Percepción, riesgo y escuela: educación ambiental en torno a los riesgos geofísicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19070 |
Resumo: | Os riscos ambientais afetam negativamente o cotidiano dos citadinos. Em alguns casos as pessoas não percebem esses riscos, mesmo vivenciando os processos de degradação por eles provocados. A educação ambiental pode ser entendida como um instrumento de sensibilização sobre os riscos ambientais. Esta pesquisa teve como objetivo verificar de que forma as escolas localizadas nos arredores dos riscos geofísicos (voçorocas e movimento de massa) integram em seus currículos projetos voltados à educação ambiental referentes a riscos ambientais. Para tanto, recorreu-se metodologicamente à análise documental. Como resultado verificou-se ausência nos PPP de propostas de educação ambiental e percepção de risco ambiental. Os documentos não abordam problemas ambientais que margeam as escolas ou as moradias dos escolares e não propõem ações educativas sobre os riscos. É preciso sensibilizar a equipe das escolas, a comunidade e os escolares da importância ambiental e social da percepção de risco, pois ela possibilita orientar tomadas de decisões da comunidade. Palavras Chaves: Educação Ambiental. Percepção Ambiental. Percepção de Risco. Projeto Político Pedagógico. |
id |
UFS-11_c65b5e130ad2ca85e451dcd95f5c1587 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19070 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepción, riesgo y escuela: educación ambiental en torno a los riesgos geofísicosPerception, risks and schools: environmental education in the surroundings of geophysical risksPercepção, riscos e escolas: educação ambiental nos arredores dos riscos geofísicosEducação AmbientalPercepção AmbientalPercepção de RiscoProjeto Político PedagógicoEnvironmental EducationEnvironmental PerceptionPerception of RiskPedagogical Political ProjectEducación ambientalPercepción ambientalPercepción de riesgoProyecto político pedagógico.Os riscos ambientais afetam negativamente o cotidiano dos citadinos. Em alguns casos as pessoas não percebem esses riscos, mesmo vivenciando os processos de degradação por eles provocados. A educação ambiental pode ser entendida como um instrumento de sensibilização sobre os riscos ambientais. Esta pesquisa teve como objetivo verificar de que forma as escolas localizadas nos arredores dos riscos geofísicos (voçorocas e movimento de massa) integram em seus currículos projetos voltados à educação ambiental referentes a riscos ambientais. Para tanto, recorreu-se metodologicamente à análise documental. Como resultado verificou-se ausência nos PPP de propostas de educação ambiental e percepção de risco ambiental. Os documentos não abordam problemas ambientais que margeam as escolas ou as moradias dos escolares e não propõem ações educativas sobre os riscos. É preciso sensibilizar a equipe das escolas, a comunidade e os escolares da importância ambiental e social da percepção de risco, pois ela possibilita orientar tomadas de decisões da comunidade. Palavras Chaves: Educação Ambiental. Percepção Ambiental. Percepção de Risco. Projeto Político Pedagógico.Los riesgos ambientales afectan de forma negativa la vida cotidiana de los habitantes de la ciudad. En algunos casos las personas no se dan cuenta de esos riesgos, aún vivenciando los procesos de deterioro provocados por ellos mismos.La educación ambiental puede entenderse como un instrumento de concienciación sobre los riesgos ambientales. Esta investigación tuvo como objetivo verificar de que forma las escuelas ubicadas en torno a los riesgos geofísicos, ) barrancos y movimento de masa), integran en su plan de estudios proyectos volcados a la educación relacionados con los riesgos ambientales. Para ello se recurrió al análisis metodológico de documentos. Como resultado hubo una ausencia en los PPP de propuestas de educación ambiental y percepción de riesgo ambiental. Los documentos no abordan los problemas ambientales que afectan a las escuelas o a las viviendas de los estudiantes y tampoco plantea acciones educativas sobre esos riesgos. Es necesario sensibilizar al equipo escolar, a la comunidad y a los estudiantes de la importacia ambiental y social de la percepción del riesgo, pues así permite una visión más precisa además de orientar la toma de decisiones de la comunidad.Environmental risks negatively affect the daily lives of city dwellers. In some cases, people do not perceive these risks, even experiencing the degradation processes caused by them. Environmental education can be understood as an instrument to raise awareness about environmental risks. This research aimed to verify how schools located in the surroundings of geophysical risks (gullies and mass movements) integrate projects aimed at environmental education related to environmental risks into their curricula. For this purpose, methodologically, document analysis was used. As a result, there was an absence in the PPP of proposals for environmental education and perception of environmental risk. The documents do not address environmental problems that affect schools or students' homes and do not propose educational actions on risks. It is necessary to make school staff, the