Percepción, riesgo y escuela: educación ambiental en torno a los riesgos geofísicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Giovana
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Souza Borges França , Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19070
Resumo: Os riscos ambientais afetam negativamente o cotidiano dos citadinos. Em alguns casos as pessoas não percebem esses riscos, mesmo vivenciando os processos de degradação por eles provocados. A educação ambiental pode ser entendida como um instrumento de sensibilização sobre os riscos ambientais. Esta pesquisa teve como objetivo verificar de que forma as escolas localizadas nos arredores dos riscos geofísicos (voçorocas e movimento de massa) integram em seus currículos projetos voltados à educação ambiental referentes a riscos ambientais. Para tanto, recorreu-se metodologicamente à análise documental. Como resultado verificou-se ausência nos PPP de propostas de educação ambiental e percepção de risco ambiental. Os documentos não abordam problemas ambientais que margeam as escolas ou as moradias dos escolares e não propõem ações educativas sobre os riscos. É preciso sensibilizar a equipe das escolas, a comunidade e os escolares da importância ambiental e social da percepção de risco, pois ela possibilita orientar tomadas de decisões da comunidade. Palavras Chaves: Educação Ambiental. Percepção Ambiental. Percepção de Risco. Projeto Político Pedagógico.
id UFS-11_c65b5e130ad2ca85e451dcd95f5c1587
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19070
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Percepción, riesgo y escuela: educación ambiental en torno a los riesgos geofísicosPerception, risks and schools: environmental education in the surroundings of geophysical risksPercepção, riscos e escolas: educação ambiental nos arredores dos riscos geofísicosEducação AmbientalPercepção AmbientalPercepção de RiscoProjeto Político PedagógicoEnvironmental EducationEnvironmental PerceptionPerception of RiskPedagogical Political ProjectEducación ambientalPercepción ambientalPercepción de riesgoProyecto político pedagógico.Os riscos ambientais afetam negativamente o cotidiano dos citadinos. Em alguns casos as pessoas não percebem esses riscos, mesmo vivenciando os processos de degradação por eles provocados. A educação ambiental pode ser entendida como um instrumento de sensibilização sobre os riscos ambientais. Esta pesquisa teve como objetivo verificar de que forma as escolas localizadas nos arredores dos riscos geofísicos (voçorocas e movimento de massa) integram em seus currículos projetos voltados à educação ambiental referentes a riscos ambientais. Para tanto, recorreu-se metodologicamente à análise documental. Como resultado verificou-se ausência nos PPP de propostas de educação ambiental e percepção de risco ambiental. Os documentos não abordam problemas ambientais que margeam as escolas ou as moradias dos escolares e não propõem ações educativas sobre os riscos. É preciso sensibilizar a equipe das escolas, a comunidade e os escolares da importância ambiental e social da percepção de risco, pois ela possibilita orientar tomadas de decisões da comunidade. Palavras Chaves: Educação Ambiental. Percepção Ambiental. Percepção de Risco. Projeto Político Pedagógico.Los riesgos ambientales afectan de forma negativa la vida cotidiana de los habitantes de la ciudad. En algunos casos las personas no se dan cuenta de esos riesgos, aún vivenciando los procesos de  deterioro provocados por ellos mismos.La educación ambiental puede entenderse como un instrumento de concienciación sobre los riesgos ambientales. Esta investigación tuvo como objetivo verificar de que forma las escuelas ubicadas en torno a los riesgos geofísicos,  ) barrancos y movimento de masa), integran en su plan de estudios proyectos volcados a la educación relacionados con los riesgos ambientales. Para ello se recurrió al análisis  metodológico de documentos. Como resultado hubo una ausencia en los PPP de propuestas de educación ambiental y percepción de riesgo ambiental. Los documentos no abordan los problemas ambientales que afectan a las escuelas o a las viviendas de los estudiantes y tampoco plantea acciones educativas sobre esos riesgos. Es necesario sensibilizar al equipo escolar, a la comunidad y a los estudiantes de la importacia ambiental y social de la percepción del riesgo, pues así permite una visión más precisa además de orientar la toma de decisiones de la comunidad.Environmental risks negatively affect the daily lives of city dwellers. In some cases, people do not perceive these risks, even experiencing the degradation processes caused by them. Environmental education can be understood as an instrument to raise awareness about environmental risks. This research aimed to verify how schools located in the surroundings of geophysical risks (gullies and mass movements) integrate projects aimed at environmental education related to environmental risks into their curricula. For this purpose, methodologically, document analysis was used. As a result, there was an absence in the PPP of proposals for environmental education and perception of environmental risk. The documents do not address environmental problems that affect schools or