A educação ambiental no Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe – CODAP: concepções e práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17622 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo geral compreender como a EA está presente nas concepções e práticas dos docentes do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP). A pesquisa é de abordagem qualitativa, com inspiração fenomenológica. Constatou-se que dos oito entrevistados, cinco possuem uma concepção de Meio Ambiente naturalista e/ou antropocêntrica concebendo a EA num viés preservacionista e/ou conservacionista e três entendem o Meio Ambiente como complexo, percebendo a EA de maneira crítica. Concluiu-se, que as concepções que os docentes possuem de Meio Ambiente e EA fundamentam suas práticas. Desse modo, comprovou-se que a concepção naturalista de Meio Ambiente e preservacionista de EA, bem como, a antropocêntrica de Meio Ambiente e conservacionista de EA, motivou atividades pontuais e isoladas, promovendo um saber acrítico. Já as práticas realizadas de maneira crítica e contextualizada balizaram-se num entendimento que vê o Meio Ambiente como complexo e EA numa concepção crítica. |
id |
UFS-11_ba293e2aca358075411222ebfefd4a38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17622 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação ambiental no Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe – CODAP: concepções e práticasCODAP.Educação AmbientalInterdisciplinaridadePráticas DocentesO presente artigo tem como objetivo geral compreender como a EA está presente nas concepções e práticas dos docentes do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP). A pesquisa é de abordagem qualitativa, com inspiração fenomenológica. Constatou-se que dos oito entrevistados, cinco possuem uma concepção de Meio Ambiente naturalista e/ou antropocêntrica concebendo a EA num viés preservacionista e/ou conservacionista e três entendem o Meio Ambiente como complexo, percebendo a EA de maneira crítica. Concluiu-se, que as concepções que os docentes possuem de Meio Ambiente e EA fundamentam suas práticas. Desse modo, comprovou-se que a concepção naturalista de Meio Ambiente e preservacionista de EA, bem como, a antropocêntrica de Meio Ambiente e conservacionista de EA, motivou atividades pontuais e isoladas, promovendo um saber acrítico. Já as práticas realizadas de maneira crítica e contextualizada balizaram-se num entendimento que vê o Meio Ambiente como complexo e EA numa concepção crítica.Universidade Federal de Sergipe2022-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1762210.47401/revisea.v8i2.17622Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 8 n. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-11Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-11Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 Núm. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-11Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-112359-499310.47401/revisea.v8i2reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17622/12844Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessEliane Terezinha Farias DominguesMaria Inêz Oliveira Araújo2022-06-27T23:56:45Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17622Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2022-06-27T23:56:45Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação ambiental no Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe – CODAP: concepções e práticas |
title |
A educação ambiental no Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe – CODAP: concepções e práticas |
spellingShingle |
A educação ambiental no Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe – CODAP: concepções e práticas Eliane Terezinha Farias Domingues CODAP. Educação Ambiental Interdisciplinaridade Práticas Docentes |
title_short |
A educação ambiental no Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe – CODAP: concepções e práticas |
title_full |
A educação ambiental no Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe – CODAP: concepções e práticas |
title_fullStr |
A educação ambiental no Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe – CODAP: concepções e práticas |
title_full_unstemmed |
A educação ambiental no Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe – CODAP: concepções e práticas |
title_sort |
A educação ambiental no Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe – CODAP: concepções e práticas |
author |
Eliane Terezinha Farias Domingues |
author_facet |
Eliane Terezinha Farias Domingues Maria Inêz Oliveira Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Maria Inêz Oliveira Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eliane Terezinha Farias Domingues Maria Inêz Oliveira Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CODAP. Educação Ambiental Interdisciplinaridade Práticas Docentes |
topic |
CODAP. Educação Ambiental Interdisciplinaridade Práticas Docentes |
description |
O presente artigo tem como objetivo geral compreender como a EA está presente nas concepções e práticas dos docentes do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP). A pesquisa é de abordagem qualitativa, com inspiração fenomenológica. Constatou-se que dos oito entrevistados, cinco possuem uma concepção de Meio Ambiente naturalista e/ou antropocêntrica concebendo a EA num viés preservacionista e/ou conservacionista e três entendem o Meio Ambiente como complexo, percebendo a EA de maneira crítica. Concluiu-se, que as concepções que os docentes possuem de Meio Ambiente e EA fundamentam suas práticas. Desse modo, comprovou-se que a concepção naturalista de Meio Ambiente e preservacionista de EA, bem como, a antropocêntrica de Meio Ambiente e conservacionista de EA, motivou atividades pontuais e isoladas, promovendo um saber acrítico. Já as práticas realizadas de maneira crítica e contextualizada balizaram-se num entendimento que vê o Meio Ambiente como complexo e EA numa concepção crítica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17622 10.47401/revisea.v8i2.17622 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17622 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v8i2.17622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17622/12844 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 8 n. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-11 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-11 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 Núm. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-11 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-11 2359-4993 10.47401/revisea.v8i2 reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213784477696 |