community, and students aware of the environmental and social importance of risk perception, as it enables a more accurate vision, in addition to guiding community decision-makingUniversidade Federal de Sergipe2023-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1907010.47401/revisea.v10.19070Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 10 (2023): Publicação contínua; 1-15Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-15Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-15Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-152359-499310.47401/revisea.v10ireponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19070/14738https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19070/14739Copyright (c) 2023 Revista Sergipana de Educação Ambientalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTavares, GiovanaSouza Borges França , Carla2023-10-27T14:08:40Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19070Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-10-27T14:08:40Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepción, riesgo y escuela: educación ambiental en torno a los riesgos geofísicos Perception, risks and schools: environmental education in the surroundings of geophysical risks Percepção, riscos e escolas: educação ambiental nos arredores dos riscos geofísicos |
title |
Percepción, riesgo y escuela: educación ambiental en torno a los riesgos geofísicos |
spellingShingle |
Percepción, riesgo y escuela: educación ambiental en torno a los riesgos geofísicos Tavares, Giovana Educação Ambiental Percepção Ambiental Percepção de Risco Projeto Político Pedagógico Environmental Education Environmental Perception Perception of Risk Pedagogical Political Project Educación ambiental Percepción ambiental Percepción de riesgo Proyecto político pedagógico. |
title_short |
Percepción, riesgo y escuela: educación ambiental en torno a los riesgos geofísicos |
title_full |
Percepción, riesgo y escuela: educación ambiental en torno a los riesgos geofísicos |
title_fullStr |
Percepción, riesgo y escuela: educación ambiental en torno a los riesgos geofísicos |
title_full_unstemmed |
Percepción, riesgo y escuela: educación ambiental en torno a los riesgos geofísicos |
title_sort |
Percepción, riesgo y escuela: educación ambiental en torno a los riesgos geofísicos |
author |
Tavares, Giovana |
author_facet |
Tavares, Giovana Souza Borges França , Carla |
author_role |
author |
author2 |
Souza Borges França , Carla |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Giovana Souza Borges França , Carla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Percepção Ambiental Percepção de Risco Projeto Político Pedagógico Environmental Education Environmental Perception Perception of Risk Pedagogical Political Project Educación ambiental Percepción ambiental Percepción de riesgo Proyecto político pedagógico. |
topic |
Educação Ambiental Percepção Ambiental Percepção de Risco Projeto Político Pedagógico Environmental Education Environmental Perception Perception of Risk Pedagogical Political Project Educación ambiental Percepción ambiental Percepción de riesgo Proyecto político pedagógico. |
description |
Os riscos ambientais afetam negativamente o cotidiano dos citadinos. Em alguns casos as pessoas não percebem esses riscos, mesmo vivenciando os processos de degradação por eles provocados. A educação ambiental pode ser entendida como um instrumento de sensibilização sobre os riscos ambientais. Esta pesquisa teve como objetivo verificar de que forma as escolas localizadas nos arredores dos riscos geofísicos (voçorocas e movimento de massa) integram em seus currículos projetos voltados à educação ambiental referentes a riscos ambientais. Para tanto, recorreu-se metodologicamente à análise documental. Como resultado verificou-se ausência nos PPP de propostas de educação ambiental e percepção de risco ambiental. Os documentos não abordam problemas ambientais que margeam as escolas ou as moradias dos escolares e não propõem ações educativas sobre os riscos. É preciso sensibilizar a equipe das escolas, a comunidade e os escolares da importância ambiental e social da percepção de risco, pois ela possibilita orientar tomadas de decisões da comunidade. Palavras Chaves: Educação Ambiental. Percepção Ambiental. Percepção de Risco. Projeto Político Pedagógico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19070 10.47401/revisea.v10.19070 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19070 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v10.19070 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19070/14738 https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19070/14739 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Sergipana de Educação Ambiental https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Sergipana de Educação Ambiental https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 10 (2023): Publicação contínua; 1-15 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-15 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-15 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-15 2359-4993 10.47401/revisea.v10i reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213841100800 |