Educação ambiental versus natureza humana do homo rapiens ao homo sapiens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Strieder, Roque
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3836
Resumo: Uma reflexão bibliográfica como contribuição/convite para criar uma mudança de mentalidade sobre a natureza humana como uma das condições para a construção e a vivência do cuidado ambiental. Uma vivência possível se a decisão estiver comprometida com a sensibilidade do cuidado estendida para todas as formas vivas. A problemática motivadora: que experiências formativas contribuem para criar desejos em direção à superação de entraves teóricos, filosóficos e teológicos, que ainda abastecem a ganância utilitarista e dominadora nas relações humanas para com a natureza? Como objetivo: verificar as possibilidades de oferecer experiências formativas que permitam a criação de desejos de cuidado e colaboração, no universo das relações humanas para com a natureza. Os resultados indicam que cuidar da natureza mostra-se mais difícil do que parece e pregar a preservação é mais importante do que praticar. Nosso imaginário deseja as benesses da tecnociência realimentando o antropocentrismo, enquanto continuamos com dificuldades para vivenciar a interdependência. Concluímos que as parcerias do racionalismo tecnocientífico com a economia e a lógica consumista, obstrui a sensibilidade do cuidado. Que a possibilidade da educação ambiental passa pela oportunidade de vivenciar imaginários não centrados no ser humano, mas que o incluam, restaurando a face da sensibilidade solidária para com a natureza e a vida nas suas mais diversas formas e manifestações.
id FURG_aaa42d9390f3a01f5534e52ee1e44a1d
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3836
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Educação ambiental versus natureza humana do homo rapiens ao homo sapiensEducação ambientalExperiências formativasCuidado e éticaEnvironmental educationFormative experiencesCare and ethicsUma reflexão bibliográfica como contribuição/convite para criar uma mudança de mentalidade sobre a natureza humana como uma das condições para a construção e a vivência do cuidado ambiental. Uma vivência possível se a decisão estiver comprometida com a sensibilidade do cuidado estendida para todas as formas vivas. A problemática motivadora: que experiências formativas contribuem para criar desejos em direção à superação de entraves teóricos, filosóficos e teológicos, que ainda abastecem a ganância utilitarista e dominadora nas relações humanas para com a natureza? Como objetivo: verificar as possibilidades de oferecer experiências formativas que permitam a criação de desejos de cuidado e colaboração, no universo das relações humanas para com a natureza. Os resultados indicam que cuidar da natureza mostra-se mais difícil do que parece e pregar a preservação é mais importante do que praticar. Nosso imaginário deseja as benesses da tecnociência realimentando o antropocentrismo, enquanto continuamos com dificuldades para vivenciar a interdependência. Concluímos que as parcerias do racionalismo tecnocientífico com a economia e a lógica consumista, obstrui a sensibilidade do cuidado. Que a possibilidade da educação ambiental passa pela oportunidade de vivenciar imaginários não centrados no ser humano, mas que o incluam, restaurando a face da sensibilidade solidária para com a natureza e a vida nas suas mais diversas formas e manifestações.A bibliographic reflection as a contribution/invitation to create a change in mindset about human nature as a condition for the construction and experience of environmental care. A possible experience if the decision is committed to the sensitivity of the care extended to all living forms. The motivating problem: what formative experiences contribute to create desires in relation to the overcoming of theoretical, philosophical and theological barriers that still supply the utilitarian and domineering greed in human relations towards nature? Objective: verify the possibilities of providing formative experiences that enable the creation of desire of caring and collaboration in the universe of human relations towards nature. The results indicate that caring for nature proves more difficult than it looks and preach preservation is more important than practice. Our imagination wants the benefits of technoscience feeding the anthropocentrism, as we continue to experience difficulties to experience the interdependence. We conclude that the technoscientific rationality partnerships with economy and consumerist logic block sensitivity of care. That the possibility of environmental education is the opportunity to experience imaginations not centered on human, but which include him, restoring the face of the solidarity sensitivity towards nature and life in its various forms and manifestations.2013-09-23T18:45:55Z2013-09-23T18:45:55Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSTRIEDER, Roque. Educação ambiental versus natureza humana do homo rapiens ao homo sapiens. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 28, p. 02-16, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3114/1785>. Acesso em: 05 set. 2013.1517-1256http://repositorio.furg.br/handle/1/3836porStrieder, Roqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-09-23T18:45:55Zoai:repositorio.furg.br:1/3836Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-09-23T18:45:55Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental versus natureza humana do homo rapiens ao homo sapiens
title Educação ambiental versus natureza humana do homo rapiens ao homo sapiens
spellingShingle Educação ambiental versus natureza humana do homo rapiens ao homo sapiens
Strieder, Roque
Educação ambiental
Experiências formativas
Cuidado e ética
Environmental education
Formative experiences
Care and ethics
title_short Educação ambiental versus natureza humana do homo rapiens ao homo sapiens
title_full Educação ambiental versus natureza humana do homo rapiens ao homo sapiens
title_fullStr Educação ambiental versus natureza humana do homo rapiens ao homo sapiens
title_full_unstemmed Educação ambiental versus natureza humana do homo rapiens ao homo sapiens
title_sort Educação ambiental versus natureza humana do homo rapiens ao homo sapiens
author Strieder, Roque
author_facet Strieder, Roque
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Strieder, Roque
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Experiências formativas
Cuidado e ética
Environmental education
Formative experiences
Care and ethics
topic Educação ambiental
Experiências formativas
Cuidado e ética
Environmental education
Formative experiences
Care and ethics
description Uma reflexão bibliográfica como contribuição/convite para criar uma mudança de mentalidade sobre a natureza humana como uma das condições para a construção e a vivência do cuidado ambiental. Uma vivência possível se a decisão estiver comprometida com a sensibilidade do cuidado estendida para todas as formas vivas. A problemática motivadora: que experiências formativas contribuem para criar desejos em direção à superação de entraves teóricos, filosóficos e teológicos, que ainda abastecem a ganância utilitarista e dominadora nas relações humanas para com a natureza? Como objetivo: verificar as possibilidades de oferecer experiências formativas que permitam a criação de desejos de cuidado e colaboração, no universo das relações humanas para com a natureza. Os resultados indicam que cuidar da natureza mostra-se mais difícil do que parece e pregar a preservação é mais importante do que praticar. Nosso imaginário deseja as benesses da tecnociência realimentando o antropocentrismo, enquanto continuamos com dificuldades para vivenciar a interdependência. Concluímos que as parcerias do racionalismo tecnocientífico com a economia e a lógica consumista, obstrui a sensibilidade do cuidado. Que a possibilidade da educação ambiental passa pela oportunidade de vivenciar imaginários não centrados no ser humano, mas que o incluam, restaurando a face da sensibilidade solidária para com a natureza e a vida nas suas mais diversas formas e manifestações.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-09-23T18:45:55Z
2013-09-23T18:45:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv STRIEDER, Roque. Educação ambiental versus natureza humana do homo rapiens ao homo sapiens. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 28, p. 02-16, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3114/1785>. Acesso em: 05 set. 2013.
1517-1256
http://repositorio.furg.br/handle/1/3836
identifier_str_mv STRIEDER, Roque. Educação ambiental versus natureza humana do homo rapiens ao homo sapiens. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 28, p. 02-16, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3114/1785>. Acesso em: 05 set. 2013.
1517-1256
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384416524173312