4 n. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 10 - 23
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 No. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 10 - 23
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 Núm. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 10 - 23
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 No 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 10 - 23
2359-4993
10.47401/revisea.v4i1
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213156380672