A dimensão ambiental na proposta pedagógico-curricular para a formação de pedagogos e pedagogas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cássia Machado Ribeiro Dantas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Maria Inêz Oliveira Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/16065
Resumo: A pedagogia como campo de conhecimento e investigação ou ciência prática da educação que estuda o fenômeno educativo em sua globalidade/complexidade perpassa a implementação da Educação Ambiental. Este texto objetiva explicitar como a proposta pedagógico-curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS)/São Cristóvão contribui para a formação de professores(as) na perspectiva ambiental. Para tanto, foi analisado o Projeto Pedagógico (PPC), bem como o currículo do curso supracitado. Verificou-se que as contribuições do conhecimento ambiental-ecológico para o campo da Educação Ambiental são incipientes e se conjectura sua possibilidade a partir da disciplina Educação e Ética Ambiental, a qual compõe o núcleo de estudos básicos e, mais especificamente, o eixo campos do conhecimento educacional, uma vez que esse núcleo articulará princípios e concepções de diferentes áreas do conhecimento com pertinência ao campo da pedagogia e dos estudos das relações entre a educação e as problemáticas centrais da sociedade contemporânea, dentre elas a sustentabilidade.
id UFS-11_ca1be42a9124da452689997de3865e0c
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16065
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling A dimensão ambiental na proposta pedagógico-curricular para a formação de pedagogos e pedagogasEducação AmbientalFormação inicialPedagogiaA pedagogia como campo de conhecimento e investigação ou ciência prática da educação que estuda o fenômeno educativo em sua globalidade/complexidade perpassa a implementação da Educação Ambiental. Este texto objetiva explicitar como a proposta pedagógico-curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS)/São Cristóvão contribui para a formação de professores(as) na perspectiva ambiental. Para tanto, foi analisado o Projeto Pedagógico (PPC), bem como o currículo do curso supracitado. Verificou-se que as contribuições do conhecimento ambiental-ecológico para o campo da Educação Ambiental são incipientes e se conjectura sua possibilidade a partir da disciplina Educação e Ética Ambiental, a qual compõe o núcleo de estudos básicos e, mais especificamente, o eixo campos do conhecimento educacional, uma vez que esse núcleo articulará princípios e concepções de diferentes áreas do conhecimento com pertinência ao campo da pedagogia e dos estudos das relações entre a educação e as problemáticas centrais da sociedade contemporânea, dentre elas a sustentabilidade.La pedagogía como campo de conocimiento e investigación o ciencia práctica de la educación que estudia las acciones educativas impregna la implementación de la educación ambiental. Este texto tiene como objetivo explicar los aportes de los conceptos ecológicos al proceso educativo desde una perspectiva ambiental, presente en la propuesta pedagógico-curricular del curso de Pedagogía de la Universidad Federal de Sergipe (UFS)/São Cristóvão. Por tanto, se analizó el Proyecto Pedagógico, así como el plan de estudios del curso mencionado. Encontramos que los aportes del conocimiento ambiental-ecológico al campo de la educación ambiental son incipientes y su posibilidad se conjetura a partir de la asignatura Educación y Ética Ambiental, que conforma el núcleo de los estudios básicos y, en concreto, el eje de los campos del conocimiento educativo. , desde este núcleo, articulará principios y concepciones de diferentes áreas del conocimiento relevantes para el campo de la pedagogía y estudios de las relaciones entre la educación y los problemas centrales de la sociedad contemporánea, incluida la sostenibilidad.Pedagogy as a field of knowledge and investigation or practical science of education that studies educational actions permeates the implementation of environmental education. This text aims to explain the contributions of ecological concepts to the educational process from an environmental perspective, present in the pedagogical-curricular proposal of the Pedagogy course at the Federal University of Sergipe (UFS)/São Cristóvão. Therefore, the Pedagogical Project was analyzed, as well as the curriculum of the aforementioned course. We found that the contributions of environmental-ecological knowledge to the field of environmental education are incipient and its possibility is conjectured from the subject Environmental Education and Ethics, which makes up the core of basic studies and, specifically, the axis of fields of educational knowledge , since this nucleus, will articulate principles and conceptions of different areas of knowledge relevant to the field of pedagogy and studies of the relations between education and the central problems of contemporary society, including sustainability.Universidade Federal de Sergipe2021-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1606510.47401/revisea.v8i1.16065Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 8 n. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-18Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-18Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 Núm. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-18Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-182359-499310.47401/revisea.v8i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/16065/11972Copyright (c) 2021 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCássia Machado Ribeiro DantasMaria Inêz Oliveira Araújo2021-11-11T19:09:16Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16065Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2021-11-11T19:09:16Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão ambiental na proposta pedagógico-curricular para a formação de pedagogos e pedagogas
title A dimensão ambiental na proposta pedagógico-curricular para a formação de pedagogos e pedagogas
spellingShingle A dimensão ambiental na proposta pedagógico-curricular para a formação de pedagogos e pedagogas
Cássia Machado Ribeiro Dantas
Educação Ambiental
Formação inicial
Pedagogia
title_short A dimensão ambiental na proposta pedagógico-curricular para a formação de pedagogos e pedagogas
title_full A dimensão ambiental na proposta pedagógico-curricular para a formação de pedagogos e pedagogas
title_fullStr A dimensão ambiental na proposta pedagógico-curricular para a formação de pedagogos e pedagogas
title_full_unstemmed A dimensão ambiental na proposta pedagógico-curricular para a formação de pedagogos e pedagogas
title_sort A dimensão ambiental na proposta pedagógico-curricular para a formação de pedagogos e pedagogas
author Cássia Machado Ribeiro Dantas
author_facet Cássia Machado Ribeiro Dantas
Maria Inêz Oliveira Araújo
author_role author
author2 Maria Inêz Oliveira Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cássia Machado Ribeiro Dantas
Maria Inêz Oliveira Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Formação inicial
Pedagogia
topic Educação Ambiental
Formação inicial
Pedagogia
description A pedagogia como campo de conhecimento e investigação ou ciência prática da educação que estuda o fenômeno educativo em sua globalidade/complexidade perpassa a implementação da Educação Ambiental. Este texto objetiva explicitar como a proposta pedagógico-curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS)/São Cristóvão contribui para a formação de professores(as) na perspectiva ambiental. Para tanto, foi analisado o Projeto Pedagógico (PPC), bem como o currículo do curso supracitado. Verificou-se que as contribuições do conhecimento ambiental-ecológico para o campo da Educação Ambiental são incipientes e se conjectura sua possibilidade a partir da disciplina Educação e Ética Ambiental, a qual compõe o núcleo de estudos básicos e, mais especificamente, o eixo campos do conhecimento educacional, uma vez que esse núcleo articulará princípios e concepções de diferentes áreas do conhecimento com pertinência ao campo da pedagogia e dos estudos das relações entre a educação e as problemáticas centrais da sociedade contemporânea, dentre elas a sustentabilidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/16065
10.47401/revisea.v8i1.16065
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/16065
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v8i1.16065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/16065/11972
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 8 n. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-18
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-18
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 Núm. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-18
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-18
2359-4993
10.47401/revisea.v8i1
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213761409024