Educação Ambiental e políticas públicas: foco de intervenção no sistema educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Simone Teles da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mutim, Avelar Luíz Bastos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/12841
Resumo: Neste artigo contextualizamos a formulação das políticas públicas no âmbito educativo, discorremos sobre a educação ambiental que se faz urgente e necessária nos dias atuais, para depois indicarmos que as políticas públicas, não são geradas e nem legitimadas pelo cidadão comum pois este mantém-se à margem da esfera da formulação, implementação e avaliação nas diferentes etapas da tomada de decisão. O artigo traz uma abordagem dos diferentes imbricamentos que envolvem o desenvolvimento das políticas educacionais. Pretendemos analisar as relações entre educação e as políticas públicas vigentes, visando o reconhecimento das questões que levam a não efetivação de políticas que já estão promulgadas, mas não efetivadas, diante do cenário complexo que se apresenta as questões educacionais que envolve a inserção da educação ambiental nos diferentes espaços da sociedade. Argumentamos que a participação social atualmente tem caráter emergencial. Acreditamos que as informações e os conhecimentos adquiridos por meio da Educação Ambiental e outras práticas sociais estão transformando os costumes e criando atitudes que melhoram as ações vinculadas aos programas sociais.
id UFS-11_5ff2071ffba3dd5dfe4974ddbae4467d
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12841
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Educação Ambiental e políticas públicas: foco de intervenção no sistema educacionalEducação AmbientalPolíticas AmbientaisPolíticas PúblicasSistema EducacionalNeste artigo contextualizamos a formulação das políticas públicas no âmbito educativo, discorremos sobre a educação ambiental que se faz urgente e necessária nos dias atuais, para depois indicarmos que as políticas públicas, não são geradas e nem legitimadas pelo cidadão comum pois este mantém-se à margem da esfera da formulação, implementação e avaliação nas diferentes etapas da tomada de decisão. O artigo traz uma abordagem dos diferentes imbricamentos que envolvem o desenvolvimento das políticas educacionais. Pretendemos analisar as relações entre educação e as políticas públicas vigentes, visando o reconhecimento das questões que levam a não efetivação de políticas que já estão promulgadas, mas não efetivadas, diante do cenário complexo que se apresenta as questões educacionais que envolve a inserção da educação ambiental nos diferentes espaços da sociedade. Argumentamos que a participação social atualmente tem caráter emergencial. Acreditamos que as informações e os conhecimentos adquiridos por meio da Educação Ambiental e outras práticas sociais estão transformando os costumes e criando atitudes que melhoram as ações vinculadas aos programas sociais.Universidade Federal de Sergipe2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1284110.47401/revisea.v8i2.12841Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 6 n. 2 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 26 - 33Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 6 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 26 - 33Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 6 Núm. 2 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 26 - 33Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 6 No 2 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 26 - 332359-499310.47401/revisea.v8i2reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/12841/9682Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Simone Teles da SilvaMutim, Avelar Luíz Bastos2023-05-26T18:25:56Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12841Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-05-26T18:25:56Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental e políticas públicas: foco de intervenção no sistema educacional
title Educação Ambiental e políticas públicas: foco de intervenção no sistema educacional
spellingShingle Educação Ambiental e políticas públicas: foco de intervenção no sistema educacional
Santos, Simone Teles da Silva
Educação Ambiental
Políticas Ambientais
Políticas Públicas
Sistema Educacional
title_short Educação Ambiental e políticas públicas: foco de intervenção no sistema educacional
title_full Educação Ambiental e políticas públicas: foco de intervenção no sistema educacional
title_fullStr Educação Ambiental e políticas públicas: foco de intervenção no sistema educacional
title_full_unstemmed Educação Ambiental e políticas públicas: foco de intervenção no sistema educacional
title_sort Educação Ambiental e políticas públicas: foco de intervenção no sistema educacional
author Santos, Simone Teles da Silva
author_facet Santos, Simone Teles da Silva
Mutim, Avelar Luíz Bastos
author_role author
author2 Mutim, Avelar Luíz Bastos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Simone Teles da Silva
Mutim, Avelar Luíz Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Políticas Ambientais
Políticas Públicas
Sistema Educacional
topic Educação Ambiental
Políticas Ambientais
Políticas Públicas
Sistema Educacional
description Neste artigo contextualizamos a formulação das políticas públicas no âmbito educativo, discorremos sobre a educação ambiental que se faz urgente e necessária nos dias atuais, para depois indicarmos que as políticas públicas, não são geradas e nem legitimadas pelo cidadão comum pois este mantém-se à margem da esfera da formulação, implementação e avaliação nas diferentes etapas da tomada de decisão. O artigo traz uma abordagem dos diferentes imbricamentos que envolvem o desenvolvimento das políticas educacionais. Pretendemos analisar as relações entre educação e as políticas públicas vigentes, visando o reconhecimento das questões que levam a não efetivação de políticas que já estão promulgadas, mas não efetivadas, diante do cenário complexo que se apresenta as questões educacionais que envolve a inserção da educação ambiental nos diferentes espaços da sociedade. Argumentamos que a participação social atualmente tem caráter emergencial. Acreditamos que as informações e os conhecimentos adquiridos por meio da Educação Ambiental e outras práticas sociais estão transformando os costumes e criando atitudes que melhoram as ações vinculadas aos programas sociais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/12841
10.47401/revisea.v8i2.12841
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/12841
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v8i2.12841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/12841/9682
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 6 n. 2 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 26 - 33
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 6 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 26 - 33
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 6 Núm. 2 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 26 - 33
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 6 No 2 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 26 - 33
2359-4993
10.47401/revisea.v8i2
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213205663744