A formação do pedagogo em reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Lia Machado Fiuza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sousa, Francisca Genifer Andrade de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8600
Resumo: Objetivou-se compreender como os professores do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) percebem a formação do pedagogo por eles desenvolvida. A pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizou história oral temática como instrumento de coleta de dados, o que possibilitou entrevistar oito docentes do curso de Pedagogia, vinculado ao Centro de Educação da UECE. As oralidades foram gravadas, transcritas, textualizadas e validadas para posterior análise categórica. Emergiram três categorias: Atuação docente; Formação pedagógica e saberes docente; Pensamento crítico e reflexivo. Constou-se, na compreensão dos professores, o predomínio do entendimento de que o pedagogo era prioritariamente professor da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, invisibilizando outros importantes campos de atuação desse profissional – hospitais, empresas, sistemas sócios educativos. Valorização da formação generalista com ênfase aos aspectos pedagógicos e de uma atuação crítica e contextualizada. Discute-se que as constantes transformações no decorrer do processo formativo do pedagogo não colaboram para constituição de sua identidade como cientista da Educação.
id UNEB-5_82018c107ef33bc4a14cc1461fa487e9
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/8600
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling A formação do pedagogo em reflexãoFormação inicialPedagogiaFormação de professorObjetivou-se compreender como os professores do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) percebem a formação do pedagogo por eles desenvolvida. A pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizou história oral temática como instrumento de coleta de dados, o que possibilitou entrevistar oito docentes do curso de Pedagogia, vinculado ao Centro de Educação da UECE. As oralidades foram gravadas, transcritas, textualizadas e validadas para posterior análise categórica. Emergiram três categorias: Atuação docente; Formação pedagógica e saberes docente; Pensamento crítico e reflexivo. Constou-se, na compreensão dos professores, o predomínio do entendimento de que o pedagogo era prioritariamente professor da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, invisibilizando outros importantes campos de atuação desse profissional – hospitais, empresas, sistemas sócios educativos. Valorização da formação generalista com ênfase aos aspectos pedagógicos e de uma atuação crítica e contextualizada. Discute-se que as constantes transformações no decorrer do processo formativo do pedagogo não colaboram para constituição de sua identidade como cientista da Educação.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2021-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/860010.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.8600Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 3 (2021): Gestão da EAD; 171-1862177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v6.n3reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8600/9061https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8600/9611Copyright (c) 2021 Lia Machado Fiuza Fialho, Francisca Genifer Andrade de Sousahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFialho, Lia Machado FiuzaSousa, Francisca Genifer Andrade de2022-03-15T13:18:00Zoai:ojs.192.168.5.50:article/8600Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2022-03-15T13:18Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do pedagogo em reflexão
title A formação do pedagogo em reflexão
spellingShingle A formação do pedagogo em reflexão
Fialho, Lia Machado Fiuza
Formação inicial
Pedagogia
Formação de professor
title_short A formação do pedagogo em reflexão
title_full A formação do pedagogo em reflexão
title_fullStr A formação do pedagogo em reflexão
title_full_unstemmed A formação do pedagogo em reflexão
title_sort A formação do pedagogo em reflexão
author Fialho, Lia Machado Fiuza
author_facet Fialho, Lia Machado Fiuza
Sousa, Francisca Genifer Andrade de
author_role author
author2 Sousa, Francisca Genifer Andrade de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Lia Machado Fiuza
Sousa, Francisca Genifer Andrade de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial
Pedagogia
Formação de professor
topic Formação inicial
Pedagogia
Formação de professor
description Objetivou-se compreender como os professores do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) percebem a formação do pedagogo por eles desenvolvida. A pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizou história oral temática como instrumento de coleta de dados, o que possibilitou entrevistar oito docentes do curso de Pedagogia, vinculado ao Centro de Educação da UECE. As oralidades foram gravadas, transcritas, textualizadas e validadas para posterior análise categórica. Emergiram três categorias: Atuação docente; Formação pedagógica e saberes docente; Pensamento crítico e reflexivo. Constou-se, na compreensão dos professores, o predomínio do entendimento de que o pedagogo era prioritariamente professor da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, invisibilizando outros importantes campos de atuação desse profissional – hospitais, empresas, sistemas sócios educativos. Valorização da formação generalista com ênfase aos aspectos pedagógicos e de uma atuação crítica e contextualizada. Discute-se que as constantes transformações no decorrer do processo formativo do pedagogo não colaboram para constituição de sua identidade como cientista da Educação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8600
10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.8600
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8600
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.8600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8600/9061
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8600/9611
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Lia Machado Fiuza Fialho, Francisca Genifer Andrade de Sousa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Lia Machado Fiuza Fialho, Francisca Genifer Andrade de Sousa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 3 (2021): Gestão da EAD; 171-186
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v6.n3
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117901881344