A Educação Ambiental e a interdisciplinaridade no contexto da formação do professor de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Antonio Carlos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Cristiane Alcântara de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/10435
Resumo: Este estudo apresenta uma discussão acerca do papel do professor de geografia como mediador do processo de ensino-aprendizagem. Como objeto central, utilizamos a educação ambiental como possibilidade de inserção de novas práticas educativas no cotidiano escolar. Neste sentido, apresentamos a pedagogia de projetos enquanto uma forma diferenciada de trabalhar os conteúdos transversais de forma crítica e analítica, uma vez que se torna de fundamental importância questionar os modelos atuais de formação adotados nas escolas. Nossa perspectiva parte da inserção de temas ações participativas desenvolvidas no ambiente escolar buscando dinamizar e aprofundar a formação de maneira que a interdisciplinaridade seja um contraponto a organização fragmentada do conhecimento. Com base nas discussões realizadas, definimos algumas competências necessárias à formação do professor de geografia num contexto da educação ambiental integradora e realista.Palavras-chave: Educação ambiental. Geografia. Formação do professor. 
id UFS-11_a07ddc09b6a6854f520c948487a5e91b
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/10435
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling A Educação Ambiental e a interdisciplinaridade no contexto da formação do professor de GeografiaEste estudo apresenta uma discussão acerca do papel do professor de geografia como mediador do processo de ensino-aprendizagem. Como objeto central, utilizamos a educação ambiental como possibilidade de inserção de novas práticas educativas no cotidiano escolar. Neste sentido, apresentamos a pedagogia de projetos enquanto uma forma diferenciada de trabalhar os conteúdos transversais de forma crítica e analítica, uma vez que se torna de fundamental importância questionar os modelos atuais de formação adotados nas escolas. Nossa perspectiva parte da inserção de temas ações participativas desenvolvidas no ambiente escolar buscando dinamizar e aprofundar a formação de maneira que a interdisciplinaridade seja um contraponto a organização fragmentada do conhecimento. Com base nas discussões realizadas, definimos algumas competências necessárias à formação do professor de geografia num contexto da educação ambiental integradora e realista.Palavras-chave: Educação ambiental. Geografia. Formação do professor. Universidade Federal de Sergipe2018-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1043510.47401/revisea.v6i2.10435Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 5 n. 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 9 - 18Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No. 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 9 - 18Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 Núm. 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 9 - 18Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 9 - 182359-499310.47401/revisea.v6i2reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/10435/8052Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Antonio CarlosSantos, Cristiane Alcântara de Jesus2020-09-28T18:27:56Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/10435Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2020-09-28T18:27:56Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Ambiental e a interdisciplinaridade no contexto da formação do professor de Geografia
title A Educação Ambiental e a interdisciplinaridade no contexto da formação do professor de Geografia
spellingShingle A Educação Ambiental e a interdisciplinaridade no contexto da formação do professor de Geografia
Campos, Antonio Carlos
title_short A Educação Ambiental e a interdisciplinaridade no contexto da formação do professor de Geografia
title_full A Educação Ambiental e a interdisciplinaridade no contexto da formação do professor de Geografia
title_fullStr A Educação Ambiental e a interdisciplinaridade no contexto da formação do professor de Geografia
title_full_unstemmed A Educação Ambiental e a interdisciplinaridade no contexto da formação do professor de Geografia
title_sort A Educação Ambiental e a interdisciplinaridade no contexto da formação do professor de Geografia
author Campos, Antonio Carlos
author_facet Campos, Antonio Carlos
Santos, Cristiane Alcântara de Jesus
author_role author
author2 Santos, Cristiane Alcântara de Jesus
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Antonio Carlos
Santos, Cristiane Alcântara de Jesus
description Este estudo apresenta uma discussão acerca do papel do professor de geografia como mediador do processo de ensino-aprendizagem. Como objeto central, utilizamos a educação ambiental como possibilidade de inserção de novas práticas educativas no cotidiano escolar. Neste sentido, apresentamos a pedagogia de projetos enquanto uma forma diferenciada de trabalhar os conteúdos transversais de forma crítica e analítica, uma vez que se torna de fundamental importância questionar os modelos atuais de formação adotados nas escolas. Nossa perspectiva parte da inserção de temas ações participativas desenvolvidas no ambiente escolar buscando dinamizar e aprofundar a formação de maneira que a interdisciplinaridade seja um contraponto a organização fragmentada do conhecimento. Com base nas discussões realizadas, definimos algumas competências necessárias à formação do professor de geografia num contexto da educação ambiental integradora e realista.Palavras-chave: Educação ambiental. Geografia. Formação do professor. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/10435
10.47401/revisea.v6i2.10435
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/10435
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v6i2.10435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/10435/8052
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 5 n. 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 9 - 18
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No. 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 9 - 18
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 Núm. 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 9 - 18
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 9 - 18
2359-4993
10.47401/revisea.v6i2
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213182595072