Sujeito em Educação Ambiental: reflexões a partir de uma teoria da subjetividade de natureza psicanalítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Morais, Wanderson
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19769
Resumo: Nosso objetivo, neste trabalho, é discutir possíveis significados sobre a nomeação de sujeitos em relatos de pesquisa que fazem referências a processos de formação do sujeito a partir de práticas em EA. O estudo de tais processos não é recente, e ao longo dos anos nomeações diversas procuram delinear e caracterizar perfis. Este artigo é parte de um estudo mais amplo, em nível de pós-doutoramento. Nesse sentido, notamos que algo desse sujeito sempre escapa, insistindo em retornar, sob a forma de variados nomes, como marca. Assim, neste texto em particular, nos colocamos em um exercício teórico sobre esse processo, fundamentando-nos nas considerações de vários estudiosos da teoria psicanalítica. É possível afirmar que as nomeações podem ser tomadas como efeito da articulação de uma cadeia de significantes no discurso de cada pesquisador; além disso tais nomeações inscrevem características e distinções próprias, tal como um nome próprio, como letra.
id UFS-11_e941c009ff8cfa06710a21c59d204213
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19769
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Sujeito em Educação Ambiental: reflexões a partir de uma teoria da subjetividade de natureza psicanalíticaSubject in Environmental Education: reflections from a subjectivity theory of psychoanalytic natureSujeto en Educación Ambiental: reflexiones desde una teoría psicoanalítica de la subjetividadPsicanáliseTemática ambientalEducação AmbientalFormação do SujeitoPsychoanalysisEnvironmental thematicEnvironmental EducationSubject FormationPsicoanálisisTema ambientalEducación AmbientalFormación del sujetoNosso objetivo, neste trabalho, é discutir possíveis significados sobre a nomeação de sujeitos em relatos de pesquisa que fazem referências a processos de formação do sujeito a partir de práticas em EA. O estudo de tais processos não é recente, e ao longo dos anos nomeações diversas procuram delinear e caracterizar perfis. Este artigo é parte de um estudo mais amplo, em nível de pós-doutoramento. Nesse sentido, notamos que algo desse sujeito sempre escapa, insistindo em retornar, sob a forma de variados nomes, como marca. Assim, neste texto em particular, nos colocamos em um exercício teórico sobre esse processo, fundamentando-nos nas considerações de vários estudiosos da teoria psicanalítica. É possível afirmar que as nomeações podem ser tomadas como efeito da articulação de uma cadeia de significantes no discurso de cada pesquisador; além disso tais nomeações inscrevem características e distinções próprias, tal como um nome próprio, como letra.In this work we discuss the possible meanings about nomination of subjects in research reports that refers to subject formation processes based on EE practices. The study of such processes is not recent, and over the years different appointments have sought to outline and characterize profiles. This article is part of a broader postdoctoral study. In this sense, we note that something of this subject always escapes, insisting on returning, in the form of various names, as mark. Thus, in this particular text, we engage in a theoretical exercise on this process, basing ourselves on the considerations of several investigators of psychoanalytic theory. It is possible to state that these nominations can be taken as an effect of the articulation of a chain of signifiers in each researcher's discourse; furthermore, such nominations inscribe their own characteristics and distinctions, just like a proper name, like a letter.Nuestro objetivo, en este trabajo, es discutir posibles significados sobre la nominación de sujetos en relatos de investigación que hacen referencia a procesos de formación de sujetos basados en prácticas en EA. El estudio de tales procesos no es reciente, y a lo largo de los años diferentes nombramientos han buscado perfilar y caracterizar perfiles. Este artículo es parte de un estudio posdoctoral más amplio. En este sentido, notamos que algo de este tema siempre se escapa, insistiendo en volver, en forma de varios nombres, como marca. Así, en este texto en particular, hacemos un ejercicio teórico sobre este proceso, basándonos en las consideraciones de varios investigadores de la teoría psicoanalítica. Es posible afirmar que las nominaciones pueden ser tomadas como un efecto de la articulación de una cadena de significantes en el discurso de cada investigador; además, tales nominaciones inscriben sus propias características y distinciones, como un nombre propio, como una