A QUESTÃO DA IDENTIDADE HOMEM-NATUREZA E SUAS PERSPECTIVAS A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/11672 |
Resumo: | O texto enseja apresentar reflexões teóricas no tocante ao estudo sobre a questão da identidade homem-natureza a partir do contexto sócio-histórico determinado pela relação do gênero humano com o meio ambiente até a contemporaneidade. Para isso, analisamos dialeticamente o movimento das contradições existentes em face ao desenvolvimento humano enquanto sociedade permeada na sua identidade estabelecida com o meio ambiente. Destarte, breves considerações foram destacadas na discussão acerca da identidade socioambiental contemporânea a ser constituída a partir do viés da Educação Ambiental como possibilidade instrumental epistemológica para a construção de um paradigma ecológico que venha delinear um percurso embasado na sustentabilidade socioambiental. |
id |
UFS-11_d0254d6365dbc1346e70c82f02a8d789 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11672 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
A QUESTÃO DA IDENTIDADE HOMEM-NATUREZA E SUAS PERSPECTIVAS A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTALO texto enseja apresentar reflexões teóricas no tocante ao estudo sobre a questão da identidade homem-natureza a partir do contexto sócio-histórico determinado pela relação do gênero humano com o meio ambiente até a contemporaneidade. Para isso, analisamos dialeticamente o movimento das contradições existentes em face ao desenvolvimento humano enquanto sociedade permeada na sua identidade estabelecida com o meio ambiente. Destarte, breves considerações foram destacadas na discussão acerca da identidade socioambiental contemporânea a ser constituída a partir do viés da Educação Ambiental como possibilidade instrumental epistemológica para a construção de um paradigma ecológico que venha delinear um percurso embasado na sustentabilidade socioambiental. Universidade Federal de Sergipe2019-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1167210.47401/revisea.v7i1.11672Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 6 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 9 a 20Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 6 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 9 a 20Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 6 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 9 a 20Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 6 No 1 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 9 a 202359-499310.47401/revisea.v7i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/11672/8840Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Reis Guiometti, Analúcia Buenoda Silva, Tatiane Pereira2024-03-08T15:27:10Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11672Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2024-03-08T15:27:10Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A QUESTÃO DA IDENTIDADE HOMEM-NATUREZA E SUAS PERSPECTIVAS A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title |
A QUESTÃO DA IDENTIDADE HOMEM-NATUREZA E SUAS PERSPECTIVAS A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
spellingShingle |
A QUESTÃO DA IDENTIDADE HOMEM-NATUREZA E SUAS PERSPECTIVAS A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL dos Reis Guiometti, Analúcia Bueno |
title_short |
A QUESTÃO DA IDENTIDADE HOMEM-NATUREZA E SUAS PERSPECTIVAS A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full |
A QUESTÃO DA IDENTIDADE HOMEM-NATUREZA E SUAS PERSPECTIVAS A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_fullStr |
A QUESTÃO DA IDENTIDADE HOMEM-NATUREZA E SUAS PERSPECTIVAS A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
A QUESTÃO DA IDENTIDADE HOMEM-NATUREZA E SUAS PERSPECTIVAS A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_sort |
A QUESTÃO DA IDENTIDADE HOMEM-NATUREZA E SUAS PERSPECTIVAS A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
author |
dos Reis Guiometti, Analúcia Bueno |
author_facet |
dos Reis Guiometti, Analúcia Bueno da Silva, Tatiane Pereira |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Tatiane Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Reis Guiometti, Analúcia Bueno da Silva, Tatiane Pereira |
description |
O texto enseja apresentar reflexões teóricas no tocante ao estudo sobre a questão da identidade homem-natureza a partir do contexto sócio-histórico determinado pela relação do gênero humano com o meio ambiente até a contemporaneidade. Para isso, analisamos dialeticamente o movimento das contradições existentes em face ao desenvolvimento humano enquanto sociedade permeada na sua identidade estabelecida com o meio ambiente. Destarte, breves considerações foram destacadas na discussão acerca da identidade socioambiental contemporânea a ser constituída a partir do viés da Educação Ambiental como possibilidade instrumental epistemológica para a construção de um paradigma ecológico que venha delinear um percurso embasado na sustentabilidade socioambiental. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/11672 10.47401/revisea.v7i1.11672 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/11672 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v7i1.11672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/11672/8840 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 6 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 9 a 20 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 6 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 9 a 20 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 6 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 9 a 20 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 6 No 1 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 9 a 20 2359-4993 10.47401/revisea.v7i1 reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213194129408 |