A Educação Ambiental e a implantação de horta escolar: uma experiência a partir da ludicidade em Salvador, Bahia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/15631 |
Resumo: | Este estudo troxe a abordaem da horta escolar como elemento lúdico de mediação no processo de ensino-aprendizagem. O estudo foi realizado no Colégio Estadual Raphael Serravalle, município de Salvador, Bahia. O estudo teve a participação dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Os métodos usados foram baseados em pesquisa-ação. A instalação e manutenção da horta escola serviu como ferramenta didática lúdica, na qual os contextos e ações do fazer, mediaram discussões sobre segurança alimentar, valor nutricional dos alimentos e agrotóxicos. Como resultado da ação de educação ambiental a comunidade escolar se apropriou dos conceitos e discussões, a partir daí estudantes e professores transpuseram os saberes acumulados no processo de instalação, manutenção e discussões educativas sobre a horta escola para um jogo de tabuleiro voltado para estudantes do Ensino Fundamental. |
id |
UFS-11_a027156875729bcb65e1c57f39a2453b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15631 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
A Educação Ambiental e a implantação de horta escolar: uma experiência a partir da ludicidade em Salvador, BahiaCiências Ambientais. Ferramenta didática. Prática pedagógicaDidactic tool. Environmental Sciences. Pedagogical practiceCiencias Ambientales. Herramienta didáctica. Práctica pedagógicaEste estudo troxe a abordaem da horta escolar como elemento lúdico de mediação no processo de ensino-aprendizagem. O estudo foi realizado no Colégio Estadual Raphael Serravalle, município de Salvador, Bahia. O estudo teve a participação dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Os métodos usados foram baseados em pesquisa-ação. A instalação e manutenção da horta escola serviu como ferramenta didática lúdica, na qual os contextos e ações do fazer, mediaram discussões sobre segurança alimentar, valor nutricional dos alimentos e agrotóxicos. Como resultado da ação de educação ambiental a comunidade escolar se apropriou dos conceitos e discussões, a partir daí estudantes e professores transpuseram os saberes acumulados no processo de instalação, manutenção e discussões educativas sobre a horta escola para um jogo de tabuleiro voltado para estudantes do Ensino Fundamental.Este estudio trabajó en un enfoque de huerto escolar como elemento lúdico de mediación en el proceso de enseñanza-aprendizaje. El estudio se llevó a cabo en el Colégio Estadual Raphael Serravalle, municipio de Salvador, Bahía. El estudio contó con la participación de alumnos de 6º año de primaria. Los métodos utilizados se basaron en la investigación-acción. La instalación y mantenimiento del huerto escolar sirvió como una herramienta didáctica lúdica, en la que los contextos y acciones del hacer, mediaron discusiones sobre seguridad alimentaria, valor nutricional de los alimentos y plaguicidas. Como resultado de la acción de educación ambiental, la comunidad escolar se apropió de los conceptos y discusiones, a partir de entonces estudiantes y docentes transfirieron los conocimientos acumulados en el proceso de instalación, mantenimiento y discusiones educativas sobre el huerto escolar para un juego de mesa para alumnos de primaria.This study worked on a school garden approach as a ludicity element of mediation in the teaching-learning process. The study was carried out at Colégio Estadual Raphael Serravalle, municipality of Salvador, Bahia. The study had the participation of students in the 6th year of elementary school. The methods used were based on action research. The installation and maintenance of the school garden served as a ludic didactic tool, in which the contexts and actions of doing, mediated discussions about food security, nutritional value of food and pesticides. As a result of the environmental education action, the school community appropriated the concepts and discussions, from then on students and teachers transferred the knowledge accumulated in the process of installation, maintenance and educational discussions about the school garden for a board game for elementary school students.Universidade Federal de Sergipe2021-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1563110.47401/revisea.v8iEspecial.15631Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 8 n. Especial (2021): Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental; 1-16Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No. Especial (2021): Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental; 1-16Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 Núm. Especial (2021): Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental; 1-16Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No Especial (2021): Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental; 1-162359-499310.47401/revisea.v8iEspecialreponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/15631/11793Copyright (c) 2021 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Souza, Renata Moura de Aguiar, WillianMarcos Mendonça Santos, Gilberto2021-11-11T19:09:52Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15631Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2021-11-11T19:09:52Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação Ambiental e a implantação de horta escolar: uma experiência a partir da ludicidade em Salvador, Bahia |
title |
A Educação Ambiental e a implantação de horta escolar: uma experiência a partir da ludicidade em Salvador, Bahia |
spellingShingle |
A Educação Ambiental e a implantação de horta escolar: uma experiência a partir da ludicidade em Salvador, Bahia da Silva Souza, Renata Ciências Ambientais. Ferramenta didática. Prática pedagógica Didactic tool. Environmental Sciences. Pedagogical practice Ciencias Ambientales. Herramienta didáctica. Práctica pedagógica |
title_short |
A Educação Ambiental e a implantação de horta escolar: uma experiência a partir da ludicidade em Salvador, Bahia |
title_full |
A Educação Ambiental e a implantação de horta escolar: uma experiência a partir da ludicidade em Salvador, Bahia |
title_fullStr |
A Educação Ambiental e a implantação de horta escolar: uma experiência a partir da ludicidade em Salvador, Bahia |
title_full_unstemmed |
A Educação Ambiental e a implantação de horta escolar: uma experiência a partir da ludicidade em Salvador, Bahia |
title_sort |
A Educação Ambiental e a implantação de horta escolar: uma experiência a partir da ludicidade em Salvador, Bahia |
author |
da Silva Souza, Renata |
author_facet |
da Silva Souza, Renata Moura de Aguiar, Willian Marcos Mendonça Santos, Gilberto |
author_role |
author |
author2 |
Moura de Aguiar, Willian Marcos Mendonça Santos, Gilberto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Souza, Renata Moura de Aguiar, Willian Marcos Mendonça Santos, Gilberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Ambientais. Ferramenta didática. Prática pedagógica Didactic tool. Environmental Sciences. Pedagogical practice Ciencias Ambientales. Herramienta didáctica. Práctica pedagógica |
topic |
Ciências Ambientais. Ferramenta didática. Prática pedagógica Didactic tool. Environmental Sciences. Pedagogical practice Ciencias Ambientales. Herramienta didáctica. Práctica pedagógica |
description |
Este estudo troxe a abordaem da horta escolar como elemento lúdico de mediação no processo de ensino-aprendizagem. O estudo foi realizado no Colégio Estadual Raphael Serravalle, município de Salvador, Bahia. O estudo teve a participação dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Os métodos usados foram baseados em pesquisa-ação. A instalação e manutenção da horta escola serviu como ferramenta didática lúdica, na qual os contextos e ações do fazer, mediaram discussões sobre segurança alimentar, valor nutricional dos alimentos e agrotóxicos. Como resultado da ação de educação ambiental a comunidade escolar se apropriou dos conceitos e discussões, a partir daí estudantes e professores transpuseram os saberes acumulados no processo de instalação, manutenção e discussões educativas sobre a horta escola para um jogo de tabuleiro voltado para estudantes do Ensino Fundamental. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/15631 10.47401/revisea.v8iEspecial.15631 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/15631 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v8iEspecial.15631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/15631/11793 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Sergipana de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Sergipana de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 8 n. Especial (2021): Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental; 1-16 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No. Especial (2021): Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental; 1-16 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 Núm. Especial (2021): Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental; 1-16 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No Especial (2021): Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental; 1-16 2359-4993 10.47401/revisea.v8iEspecial reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213745680384 |