Materiais didáticos como recursos metodológico para o ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19108 |
Resumo: | Este estudo descreve com base em uma revisão sistemática da literatura a importância do uso de materiais didáticos para o ensino de educação ambiental. Tem como objetivo analisar e discutir a exiguidade e relevância que os materiais didáticos exercem no processo ensino-aprendizagem de educação ambiental a partir da análise de dissertações e teses da CAPES e da BDTD. Os procedimentos da revisão sistemática permitiram selecionar, entre os anos de 2012 à 2022, quatro trabalhos que atendiam os objetivos da pesquisa. Mediante análise, verificou-se que o uso de materiais didáticos, possibilita maior engajamento dos alunos, conduzindo a uma aprendizagem significativa, quanto aos professores, as aulas tornar-se práticas e contextualizadas. Assim, percebeu-se que a inópia de materiais didáticos está vinculada a sobrecarga de trabalho e carência de qualificação dos profissionais, mesmo sendo caracterizado como instrumento motivador da aprendizagem dos alunos e auxiliar o professor na sua prática pedagógica. |
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Materiais didáticos como recursos metodológico para o ensino de educação ambiental: uma revisão sistemáticaMateriais didáticos. Abordagem metodológica. Meio ambienteEste estudo descreve com base em uma revisão sistemática da literatura a importância do uso de materiais didáticos para o ensino de educação ambiental. Tem como objetivo analisar e discutir a exiguidade e relevância que os materiais didáticos exercem no processo ensino-aprendizagem de educação ambiental a partir da análise de dissertações e teses da CAPES e da BDTD. Os procedimentos da revisão sistemática permitiram selecionar, entre os anos de 2012 à 2022, quatro trabalhos que atendiam os objetivos da pesquisa. Mediante análise, verificou-se que o uso de materiais didáticos, possibilita maior engajamento dos alunos, conduzindo a uma aprendizagem significativa, quanto aos professores, as aulas tornar-se práticas e contextualizadas. Assim, percebeu-se que a inópia de materiais didáticos está vinculada a sobrecarga de trabalho e carência de qualificação dos profissionais, mesmo sendo caracterizado como instrumento motivador da aprendizagem dos alunos e auxiliar o professor na sua prática pedagógica.Basado en una revisión sistemática de la literatura, este estudio describe la importancia del uso de materiales didácticos para la enseñanza de la educación ambiental. Tiene como objetivo analizar y discutir la exigüidad y relevancia que los materiales didácticos ejercen en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la educación ambiental a partir del análisis de disertaciones y tesis de la CAPES y BDTD. Los procedimientos de revisión sistemática permitieron seleccionar, entre los años 2012 a 2022, cuatro trabajos que cumplieron con los objetivos de la investigación. Tras el análisis, se encontró que el uso de materiales didácticos, posibilita un mayor compromiso de los estudiantes, lo que lleva a un aprendizaje significativo, ya que para los docentes, las clases se vuelven prácticas y contextualizadas. Así, se percibió que la inoportunidad de los materiales didácticos está ligada a la sobrecarga de trabajo y falta de calificación profesional, aunque se caracterice como un instrumento motivador para el aprendizaje de los estudiantes y de ayuda a los profesores en su práctica pedagógica.Based on a systematic literature review, this study describes the importance of using didactic materials for teaching environmental education. It aims to analyze and discuss the exiguity and relevance that the didactic materials exert in the teaching-learning process of environmental education based on the analysis of CAPES and BDTD dissertations and theses. The systematic review procedures allowed selecting, between the years 2012 to 2022, four works that met the research objectives. Upon analysis, it was found that the use of didactic materials, enables greater engagement of students, leading to significant learning, as for teachers, classes become practical and contextualized. Thus, it was noticed that the inopity of teaching materials is linked to work overload and lack of professional qualification, even though it is characterized as a motivating instrument for student learning and to help teachers in their pedagogical practice.Universidade Federal de Sergipe2024-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1910810.47401/revisea.v11.19108Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 11 (2024): Publicação contínua; 1-31Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 11 (2024): Publicação contínua; 1-31Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 11 (2024): Publicação contínua; 1-31Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 11 (2024): Publicação contínua; 1-312359-499310.47401/revisea.v11ireponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19108/15707Copyright (c) 2024 Revista Sergipana de Educação Ambientalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaria Juciana Pereira de Oliveira GomesFelipe Augusto Marques de Freitas Kytéria Sabina Lopes de Figueiredo2024-05-17T21:52:00Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19108Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2024-05-17T21:52Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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