Educação ambiental na formação do engenheiro agrônomo: : reflexões à luz do materialismo histórico dialético e do pensamento freireano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Cirdes Nunes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araújo, Monica Lopes Folena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9799
Resumo: Este trabalho consiste numa pesquisa bibliográfica,onde são trazidas algumas reflexões em tornodo materialismo histórico dialético, como fundamentaçãofilosófica e epistemológica que serviráde base teórico-metodológica para nossa pesquisadoutoral que tem como tema a educação ambiental(EA) na formação agronômica, no contextode uma universidade pública no Brasil. Nelesão analisadas algumas contribuições presentesno pensamento de Karl Marx e que serviram deinspiração para Paulo Freire na perspectiva daEA transformadora, emancipatória, voltada àformação de profissionais comprometidos com asustentabilidade. Todavia, diversos autores apontama fragilidade com que a EA é abordada naformação dos engenheiros agrônomos, devido àênfase tecnicista que prevalece na maioria doscursos ofertados no país, aspecto motivador à realizaçãodeste estudo.
id UFS-11_c8b57cc132a627f1fee1a76a37f90119
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9799
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Educação ambiental na formação do engenheiro agrônomo: : reflexões à luz do materialismo histórico dialético e do pensamento freireano.Este trabalho consiste numa pesquisa bibliográfica,onde são trazidas algumas reflexões em tornodo materialismo histórico dialético, como fundamentaçãofilosófica e epistemológica que serviráde base teórico-metodológica para nossa pesquisadoutoral que tem como tema a educação ambiental(EA) na formação agronômica, no contextode uma universidade pública no Brasil. Nelesão analisadas algumas contribuições presentesno pensamento de Karl Marx e que serviram deinspiração para Paulo Freire na perspectiva daEA transformadora, emancipatória, voltada àformação de profissionais comprometidos com asustentabilidade. Todavia, diversos autores apontama fragilidade com que a EA é abordada naformação dos engenheiros agrônomos, devido àênfase tecnicista que prevalece na maioria doscursos ofertados no país, aspecto motivador à realizaçãodeste estudo.Universidade Federal de Sergipe2018-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/979910.47401/revisea.v5i1.9799Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 5 n. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 45 - 54Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 45 - 54Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 Núm. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 45 - 54Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 45 - 542359-499310.47401/revisea.v5i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9799/7559Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Cirdes NunesAraújo, Monica Lopes Folena2023-05-29T14:04:47Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9799Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-05-29T14:04:47Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental na formação do engenheiro agrônomo: : reflexões à luz do materialismo histórico dialético e do pensamento freireano
title Educação ambiental na formação do engenheiro agrônomo: : reflexões à luz do materialismo histórico dialético e do pensamento freireano
spellingShingle Educação ambiental na formação do engenheiro agrônomo: : reflexões à luz do materialismo histórico dialético e do pensamento freireano
Moreira, Cirdes Nunes
.
title_short Educação ambiental na formação do engenheiro agrônomo: : reflexões à luz do materialismo histórico dialético e do pensamento freireano
title_full Educação ambiental na formação do engenheiro agrônomo: : reflexões à luz do materialismo histórico dialético e do pensamento freireano
title_fullStr Educação ambiental na formação do engenheiro agrônomo: : reflexões à luz do materialismo histórico dialético e do pensamento freireano
title_full_unstemmed Educação ambiental na formação do engenheiro agrônomo: : reflexões à luz do materialismo histórico dialético e do pensamento freireano
title_sort Educação ambiental na formação do engenheiro agrônomo: : reflexões à luz do materialismo histórico dialético e do pensamento freireano
author Moreira, Cirdes Nunes
author_facet Moreira, Cirdes Nunes
Araújo, Monica Lopes Folena
author_role author
author2 Araújo, Monica Lopes Folena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Cirdes Nunes
Araújo, Monica Lopes Folena
dc.subject.por.fl_str_mv .
topic .
description Este trabalho consiste numa pesquisa bibliográfica,onde são trazidas algumas reflexões em tornodo materialismo histórico dialético, como fundamentaçãofilosófica e epistemológica que serviráde base teórico-metodológica para nossa pesquisadoutoral que tem como tema a educação ambiental(EA) na formação agronômica, no contextode uma universidade pública no Brasil. Nelesão analisadas algumas contribuições presentesno pensamento de Karl Marx e que serviram deinspiração para Paulo Freire na perspectiva daEA transformadora, emancipatória, voltada àformação de profissionais comprometidos com asustentabilidade. Todavia, diversos autores apontama fragilidade com que a EA é abordada naformação dos engenheiros agrônomos, devido àênfase tecnicista que prevalece na maioria doscursos ofertados no país, aspecto motivador à realizaçãodeste estudo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9799
10.47401/revisea.v5i1.9799
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9799
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v5i1.9799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9799/7559
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 5 n. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 45 - 54
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 45 - 54
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 Núm. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 45 - 54
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 45 - 54
2359-4993
10.47401/revisea.v5i1
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213175255040