Análise de textos multimodais em capas de materiais didáticos de Português LE/L2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Giuliano Pereira de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1426
Resumo: Resumo O ensino de línguas é norteado pela concepção acerca da natureza da linguagem, seu funcionamento e função nas práticas sociais, bem como das concepções e dos postulados sobre como se deve ensinar e aprender línguas. O escopo da pesquisa em Linguística Aplicada é bastante amplo no que tange à natureza dessa concepção, denominada abordagem, presente em todas as esferas do complexo processo de ensino e aprendizagem de línguas, e uma dessas esferas é o material didático. Grandes mudanças nos paradigmas de ensino de línguas bem como o advento de novas tecnologias têm transformado o material didático, conferindo-lhe cada vez mais uma natureza multimodal (vários modos semióticos para produção de significado). Nosso enfoque neste trabalho é a investigação acerca da relação existente entre a multimodalidade textual presente nas capas de três materiais didáticos para ensino de Português para estrangeiros publicados no Brasil e a abordagem que subjaz a esses materiais, tendo em vista os textos multimodais como enfoque e ponto de partida. O estudo evidencia a natureza multimodal da linguagem e conclui que um foco mais intenso na abordagem comunicativa, com ênfase nos processos de interação, requer que texto (linguagem verbal) e imagem (não verbal) sejam combinados de forma que promovam um contexto comunicativo profícuo. Palavras-chave: Material didático. Multimodalidade. Abordagem.   Abstract Language instruction is guided by the conception of the nature of language, its function and role in social practices, as well as conceptions and postulations about how one should teach and learn languages. The scope of research in Applied Linguistics is quite broad concerning the conception of that nature, known as approach, present in all spheres of the complex process of teaching and learning languages. One of those spheres is instructional materials. Major changes in the paradigms of language teaching as well as the advent of new technologies have transformed teaching materials, attributing them an increasingly multimodal nature (several semiotic modes for the production of meaning). Our focus on this paper is to research the relationship between the textual multimodality present in three coursebook covers for teaching Portuguese to foreigners published in Brazil, and the approach that underlies these materials, having the texts as our multimodal focus and starting point. The study highlights the multimodal nature of language and concludes that a more intense focus on the communicative approach, with emphasis on interaction processes, requires that text (verbal language) and image (non verbal) are combined to promote a meaningful communicative context. Keywords: Language teaching materials. Multimodality and foreign language teaching. Approaches.
id UNB-30_46c5f418ba28c3281035b074e9a14e06
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1426
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Análise de textos multimodais em capas de materiais didáticos de Português LE/L2Material didático;Multimodalidade;AbordagemResumo O ensino de línguas é norteado pela concepção acerca da natureza da linguagem, seu funcionamento e função nas práticas sociais, bem como das concepções e dos postulados sobre como se deve ensinar e aprender línguas. O escopo da pesquisa em Linguística Aplicada é bastante amplo no que tange à natureza dessa concepção, denominada abordagem, presente em todas as esferas do complexo processo de ensino e aprendizagem de línguas, e uma dessas esferas é o material didático. Grandes mudanças nos paradigmas de ensino de línguas bem como o advento de novas tecnologias têm transformado o material didático, conferindo-lhe cada vez mais uma natureza multimodal (vários modos semióticos para produção de significado). Nosso enfoque neste trabalho é a investigação acerca da relação existente entre a multimodalidade textual presente nas capas de três materiais didáticos para ensino de Português para estrangeiros publicados no Brasil e a abordagem que subjaz a esses materiais, tendo em vista os textos multimodais como enfoque e ponto de partida. O estudo evidencia a natureza multimodal da linguagem e conclui que um foco mais intenso na abordagem comunicativa, com ênfase nos processos de interação, requer que texto (linguagem verbal) e imagem (não verbal) sejam combinados de forma que promovam um contexto comunicativo profícuo. Palavras-chave: Material didático. Multimodalidade. Abordagem.   Abstract Language instruction is guided by the conception of the nature of language, its function and role in social practices, as well as conceptions and postulations about how one should teach and learn languages. The scope of research in Applied Linguistics is quite broad concerning the conception of that nature, known as approach, present in all spheres of the complex process of teaching and learning languages. One of those spheres is instructional materials. Major changes in the paradigms of language teaching as well as the advent of new technologies have transformed teaching materials, attributing them an increasingly multimodal nature (several semiotic modes for the production of meaning). Our focus on this paper is to research the relationship between the textual multimodality present in three coursebook covers for teaching Portuguese to foreigners published in Brazil, and the approach that underlies these materials, having the texts as our multimodal focus and starting point. The study highlights the multimodal nature of language and concludes that a more intense focus on the communicative approach, with emphasis on interaction processes, requires that text (verbal language) and image (non verbal) are combined to promote a meaningful communicative context. Keywords: Language teaching materials. Multimodality and foreign language teaching. Approaches.