A abordagem da Educação Ambiental na sala de aula da EMEF Sergio Francisco da Silva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9356 |
Resumo: | Diante das transformações cada vez mais aceleradasque acontecem pelo mundo, a EducaçãoAmbiental (EA) passou a ser essencial nas discussõesdo cotidiano social, pois há um constantedesafio em construir uma sociedade sustentável.Neste contexto, a escola tem papel fundamental,mas poucas são as que se preocupam em trabalharesse tema como algo contínuo e problematizador.Por isso, através de pesquisas bibliográficase aplicações de questionários em uma escolamunicipal de Aracaju-SE, decidiu-se verificarcomo se dá a abordagem da EA a partir da análisedo Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola,bem como se os professores desta unidadede ensino abordam a EA com os discentes e qualo conceito destes em relação ao tema. Atravésdeste trabalho observou-se que o PPP da escolanão contempla de forma clara a EA, bem comohá uma abordagem branda por parte dos professores.Já os alunos demostram conhecimento superficialda EA. |
id |
UFS-11_56743594f9652a72067e71031511e1fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9356 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
A abordagem da Educação Ambiental na sala de aula da EMEF Sergio Francisco da SilvaEducação Ambiental, sustentabilidade, escola.Diante das transformações cada vez mais aceleradasque acontecem pelo mundo, a EducaçãoAmbiental (EA) passou a ser essencial nas discussõesdo cotidiano social, pois há um constantedesafio em construir uma sociedade sustentável.Neste contexto, a escola tem papel fundamental,mas poucas são as que se preocupam em trabalharesse tema como algo contínuo e problematizador.Por isso, através de pesquisas bibliográficase aplicações de questionários em uma escolamunicipal de Aracaju-SE, decidiu-se verificarcomo se dá a abordagem da EA a partir da análisedo Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola,bem como se os professores desta unidadede ensino abordam a EA com os discentes e qualo conceito destes em relação ao tema. Atravésdeste trabalho observou-se que o PPP da escolanão contempla de forma clara a EA, bem comohá uma abordagem branda por parte dos professores.Já os alunos demostram conhecimento superficialda EA.Universidade Federal de Sergipe2018-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/935610.47401/revisea.v4i1.9356Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 4 n. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 10 - 23Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 No. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 10 - 23Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 Núm. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 10 - 23Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 No 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 10 - 232359-499310.47401/revisea.v4i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9356/7297Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, José Davi PradoGuarany, Ann Letícia Aragão2023-05-29T14:49:33Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9356Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-05-29T14:49:33Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem da Educação Ambiental na sala de aula da EMEF Sergio Francisco da Silva |
title |
A abordagem da Educação Ambiental na sala de aula da EMEF Sergio Francisco da Silva |
spellingShingle |
A abordagem da Educação Ambiental na sala de aula da EMEF Sergio Francisco da Silva Lima, José Davi Prado Educação Ambiental, sustentabilidade, escola. |
title_short |
A abordagem da Educação Ambiental na sala de aula da EMEF Sergio Francisco da Silva |
title_full |
A abordagem da Educação Ambiental na sala de aula da EMEF Sergio Francisco da Silva |
title_fullStr |
A abordagem da Educação Ambiental na sala de aula da EMEF Sergio Francisco da Silva |
title_full_unstemmed |
A abordagem da Educação Ambiental na sala de aula da EMEF Sergio Francisco da Silva |
title_sort |
A abordagem da Educação Ambiental na sala de aula da EMEF Sergio Francisco da Silva |
author |
Lima, José Davi Prado |
author_facet |
Lima, José Davi Prado Guarany, Ann Letícia Aragão |
author_role |
author |
author2 |
Guarany, Ann Letícia Aragão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, José Davi Prado Guarany, Ann Letícia Aragão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental, sustentabilidade, escola. |
topic |
Educação Ambiental, sustentabilidade, escola. |
description |
Diante das transformações cada vez mais aceleradasque acontecem pelo mundo, a EducaçãoAmbiental (EA) passou a ser essencial nas discussõesdo cotidiano social, pois há um constantedesafio em construir uma sociedade sustentável.Neste contexto, a escola tem papel fundamental,mas poucas são as que se preocupam em trabalharesse tema como algo contínuo e problematizador.Por isso, através de pesquisas bibliográficase aplicações de questionários em uma escolamunicipal de Aracaju-SE, decidiu-se verificarcomo se dá a abordagem da EA a partir da análisedo Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola,bem como se os professores desta unidadede ensino abordam a EA com os discentes e qualo conceito destes em relação ao tema. Atravésdeste trabalho observou-se que o PPP da escolanão contempla de forma clara a EA, bem comohá uma abordagem branda por parte dos professores.Já os alunos demostram conhecimento superficialda EA. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9356 10.47401/revisea.v4i1.9356 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9356 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v4i1.9356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9356/7297 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 4 n. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 10 - 23 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 No. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 10 - 23 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 Núm. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 10 - 23 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 No 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 10 - 23 2359-4993 10.47401/revisea.v4i1 reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213156380672 |