Educação ambiental na formação do engenheiro agrônomo: : reflexões à luz do materialismo histórico dialético e do pensamento freireano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9799 |
Resumo: | Este trabalho consiste numa pesquisa bibliográfica,onde são trazidas algumas reflexões em tornodo materialismo histórico dialético, como fundamentaçãofilosófica e epistemológica que serviráde base teórico-metodológica para nossa pesquisadoutoral que tem como tema a educação ambiental(EA) na formação agronômica, no contextode uma universidade pública no Brasil. Nelesão analisadas algumas contribuições presentesno pensamento de Karl Marx e que serviram deinspiração para Paulo Freire na perspectiva daEA transformadora, emancipatória, voltada àformação de profissionais comprometidos com asustentabilidade. Todavia, diversos autores apontama fragilidade com que a EA é abordada naformação dos engenheiros agrônomos, devido àênfase tecnicista que prevalece na maioria doscursos ofertados no país, aspecto motivador à realizaçãodeste estudo. |
id |
UFS-11_c8b57cc132a627f1fee1a76a37f90119 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9799 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental na formação do engenheiro agrônomo: : reflexões à luz do materialismo histórico dialético e do pensamento freireano.Este trabalho consiste numa pesquisa bibliográfica,onde são trazidas algumas reflexões em tornodo materialismo histórico dialético, como fundamentaçãofilosófica e epistemológica que serviráde base teórico-metodológica para nossa pesquisadoutoral que tem como tema a educação ambiental(EA) na formação agronômica, no contextode uma universidade pública no Brasil. Nelesão analisadas algumas contribuições presentesno pensamento de Karl Marx e que serviram deinspiração para Paulo Freire na perspectiva daEA transformadora, emancipatória, voltada àformação de profissionais comprometidos com asustentabilidade. Todavia, diversos autores apontama fragilidade com que a EA é abordada naformação dos engenheiros agrônomos, devido àênfase tecnicista que prevalece na maioria doscursos ofertados no país, aspecto motivador à realizaçãodeste estudo.Universidade Federal de Sergipe2018-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/979910.47401/revisea.v5i1.9799Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 5 n. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 45 - 54Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 45 - 54Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 Núm. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 45 - 54Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 45 - 542359-499310.47401/revisea.v5i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9799/7559Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Cirdes NunesAraújo, Monica Lopes Folena2023-05-29T14:04:47Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9799Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-05-29T14:04:47Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental na formação do engenheiro agrônomo: : reflexões à luz do materialismo histórico dialético e do pensamento freireano |
title |
Educação ambiental na formação do engenheiro agrônomo: : reflexões à luz do materialismo histórico dialético e do pensamento freireano |
spellingShingle |
Educação ambiental na formação do engenheiro agrônomo: : reflexões à luz do materialismo histórico dialético e do pensamento freireano Moreira, Cirdes Nunes . |
title_short |
Educação ambiental na formação do engenheiro agrônomo: : reflexões à luz do materialismo histórico dialético e do pensamento freireano |
title_full |
Educação ambiental na formação do engenheiro agrônomo: : reflexões à luz do materialismo histórico dialético e do pensamento freireano |
title_fullStr |
Educação ambiental na formação do engenheiro agrônomo: : reflexões à luz do materialismo histórico dialético e do pensamento freireano |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental na formação do engenheiro agrônomo: : reflexões à luz do materialismo histórico dialético e do pensamento freireano |
title_sort |
Educação ambiental na formação do engenheiro agrônomo: : reflexões à luz do materialismo histórico dialético e do pensamento freireano |
author |
Moreira, Cirdes Nunes |
author_facet |
Moreira, Cirdes Nunes Araújo, Monica Lopes Folena |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Monica Lopes Folena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Cirdes Nunes Araújo, Monica Lopes Folena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
. |
topic |
. |
description |
Este trabalho consiste numa pesquisa bibliográfica,onde são trazidas algumas reflexões em tornodo materialismo histórico dialético, como fundamentaçãofilosófica e epistemológica que serviráde base teórico-metodológica para nossa pesquisadoutoral que tem como tema a educação ambiental(EA) na formação agronômica, no contextode uma universidade pública no Brasil. Nelesão analisadas algumas contribuições presentesno pensamento de Karl Marx e que serviram deinspiração para Paulo Freire na perspectiva daEA transformadora, emancipatória, voltada àformação de profissionais comprometidos com asustentabilidade. Todavia, diversos autores apontama fragilidade com que a EA é abordada naformação dos engenheiros agrônomos, devido àênfase tecnicista que prevalece na maioria doscursos ofertados no país, aspecto motivador à realizaçãodeste estudo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9799 10.47401/revisea.v5i1.9799 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9799 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v5i1.9799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9799/7559 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 5 n. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 45 - 54 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 45 - 54 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 Núm. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 45 - 54 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 45 - 54 2359-4993 10.47401/revisea.v5i1 reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213175255040 |