letra.Universidade Federal de Sergipe2023-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1976910.47401/revisea.v10.19769Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 10 (2023): Publicação contínua; 1-17Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-17Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-17Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-172359-499310.47401/revisea.v10ireponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19769/14760https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19769/14761Copyright (c) 2023 Revista Sergipana de Educação Ambientalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Morais, Wanderson2024-03-08T15:23:17Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19769Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2024-03-08T15:23:17Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Sujeito em Educação Ambiental: reflexões a partir de uma teoria da subjetividade de natureza psicanalítica
Subject in Environmental Education: reflections from a subjectivity theory of psychoanalytic nature
Sujeto en Educación Ambiental: reflexiones desde una teoría psicoanalítica de la subjetividad
title Sujeito em Educação Ambiental: reflexões a partir de uma teoria da subjetividade de natureza psicanalítica
spellingShingle Sujeito em Educação Ambiental: reflexões a partir de uma teoria da subjetividade de natureza psicanalítica
Rodrigues Morais, Wanderson
Psicanálise
Temática ambiental
Educação Ambiental
Formação do Sujeito
Psychoanalysis
Environmental thematic
Environmental Education
Subject Formation
Psicoanálisis
Tema ambiental
Educación Ambiental
Formación del sujeto
title_short Sujeito em Educação Ambiental: reflexões a partir de uma teoria da subjetividade de natureza psicanalítica
title_full Sujeito em Educação Ambiental: reflexões a partir de uma teoria da subjetividade de natureza psicanalítica
title_fullStr Sujeito em Educação Ambiental: reflexões a partir de uma teoria da subjetividade de natureza psicanalítica
title_full_unstemmed Sujeito em Educação Ambiental: reflexões a partir de uma teoria da subjetividade de natureza psicanalítica
title_sort Sujeito em Educação Ambiental: reflexões a partir de uma teoria da subjetividade de natureza psicanalítica
author Rodrigues Morais, Wanderson
author_facet Rodrigues Morais, Wanderson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Morais, Wanderson
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
Temática ambiental
Educação Ambiental
Formação do Sujeito
Psychoanalysis
Environmental thematic
Environmental Education
Subject Formation
Psicoanálisis
Tema ambiental
Educación Ambiental
Formación del sujeto
topic Psicanálise
Temática ambiental
Educação Ambiental
Formação do Sujeito
Psychoanalysis
Environmental thematic
Environmental Education
Subject Formation
Psicoanálisis
Tema ambiental
Educación Ambiental
Formación del sujeto
description Nosso objetivo, neste trabalho, é discutir possíveis significados sobre a nomeação de sujeitos em relatos de pesquisa que fazem referências a processos de formação do sujeito a partir de práticas em EA. O estudo de tais processos não é recente, e ao longo dos anos nomeações diversas procuram delinear e caracterizar perfis. Este artigo é parte de um estudo mais amplo, em nível de pós-doutoramento. Nesse sentido, notamos que algo desse sujeito sempre escapa, insistindo em retornar, sob a forma de variados nomes, como marca. Assim, neste texto em particular, nos colocamos em um exercício teórico sobre esse processo, fundamentando-nos nas considerações de vários estudiosos da teoria psicanalítica. É possível afirmar que as nomeações podem ser tomadas como efeito da articulação de uma cadeia de significantes no discurso de cada pesquisador; além disso tais nomeações inscrevem características e distinções próprias, tal como um nome próprio, como letra.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19769
10.47401/revisea.v10.19769
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19769
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v10.19769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19769/14760
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19769/14761
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Sergipana de Educação Ambiental
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Sergipana de Educação Ambiental
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 10 (2023): Publicação contínua; 1-17
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-17
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-17
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-17
2359-4993
10.47401/revisea.v10i
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213910306816