students' homes and do not propose educational actions on risks. It is necessary to make school staff, the community, and students aware of the environmental and social importance of risk perception, as it enables a more accurate vision, in addition to guiding community decision-makingUniversidade Federal de Sergipe2023-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1907010.47401/revisea.v10.19070Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 10 (2023): Publicação contínua; 1-15Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-15Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-15Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-152359-499310.47401/revisea.v10ireponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19070/14738https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19070/14739Copyright (c) 2023 Revista Sergipana de Educação Ambientalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTavares, GiovanaSouza Borges França , Carla2023-10-27T14:08:40Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19070Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-10-27T14:08:40Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepción, riesgo y escuela: educación ambiental en torno a los riesgos geofísicos
Perception, risks and schools: environmental education in the surroundings of geophysical risks
Percepção, riscos e escolas: educação ambiental nos arredores dos riscos geofísicos
title Percepción, riesgo y escuela: educación ambiental en torno a los riesgos geofísicos
spellingShingle Percepción, riesgo y escuela: educación ambiental en torno a los riesgos geofísicos
Tavares, Giovana
Educação Ambiental
Percepção Ambiental
Percepção de Risco
Projeto Político Pedagógico
Environmental Education
Environmental Perception
Perception of Risk
Pedagogical Political Project
Educación ambiental
Percepción ambiental
Percepción de riesgo
Proyecto político pedagógico.
title_short Percepción, riesgo y escuela: educación ambiental en torno a los riesgos geofísicos
title_full Percepción, riesgo y escuela: educación ambiental en torno a los riesgos geofísicos
title_fullStr Percepción, riesgo y escuela: educación ambiental en torno a los riesgos geofísicos
title_full_unstemmed Percepción, riesgo y escuela: educación ambiental en torno a los riesgos geofísicos
title_sort Percepción, riesgo y escuela: educación ambiental en torno a los riesgos geofísicos
author Tavares, Giovana
author_facet Tavares, Giovana
Souza Borges França , Carla
author_role author
author2 Souza Borges França , Carla
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Giovana
Souza Borges França , Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Percepção Ambiental
Percepção de Risco
Projeto Político Pedagógico
Environmental Education
Environmental Perception
Perception of Risk
Pedagogical Political Project
Educación ambiental
Percepción ambiental
Percepción de riesgo
Proyecto político pedagógico.
topic Educação Ambiental
Percepção Ambiental
Percepção de Risco
Projeto Político Pedagógico
Environmental Education
Environmental Perception
Perception of Risk
Pedagogical Political Project
Educación ambiental
Percepción ambiental
Percepción de riesgo
Proyecto político pedagógico.
description Os riscos ambientais afetam negativamente o cotidiano dos citadinos. Em alguns casos as pessoas não percebem esses riscos, mesmo vivenciando os processos de degradação por eles provocados. A educação ambiental pode ser entendida como um instrumento de sensibilização sobre os riscos ambientais. Esta pesquisa teve como objetivo verificar de que forma as escolas localizadas nos arredores dos riscos geofísicos (voçorocas e movimento de massa) integram em seus currículos projetos voltados à educação ambiental referentes a riscos ambientais. Para tanto, recorreu-se metodologicamente à análise documental. Como resultado verificou-se ausência nos PPP de propostas de educação ambiental e percepção de risco ambiental. Os documentos não abordam problemas ambientais que margeam as escolas ou as moradias dos escolares e não propõem ações educativas sobre os riscos. É preciso sensibilizar a equipe das escolas, a comunidade e os escolares da importância ambiental e social da percepção de risco, pois ela possibilita orientar tomadas de decisões da comunidade. Palavras Chaves: Educação Ambiental. Percepção Ambiental. Percepção de Risco. Projeto Político Pedagógico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19070
10.47401/revisea.v10.19070
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19070
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v10.19070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19070/14738
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19070/14739
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Sergipana de Educação Ambiental
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Sergipana de Educação Ambiental
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 10 (2023): Publicação contínua; 1-15
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-15
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-15
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-15
2359-4993
10.47401/revisea.v10i
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213841100800