Educação Ambiental e políticas públicas: foco de intervenção no sistema educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/12841 |
Resumo: | Neste artigo contextualizamos a formulação das políticas públicas no âmbito educativo, discorremos sobre a educação ambiental que se faz urgente e necessária nos dias atuais, para depois indicarmos que as políticas públicas, não são geradas e nem legitimadas pelo cidadão comum pois este mantém-se à margem da esfera da formulação, implementação e avaliação nas diferentes etapas da tomada de decisão. O artigo traz uma abordagem dos diferentes imbricamentos que envolvem o desenvolvimento das políticas educacionais. Pretendemos analisar as relações entre educação e as políticas públicas vigentes, visando o reconhecimento das questões que levam a não efetivação de políticas que já estão promulgadas, mas não efetivadas, diante do cenário complexo que se apresenta as questões educacionais que envolve a inserção da educação ambiental nos diferentes espaços da sociedade. Argumentamos que a participação social atualmente tem caráter emergencial. Acreditamos que as informações e os conhecimentos adquiridos por meio da Educação Ambiental e outras práticas sociais estão transformando os costumes e criando atitudes que melhoram as ações vinculadas aos programas sociais. |
id |
UFS-11_5ff2071ffba3dd5dfe4974ddbae4467d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12841 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Ambiental e políticas públicas: foco de intervenção no sistema educacionalEducação AmbientalPolíticas AmbientaisPolíticas PúblicasSistema EducacionalNeste artigo contextualizamos a formulação das políticas públicas no âmbito educativo, discorremos sobre a educação ambiental que se faz urgente e necessária nos dias atuais, para depois indicarmos que as políticas públicas, não são geradas e nem legitimadas pelo cidadão comum pois este mantém-se à margem da esfera da formulação, implementação e avaliação nas diferentes etapas da tomada de decisão. O artigo traz uma abordagem dos diferentes imbricamentos que envolvem o desenvolvimento das políticas educacionais. Pretendemos analisar as relações entre educação e as políticas públicas vigentes, visando o reconhecimento das questões que levam a não efetivação de políticas que já estão promulgadas, mas não efetivadas, diante do cenário complexo que se apresenta as questões educacionais que envolve a inserção da educação ambiental nos diferentes espaços da sociedade. Argumentamos que a participação social atualmente tem caráter emergencial. Acreditamos que as informações e os conhecimentos adquiridos por meio da Educação Ambiental e outras práticas sociais estão transformando os costumes e criando atitudes que melhoram as ações vinculadas aos programas sociais.Universidade Federal de Sergipe2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1284110.47401/revisea.v8i2.12841Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 6 n. 2 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 26 - 33Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 6 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 26 - 33Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 6 Núm. 2 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 26 - 33Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 6 No 2 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 26 - 332359-499310.47401/revisea.v8i2reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/12841/9682Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Simone Teles da SilvaMutim, Avelar Luíz Bastos2023-05-26T18:25:56Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12841Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-05-26T18:25:56Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental e políticas públicas: foco de intervenção no sistema educacional |
title |
Educação Ambiental e políticas públicas: foco de intervenção no sistema educacional |
spellingShingle |
Educação Ambiental e políticas públicas: foco de intervenção no sistema educacional Santos, Simone Teles da Silva Educação Ambiental Políticas Ambientais Políticas Públicas Sistema Educacional |
title_short |
Educação Ambiental e políticas públicas: foco de intervenção no sistema educacional |
title_full |
Educação Ambiental e políticas públicas: foco de intervenção no sistema educacional |
title_fullStr |
Educação Ambiental e políticas públicas: foco de intervenção no sistema educacional |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental e políticas públicas: foco de intervenção no sistema educacional |
title_sort |
Educação Ambiental e políticas públicas: foco de intervenção no sistema educacional |
author |
Santos, Simone Teles da Silva |
author_facet |
Santos, Simone Teles da Silva Mutim, Avelar Luíz Bastos |
author_role |
author |
author2 |
Mutim, Avelar Luíz Bastos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Simone Teles da Silva Mutim, Avelar Luíz Bastos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Políticas Ambientais Políticas Públicas Sistema Educacional |
topic |
Educação Ambiental Políticas Ambientais Políticas Públicas Sistema Educacional |
description |
Neste artigo contextualizamos a formulação das políticas públicas no âmbito educativo, discorremos sobre a educação ambiental que se faz urgente e necessária nos dias atuais, para depois indicarmos que as políticas públicas, não são geradas e nem legitimadas pelo cidadão comum pois este mantém-se à margem da esfera da formulação, implementação e avaliação nas diferentes etapas da tomada de decisão. O artigo traz uma abordagem dos diferentes imbricamentos que envolvem o desenvolvimento das políticas educacionais. Pretendemos analisar as relações entre educação e as políticas públicas vigentes, visando o reconhecimento das questões que levam a não efetivação de políticas que já estão promulgadas, mas não efetivadas, diante do cenário complexo que se apresenta as questões educacionais que envolve a inserção da educação ambiental nos diferentes espaços da sociedade. Argumentamos que a participação social atualmente tem caráter emergencial. Acreditamos que as informações e os conhecimentos adquiridos por meio da Educação Ambiental e outras práticas sociais estão transformando os costumes e criando atitudes que melhoram as ações vinculadas aos programas sociais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/12841 10.47401/revisea.v8i2.12841 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/12841 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v8i2.12841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/12841/9682 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 6 n. 2 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 26 - 33 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 6 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 26 - 33 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 6 Núm. 2 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 26 - 33 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 6 No 2 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 26 - 33 2359-4993 10.47401/revisea.v8i2 reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213205663744 |