Alternativas metodológicas para o ensino de geografia no âmbito do Parque Nacional Serra de Itabaiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jadson de Jesus
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Phellipe Cunha da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3212
Resumo: O presente artigo tem por objetivo discutir sobre possíveis metodologias de ensino no âmbito da educação ambiental no Parque Nacional Serra de Itabaiana e mostrar a importância de práticas eficazes de educação nesse respectivo espaço geográfico. Essa discussão pode promover ações que incentivem a participação e o envolvimento de professores e alunos da disciplina de geografia das escolas públicas e particulares do município de Itabaiana e, indiscutivelmente, ajudar a manter e a preservar o rico patrimônio socioambiental do local. A metodologia de ensino voltada para a educação ambiental constitui-se em uma poderosa ferramenta no sentido de promover a conservação e a melhoria desse espaço. A importância de levar os alunos para outros ambientes fora da sala de aula, principalmente os naturais, é essencial para o aprendizado e conscientização sobre a importância da preservação do ambiente natural.Palavras-chave: educação ambiental; alternativas metodológicas; ensino de geografia.
id UFS-11_a0f42cdc0f31584978e736b85b516403
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3212
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Alternativas metodológicas para o ensino de geografia no âmbito do Parque Nacional Serra de ItabaianaEducação Ambiental; alternativas metodológicas; ensino de geografia.O presente artigo tem por objetivo discutir sobre possíveis metodologias de ensino no âmbito da educação ambiental no Parque Nacional Serra de Itabaiana e mostrar a importância de práticas eficazes de educação nesse respectivo espaço geográfico. Essa discussão pode promover ações que incentivem a participação e o envolvimento de professores e alunos da disciplina de geografia das escolas públicas e particulares do município de Itabaiana e, indiscutivelmente, ajudar a manter e a preservar o rico patrimônio socioambiental do local. A metodologia de ensino voltada para a educação ambiental constitui-se em uma poderosa ferramenta no sentido de promover a conservação e a melhoria desse espaço. A importância de levar os alunos para outros ambientes fora da sala de aula, principalmente os naturais, é essencial para o aprendizado e conscientização sobre a importância da preservação do ambiente natural.Palavras-chave: educação ambiental; alternativas metodológicas; ensino de geografia.Universidade Federal de Sergipe2014-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/321210.47401/revisea.v1i1.3212Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 1 n. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 118-130Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 No. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 118-130Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 Núm. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 118-130Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 No 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 118-1302359-499310.47401/revisea.v1i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3212/2816Santos, Jadson de JesusSilva, Phellipe Cunha dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-29T19:36:42Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3212Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-05-29T19:36:42Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Alternativas metodológicas para o ensino de geografia no âmbito do Parque Nacional Serra de Itabaiana
title Alternativas metodológicas para o ensino de geografia no âmbito do Parque Nacional Serra de Itabaiana
spellingShingle Alternativas metodológicas para o ensino de geografia no âmbito do Parque Nacional Serra de Itabaiana
Santos, Jadson de Jesus
Educação Ambiental; alternativas metodológicas; ensino de geografia.
title_short Alternativas metodológicas para o ensino de geografia no âmbito do Parque Nacional Serra de Itabaiana
title_full Alternativas metodológicas para o ensino de geografia no âmbito do Parque Nacional Serra de Itabaiana
title_fullStr Alternativas metodológicas para o ensino de geografia no âmbito do Parque Nacional Serra de Itabaiana
title_full_unstemmed Alternativas metodológicas para o ensino de geografia no âmbito do Parque Nacional Serra de Itabaiana
title_sort Alternativas metodológicas para o ensino de geografia no âmbito do Parque Nacional Serra de Itabaiana
author Santos, Jadson de Jesus
author_facet Santos, Jadson de Jesus
Silva, Phellipe Cunha da
author_role author
author2 Silva, Phellipe Cunha da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jadson de Jesus
Silva, Phellipe Cunha da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental; alternativas metodológicas; ensino de geografia.
topic Educação Ambiental; alternativas metodológicas; ensino de geografia.
description O presente artigo tem por objetivo discutir sobre possíveis metodologias de ensino no âmbito da educação ambiental no Parque Nacional Serra de Itabaiana e mostrar a importância de práticas eficazes de educação nesse respectivo espaço geográfico. Essa discussão pode promover ações que incentivem a participação e o envolvimento de professores e alunos da disciplina de geografia das escolas públicas e particulares do município de Itabaiana e, indiscutivelmente, ajudar a manter e a preservar o rico patrimônio socioambiental do local. A metodologia de ensino voltada para a educação ambiental constitui-se em uma poderosa ferramenta no sentido de promover a conservação e a melhoria desse espaço. A importância de levar os alunos para outros ambientes fora da sala de aula, principalmente os naturais, é essencial para o aprendizado e conscientização sobre a importância da preservação do ambiente natural.Palavras-chave: educação ambiental; alternativas metodológicas; ensino de geografia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3212
10.47401/revisea.v1i1.3212
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3212
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v1i1.3212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3212/2816
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 1 n. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 118-130
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 No. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 118-130
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 Núm. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 118-130
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 No 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 118-130
2359-4993
10.47401/revisea.v1i1
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213109194752