Saberes ambientais de uma vida no campo:: diálogos entre a memória biocultural de agricultores familiares e o ensino de ciências
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17328 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo levantar informações sobre práticas culturais, conhecimentos tradicionais e saberes socioambientais de agricultores familiares no município de Glorinha-RS, identificando pontos de diálogo com o ensino de Ciências a partir do conceito de Memória Biocultural. Para tanto, foram realizadas cinco entrevistas com agricultores familiares da localidade e posteriormente, estas foram analisadas com auxílio metodológico da Análise Textual Discursiva. Como resultado, propomos duas categorias temáticas: práticas de agricultura e pecuária; e relação com a água, considerando que foram temas de destaque nas falas dos agricultores e que apresentam potencial para interlocuções com o ensino de ciências da natureza. Concluímos, por fim, que o (re)conhecimento da Memória Biocultural dos agricultores familiares e de outros povos do campo, a partir do ensino de ciências, contribui para que não se aprofunde o processo de esquecimento dos saberes ecológicos e práticas ancestrais e tradicionais que constituíram historicamente os territórios. |
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Saberes ambientais de uma vida no campo:: diálogos entre a memória biocultural de agricultores familiares e o ensino de ciênciasAgricultores familiaresEnsino de ciênciasMemória BioculturalSaberes ambientaisFamily farmersScience teachingBiocultural MemoryEnvironmental knowledgeAgricultores familiaresEnseñanza de las cienciasMemoria BioculturalConocimiento ambientalO presente trabalho tem como objetivo levantar informações sobre práticas culturais, conhecimentos tradicionais e saberes socioambientais de agricultores familiares no município de Glorinha-RS, identificando pontos de diálogo com o ensino de Ciências a partir do conceito de Memória Biocultural. Para tanto, foram realizadas cinco entrevistas com agricultores familiares da localidade e posteriormente, estas foram analisadas com auxílio metodológico da Análise Textual Discursiva. Como resultado, propomos duas categorias temáticas: práticas de agricultura e pecuária; e relação com a água, considerando que foram temas de destaque nas falas dos agricultores e que apresentam potencial para interlocuções com o ensino de ciências da natureza. Concluímos, por fim, que o (re)conhecimento da Memória Biocultural dos agricultores familiares e de outros povos do campo, a partir do ensino de ciências, contribui para que não se aprofunde o processo de esquecimento dos saberes ecológicos e práticas ancestrais e tradicionais que constituíram historicamente os territórios.El presente trabajo tiene como objetivo recopilar información sobre prácticas culturales, saberes tradicionales y saberes socioambientales de agricultores familiares del municipio de Glorinha-RS, identificando puntos de diálogo con la enseñanza de las Ciencias a partir del concepto de Memoria Biocultural. Para ello, se realizaron cinco entrevistas a agricultores familiares de la localidad y posteriormente, se analizaron con la ayuda metodológica del Análisis Textual Discursivo. Como resultado, proponemos dos categorías temáticas: prácticas agrícolas y ganaderas; y relación con el agua, considerando que fueron temas destacados en los discursos de los agricultores y que tienen potencialidades de diálogo con la enseñanza de las ciencias naturales. Finalmente, concluimos que el (re)conocimiento de la Memoria Biocultural de los agricultores familiares y otros pueblos rurales, desde la enseñanza de las ciencias, contribuye a no profundizar en el proceso de olvido de los saberes ecológicos y prácticas ancestrales y tradicionales que históricamente constituyeron los territorios.The present work aims to gather information about cultural practices, traditional knowledge and socio-environmental knowledge of family farmers in the municipality of Glorinha-RS, identifying points of dialogue with the teaching of Science from the concept of Biocultural Memory. For that, five interviews were carried out with family farmers in the locality and later, they were analyzed with the methodological aid of Discursive Textual Analysis. As a result, we propose two thematic categories: agriculture and livestock practices; and relationship with water, considering that they were prominent themes in the speeches of farmers and that have potential for dialogue with the teaching of natural sciences. Finally, we conclude that the knowledge of the Biocultural Memory of family farmers and other rural peoples, from the teaching of science, contributes to not deepening the process of forgetting ecological knowledge and ancestral and traditional practices that historically constituted the territories.Universidade Federal de Sergipe2022-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1732810.47401/revisea.v9i2.17328Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-22Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-22Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-22Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-222359-499310.47401/revisea.v9i2reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17328/13186Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessTaboada, Júlia KuseHoffmann, Marilisa Bialvo2022-12-07T22:52:15Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17328Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2022-12-07T22:52:15Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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