A Educação Ambiental e a interdisciplinaridade no contexto da formação do professor de Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/10435 |
Resumo: | Este estudo apresenta uma discussão acerca do papel do professor de geografia como mediador do processo de ensino-aprendizagem. Como objeto central, utilizamos a educação ambiental como possibilidade de inserção de novas práticas educativas no cotidiano escolar. Neste sentido, apresentamos a pedagogia de projetos enquanto uma forma diferenciada de trabalhar os conteúdos transversais de forma crítica e analítica, uma vez que se torna de fundamental importância questionar os modelos atuais de formação adotados nas escolas. Nossa perspectiva parte da inserção de temas ações participativas desenvolvidas no ambiente escolar buscando dinamizar e aprofundar a formação de maneira que a interdisciplinaridade seja um contraponto a organização fragmentada do conhecimento. Com base nas discussões realizadas, definimos algumas competências necessárias à formação do professor de geografia num contexto da educação ambiental integradora e realista.Palavras-chave: Educação ambiental. Geografia. Formação do professor. |
id |
UFS-11_a07ddc09b6a6854f520c948487a5e91b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/10435 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
A Educação Ambiental e a interdisciplinaridade no contexto da formação do professor de GeografiaEste estudo apresenta uma discussão acerca do papel do professor de geografia como mediador do processo de ensino-aprendizagem. Como objeto central, utilizamos a educação ambiental como possibilidade de inserção de novas práticas educativas no cotidiano escolar. Neste sentido, apresentamos a pedagogia de projetos enquanto uma forma diferenciada de trabalhar os conteúdos transversais de forma crítica e analítica, uma vez que se torna de fundamental importância questionar os modelos atuais de formação adotados nas escolas. Nossa perspectiva parte da inserção de temas ações participativas desenvolvidas no ambiente escolar buscando dinamizar e aprofundar a formação de maneira que a interdisciplinaridade seja um contraponto a organização fragmentada do conhecimento. Com base nas discussões realizadas, definimos algumas competências necessárias à formação do professor de geografia num contexto da educação ambiental integradora e realista.Palavras-chave: Educação ambiental. Geografia. Formação do professor. Universidade Federal de Sergipe2018-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1043510.47401/revisea.v6i2.10435Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 5 n. 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 9 - 18Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No. 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 9 - 18Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 Núm. 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 9 - 18Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 9 - 182359-499310.47401/revisea.v6i2reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/10435/8052Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Antonio CarlosSantos, Cristiane Alcântara de Jesus2020-09-28T18:27:56Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/10435Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2020-09-28T18:27:56Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação Ambiental e a interdisciplinaridade no contexto da formação do professor de Geografia |
title |
A Educação Ambiental e a interdisciplinaridade no contexto da formação do professor de Geografia |
spellingShingle |
A Educação Ambiental e a interdisciplinaridade no contexto da formação do professor de Geografia Campos, Antonio Carlos |
title_short |
A Educação Ambiental e a interdisciplinaridade no contexto da formação do professor de Geografia |
title_full |
A Educação Ambiental e a interdisciplinaridade no contexto da formação do professor de Geografia |
title_fullStr |
A Educação Ambiental e a interdisciplinaridade no contexto da formação do professor de Geografia |
title_full_unstemmed |
A Educação Ambiental e a interdisciplinaridade no contexto da formação do professor de Geografia |
title_sort |
A Educação Ambiental e a interdisciplinaridade no contexto da formação do professor de Geografia |
author |
Campos, Antonio Carlos |
author_facet |
Campos, Antonio Carlos Santos, Cristiane Alcântara de Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Cristiane Alcântara de Jesus |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Antonio Carlos Santos, Cristiane Alcântara de Jesus |
description |
Este estudo apresenta uma discussão acerca do papel do professor de geografia como mediador do processo de ensino-aprendizagem. Como objeto central, utilizamos a educação ambiental como possibilidade de inserção de novas práticas educativas no cotidiano escolar. Neste sentido, apresentamos a pedagogia de projetos enquanto uma forma diferenciada de trabalhar os conteúdos transversais de forma crítica e analítica, uma vez que se torna de fundamental importância questionar os modelos atuais de formação adotados nas escolas. Nossa perspectiva parte da inserção de temas ações participativas desenvolvidas no ambiente escolar buscando dinamizar e aprofundar a formação de maneira que a interdisciplinaridade seja um contraponto a organização fragmentada do conhecimento. Com base nas discussões realizadas, definimos algumas competências necessárias à formação do professor de geografia num contexto da educação ambiental integradora e realista.Palavras-chave: Educação ambiental. Geografia. Formação do professor. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/10435 10.47401/revisea.v6i2.10435 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/10435 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v6i2.10435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/10435/8052 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 5 n. 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 9 - 18 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No. 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 9 - 18 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 Núm. 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 9 - 18 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 9 - 18 2359-4993 10.47401/revisea.v6i2 reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213182595072 |