Materiais didáticos como recursos metodológico para o ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Juciana Pereira de Oliveira Gomes
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Felipe Augusto Marques de Freitas, Kytéria Sabina Lopes de Figueiredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19108
Resumo: Este estudo descreve com base em uma revisão sistemática da literatura a importância do uso de materiais didáticos para o ensino de educação ambiental. Tem como objetivo analisar e discutir a exiguidade e relevância que os materiais didáticos exercem no processo ensino-aprendizagem de educação ambiental a partir da análise de dissertações e teses da CAPES e da BDTD. Os procedimentos da revisão sistemática permitiram selecionar, entre os anos de 2012 à 2022, quatro trabalhos que atendiam os objetivos da pesquisa. Mediante análise, verificou-se que o uso de materiais didáticos, possibilita maior engajamento dos alunos, conduzindo a uma aprendizagem significativa, quanto aos professores, as aulas tornar-se práticas e contextualizadas. Assim, percebeu-se que a inópia de materiais didáticos está vinculada a sobrecarga de trabalho e carência de qualificação dos profissionais, mesmo sendo caracterizado como instrumento motivador da aprendizagem dos alunos e auxiliar o professor na sua prática pedagógica.
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