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2016-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/142610.26512/rhla.v15i1.1426Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 15 No. 1 (2016)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 15 n. 1 (2016)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1426/1260Castro, Giuliano Pereira de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-02T12:03:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1426Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:23.091137Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de textos multimodais em capas de materiais didáticos de Português LE/L2
title Análise de textos multimodais em capas de materiais didáticos de Português LE/L2
spellingShingle Análise de textos multimodais em capas de materiais didáticos de Português LE/L2
Castro, Giuliano Pereira de Oliveira
Material didático;
Multimodalidade;
Abordagem
title_short Análise de textos multimodais em capas de materiais didáticos de Português LE/L2
title_full Análise de textos multimodais em capas de materiais didáticos de Português LE/L2
title_fullStr Análise de textos multimodais em capas de materiais didáticos de Português LE/L2
title_full_unstemmed Análise de textos multimodais em capas de materiais didáticos de Português LE/L2
title_sort Análise de textos multimodais em capas de materiais didáticos de Português LE/L2
author Castro, Giuliano Pereira de Oliveira
author_facet Castro, Giuliano Pereira de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Giuliano Pereira de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Material didático;
Multimodalidade;
Abordagem
topic Material didático;
Multimodalidade;
Abordagem
description Resumo O ensino de línguas é norteado pela concepção acerca da natureza da linguagem, seu funcionamento e função nas práticas sociais, bem como das concepções e dos postulados sobre como se deve ensinar e aprender línguas. O escopo da pesquisa em Linguística Aplicada é bastante amplo no que tange à natureza dessa concepção, denominada abordagem, presente em todas as esferas do complexo processo de ensino e aprendizagem de línguas, e uma dessas esferas é o material didático. Grandes mudanças nos paradigmas de ensino de línguas bem como o advento de novas tecnologias têm transformado o material didático, conferindo-lhe cada vez mais uma natureza multimodal (vários modos semióticos para produção de significado). Nosso enfoque neste trabalho é a investigação acerca da relação existente entre a multimodalidade textual presente nas capas de três materiais didáticos para ensino de Português para estrangeiros publicados no Brasil e a abordagem que subjaz a esses materiais, tendo em vista os textos multimodais como enfoque e ponto de partida. O estudo evidencia a natureza multimodal da linguagem e conclui que um foco mais intenso na abordagem comunicativa, com ênfase nos processos de interação, requer que texto (linguagem verbal) e imagem (não verbal) sejam combinados de forma que promovam um contexto comunicativo profícuo. Palavras-chave: Material didático. Multimodalidade. Abordagem.   Abstract Language instruction is guided by the conception of the nature of language, its function and role in social practices, as well as conceptions and postulations about how one should teach and learn languages. The scope of research in Applied Linguistics is quite broad concerning the conception of that nature, known as approach, present in all spheres of the complex process of teaching and learning languages. One of those spheres is instructional materials. Major changes in the paradigms of language teaching as well as the advent of new technologies have transformed teaching materials, attributing them an increasingly multimodal nature (several semiotic modes for the production of meaning). Our focus on this paper is to research the relationship between the textual multimodality present in three coursebook covers for teaching Portuguese to foreigners published in Brazil, and the approach that underlies these materials, having the texts as our multimodal focus and starting point. The study highlights the multimodal nature of language and concludes that a more intense focus on the communicative approach, with emphasis on interaction processes, requires that text (verbal language) and image (non verbal) are combined to promote a meaningful communicative context. Keywords: Language teaching materials. Multimodality and foreign language teaching. Approaches.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1426
10.26512/rhla.v15i1.1426
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1426
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v15i1.1426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1426/1260
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 15 No. 1 (2016)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 15 n. 1 (2016)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051345355669504