A Educação Ambiental e a implantação de horta escolar: uma experiência a partir da ludicidade em Salvador, Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Souza, Renata
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moura de Aguiar, Willian, Marcos Mendonça Santos, Gilberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/15631
Resumo: Este estudo troxe a abordaem da horta escolar como elemento lúdico de mediação no processo de ensino-aprendizagem. O estudo foi realizado no Colégio Estadual Raphael Serravalle, município de Salvador, Bahia. O estudo teve a participação dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Os métodos usados foram baseados em pesquisa-ação. A instalação e manutenção da horta escola serviu como ferramenta didática lúdica, na qual os contextos e ações do fazer, mediaram discussões sobre segurança alimentar, valor nutricional dos alimentos e agrotóxicos. Como resultado da ação de educação ambiental a comunidade escolar se apropriou dos conceitos e discussões, a partir daí estudantes e professores transpuseram os saberes acumulados no processo de instalação, manutenção e discussões educativas sobre a horta escola para um jogo de tabuleiro voltado para estudantes do Ensino Fundamental.
id UFS-11_a027156875729bcb65e1c57f39a2453b
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15631
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling A Educação Ambiental e a implantação de horta escolar: uma experiência a partir da ludicidade em Salvador, BahiaCiências Ambientais. Ferramenta didática. Prática pedagógicaDidactic tool. Environmental Sciences. Pedagogical practiceCiencias Ambientales. Herramienta didáctica. Práctica pedagógicaEste estudo troxe a abordaem da horta escolar como elemento lúdico de mediação no processo de ensino-aprendizagem. O estudo foi realizado no Colégio Estadual Raphael Serravalle, município de Salvador, Bahia. O estudo teve a participação dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Os métodos usados foram baseados em pesquisa-ação. A instalação e manutenção da horta escola serviu como ferramenta didática lúdica, na qual os contextos e ações do fazer, mediaram discussões sobre segurança alimentar, valor nutricional dos alimentos e agrotóxicos. Como resultado da ação de educação ambiental a comunidade escolar se apropriou dos conceitos e discussões, a partir daí estudantes e professores transpuseram os saberes acumulados no processo de instalação, manutenção e discussões educativas sobre a horta escola para um jogo de tabuleiro voltado para estudantes do Ensino Fundamental.Este estudio trabajó en un enfoque de huerto escolar como elemento lúdico de mediación en el proceso de enseñanza-aprendizaje. El estudio se llevó a cabo en el Colégio Estadual Raphael Serravalle, municipio de Salvador, Bahía. El estudio contó con la participación de alumnos de 6º año de primaria. Los métodos utilizados se basaron en la investigación-acción. La instalación y mantenimiento del huerto escolar sirvió como una herramienta didáctica lúdica, en la que los contextos y acciones del hacer, mediaron discusiones sobre seguridad alimentaria, valor nutricional de los alimentos y plaguicidas. Como resultado de la acción de educación ambiental, la comunidad escolar se apropió de los conceptos y discusiones, a partir de entonces estudiantes y docentes transfirieron los conocimientos acumulados en el proceso de instalación, mantenimiento y discusiones educativas sobre el huerto escolar para un juego de mesa para alumnos de primaria.This study worked on a school garden approach as a ludicity element of mediation in the teaching-learning process. The study was carried out at Colégio Estadual Raphael Serravalle, municipality of Salvador, Bahia. The study had the participation of students in the 6th year of elementary school. The methods used were based on action research. The installation and maintenance of the school garden served as a ludic didactic tool, in which the contexts and actions of doing, mediated discussions about food security, nutritional value of food and pesticides. As a result of the environmental education action, the school community appropriated the concepts and discussions, from then on students and teachers transferred the knowledge accumulated in the process of installation, maintenance and educational discussions about the school garden for a board game for elementary school students.Universidade Federal de Sergipe2021-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1563110.47401/revisea.v8iEspecial.15631Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 8 n. Especial (2021): Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental; 1-16Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No. Especial (2021): Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental; 1-16Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 Núm. Especial (2021): Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental; 1-16Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No Especial (2021): Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental; 1-162359-499310.47401/revisea.v8iEspecialreponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/15631/11793Copyright (c) 2021 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Souza, Renata Moura de Aguiar, WillianMarcos Mendonça Santos, Gilberto2021-11-11T19:09:52Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15631Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2021-11-11T19:09:52Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Ambiental e a implantação de horta escolar: uma experiência a partir da ludicidade em Salvador, Bahia
title A Educação Ambiental e a implantação de horta escolar: uma experiência a partir da ludicidade em Salvador, Bahia
spellingShingle A Educação Ambiental e a implantação de horta escolar: uma experiência a partir da ludicidade em Salvador, Bahia
da Silva Souza, Renata
Ciências Ambientais. Ferramenta didática. Prática pedagógica
Didactic tool. Environmental Sciences. Pedagogical practice
Ciencias Ambientales. Herramienta didáctica. Práctica pedagógica
title_short A Educação Ambiental e a implantação de horta escolar: uma experiência a partir da ludicidade em Salvador, Bahia
title_full A Educação Ambiental e a implantação de horta escolar: uma experiência a partir da ludicidade em Salvador, Bahia
title_fullStr A Educação Ambiental e a implantação de horta escolar: uma experiência a partir da ludicidade em Salvador, Bahia
title_full_unstemmed A Educação Ambiental e a implantação de horta escolar: uma experiência a partir da ludicidade em Salvador, Bahia
title_sort A Educação Ambiental e a implantação de horta escolar: uma experiência a partir da ludicidade em Salvador, Bahia
author da Silva Souza, Renata
author_facet da Silva Souza, Renata
Moura de Aguiar, Willian
Marcos Mendonça Santos, Gilberto
author_role author
author2 Moura de Aguiar, Willian
Marcos Mendonça Santos, Gilberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Souza, Renata
Moura de Aguiar, Willian
Marcos Mendonça Santos, Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Ambientais. Ferramenta didática. Prática pedagógica
Didactic tool. Environmental Sciences. Pedagogical practice
Ciencias Ambientales. Herramienta didáctica. Práctica pedagógica
topic Ciências Ambientais. Ferramenta didática. Prática pedagógica
Didactic tool. Environmental Sciences. Pedagogical practice
Ciencias Ambientales. Herramienta didáctica. Práctica pedagógica
description Este estudo troxe a abordaem da horta escolar como elemento lúdico de mediação no processo de ensino-aprendizagem. O estudo foi realizado no Colégio Estadual Raphael Serravalle, município de Salvador, Bahia. O estudo teve a participação dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Os métodos usados foram baseados em pesquisa-ação. A instalação e manutenção da horta escola serviu como ferramenta didática lúdica, na qual os contextos e ações do fazer, mediaram discussões sobre segurança alimentar, valor nutricional dos alimentos e agrotóxicos. Como resultado da ação de educação ambiental a comunidade escolar se apropriou dos conceitos e discussões, a partir daí estudantes e professores transpuseram os saberes acumulados no processo de instalação, manutenção e discussões educativas sobre a horta escola para um jogo de tabuleiro voltado para estudantes do Ensino Fundamental.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/15631
10.47401/revisea.v8iEspecial.15631
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/15631
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v8iEspecial.15631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/15631/11793
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 8 n. Especial (2021): Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental; 1-16
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No. Especial (2021): Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental; 1-16
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 Núm. Especial (2021): Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental; 1-16
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No Especial (2021): Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental; 1-16
2359-4993
10.47401/revisea.v8iEspecial
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213745680384