Educar para a cidadania planetária: discursos ou possibilidades?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo de Tássio Borges da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Isabel Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3206
Resumo: O presente trabalho parte de análises acerca da “educação ambiental e diversidade”. Através de uma análise bibliográfica, ele se pretende à reflexão dos discursos e possibilidades na construção da cidadania planetária. Seguindo essa análise, nossa contribuição estar em pensar: O que a educação pode fazer e contribuir na construção de uma cidadania planetária? Nosso itinerário de escrita fundamenta-se no livro “Ecopedagogia e Cidadania Planetária”, de Gutiérrez e Prado (2000), dialogando com leituras de autores como Leonardo Boff (1995), Guatarri (2005), Capra (2007), Gonçalves (1993) e Adorno (1995); na análise de documentos como o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo Governo Federal, e na Campanha da Fraternidade do ano 2007, lançada pela Comissão Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A opção por tais referenciais teóricos deve-se ao fato de se acreditar que o processo de aquisição do conhecimento, bem como a cidadania planetária se constroem na diversidade e coletividade.Palavras-chave: Educação Ambiental; Diversidade; Cidadania Planetária
id UFS-11_7cf32f159f4bd4c8f1d39bcd261e1d81
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3206
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Educar para a cidadania planetária: discursos ou possibilidades?O presente trabalho parte de análises acerca da “educação ambiental e diversidade”. Através de uma análise bibliográfica, ele se pretende à reflexão dos discursos e possibilidades na construção da cidadania planetária. Seguindo essa análise, nossa contribuição estar em pensar: O que a educação pode fazer e contribuir na construção de uma cidadania planetária? Nosso itinerário de escrita fundamenta-se no livro “Ecopedagogia e Cidadania Planetária”, de Gutiérrez e Prado (2000), dialogando com leituras de autores como Leonardo Boff (1995), Guatarri (2005), Capra (2007), Gonçalves (1993) e Adorno (1995); na análise de documentos como o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo Governo Federal, e na Campanha da Fraternidade do ano 2007, lançada pela Comissão Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A opção por tais referenciais teóricos deve-se ao fato de se acreditar que o processo de aquisição do conhecimento, bem como a cidadania planetária se constroem na diversidade e coletividade.Palavras-chave: Educação Ambiental; Diversidade; Cidadania PlanetáriaUniversidade Federal de Sergipe2014-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/320610.47401/revisea.v1i1.3206Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 1 n. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 41-52Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 No. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 41-52Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 Núm. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 41-52Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 No 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 41-522359-499310.47401/revisea.v1i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3206/2798Silva, Paulo de Tássio Borges daSantos, Isabel Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-22T15:50:03Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3206Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2020-09-22T15:50:03Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educar para a cidadania planetária: discursos ou possibilidades?
title Educar para a cidadania planetária: discursos ou possibilidades?
spellingShingle Educar para a cidadania planetária: discursos ou possibilidades?
Silva, Paulo de Tássio Borges da
title_short Educar para a cidadania planetária: discursos ou possibilidades?
title_full Educar para a cidadania planetária: discursos ou possibilidades?
title_fullStr Educar para a cidadania planetária: discursos ou possibilidades?
title_full_unstemmed Educar para a cidadania planetária: discursos ou possibilidades?
title_sort Educar para a cidadania planetária: discursos ou possibilidades?
author Silva, Paulo de Tássio Borges da
author_facet Silva, Paulo de Tássio Borges da
Santos, Isabel Santana
author_role author
author2 Santos, Isabel Santana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paulo de Tássio Borges da
Santos, Isabel Santana
description O presente trabalho parte de análises acerca da “educação ambiental e diversidade”. Através de uma análise bibliográfica, ele se pretende à reflexão dos discursos e possibilidades na construção da cidadania planetária. Seguindo essa análise, nossa contribuição estar em pensar: O que a educação pode fazer e contribuir na construção de uma cidadania planetária? Nosso itinerário de escrita fundamenta-se no livro “Ecopedagogia e Cidadania Planetária”, de Gutiérrez e Prado (2000), dialogando com leituras de autores como Leonardo Boff (1995), Guatarri (2005), Capra (2007), Gonçalves (1993) e Adorno (1995); na análise de documentos como o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo Governo Federal, e na Campanha da Fraternidade do ano 2007, lançada pela Comissão Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A opção por tais referenciais teóricos deve-se ao fato de se acreditar que o processo de aquisição do conhecimento, bem como a cidadania planetária se constroem na diversidade e coletividade.Palavras-chave: Educação Ambiental; Diversidade; Cidadania Planetária
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3206
10.47401/revisea.v1i1.3206
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3206
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v1i1.3206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3206/2798
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 1 n. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 41-52
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 No. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 41-52
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 Núm. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 41-52
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 No 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 41-52
2359-4993
10.47401/revisea.v1i1
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213101854720