Sujeito em Educação Ambiental: reflexões a partir de uma teoria da subjetividade de natureza psicanalítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19769 |
Resumo: | Nosso objetivo, neste trabalho, é discutir possíveis significados sobre a nomeação de sujeitos em relatos de pesquisa que fazem referências a processos de formação do sujeito a partir de práticas em EA. O estudo de tais processos não é recente, e ao longo dos anos nomeações diversas procuram delinear e caracterizar perfis. Este artigo é parte de um estudo mais amplo, em nível de pós-doutoramento. Nesse sentido, notamos que algo desse sujeito sempre escapa, insistindo em retornar, sob a forma de variados nomes, como marca. Assim, neste texto em particular, nos colocamos em um exercício teórico sobre esse processo, fundamentando-nos nas considerações de vários estudiosos da teoria psicanalítica. É possível afirmar que as nomeações podem ser tomadas como efeito da articulação de uma cadeia de significantes no discurso de cada pesquisador; além disso tais nomeações inscrevem características e distinções próprias, tal como um nome próprio, como letra. |
id |
UFS-11_e941c009ff8cfa06710a21c59d204213 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19769 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
Sujeito em Educação Ambiental: reflexões a partir de uma teoria da subjetividade de natureza psicanalíticaSubject in Environmental Education: reflections from a subjectivity theory of psychoanalytic natureSujeto en Educación Ambiental: reflexiones desde una teoría psicoanalítica de la subjetividadPsicanáliseTemática ambientalEducação AmbientalFormação do SujeitoPsychoanalysisEnvironmental thematicEnvironmental EducationSubject FormationPsicoanálisisTema ambientalEducación AmbientalFormación del sujetoNosso objetivo, neste trabalho, é discutir possíveis significados sobre a nomeação de sujeitos em relatos de pesquisa que fazem referências a processos de formação do sujeito a partir de práticas em EA. O estudo de tais processos não é recente, e ao longo dos anos nomeações diversas procuram delinear e caracterizar perfis. Este artigo é parte de um estudo mais amplo, em nível de pós-doutoramento. Nesse sentido, notamos que algo desse sujeito sempre escapa, insistindo em retornar, sob a forma de variados nomes, como marca. Assim, neste texto em particular, nos colocamos em um exercício teórico sobre esse processo, fundamentando-nos nas considerações de vários estudiosos da teoria psicanalítica. É possível afirmar que as nomeações podem ser tomadas como efeito da articulação de uma cadeia de significantes no discurso de cada pesquisador; além disso tais nomeações inscrevem características e distinções próprias, tal como um nome próprio, como letra.In this work we discuss the possible meanings about nomination of subjects in research reports that refers to subject formation processes based on EE practices. The study of such processes is not recent, and over the years different appointments have sought to outline and characterize profiles. This article is part of a broader postdoctoral study. In this sense, we note that something of this subject always escapes, insisting on returning, in the form of various names, as mark. Thus, in this particular text, we engage in a theoretical exercise on this process, basing ourselves on the considerations of several investigators of psychoanalytic theory. It is possible to state that these nominations can be taken as an effect of the articulation of a chain of signifiers in each researcher's discourse; furthermore, such nominations inscribe their own characteristics and distinctions, just like a proper name, like a letter.Nuestro objetivo, en este trabajo, es discutir posibles significados sobre la nominación de sujetos en relatos de investigación que hacen referencia a procesos de formación de sujetos basados en prácticas en EA. El estudio de tales procesos no es reciente, y a lo largo de los años diferentes nombramientos han buscado perfilar y caracterizar perfiles. Este artículo es parte de un estudio posdoctoral más amplio. En este sentido, notamos que algo de este tema siempre se escapa, insistiendo en volver, en forma de varios nombres, como marca. Así, en este texto en particular, hacemos un ejercicio teórico sobre este proceso, basándonos en las consideraciones de varios investigadores de la teoría psicoanalítica. Es posible afirmar que las nominaciones pueden ser tomadas como un efecto de la articulación de una cadena de significantes en el discurso de cada investigador; además, tales nominaciones inscriben sus propias características y distinciones, como un nombre propio, como una letra.Universidade Federal de Sergipe2023-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1976910.47401/revisea.v10.19769Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 10 (2023): Publicação contínua; 1-17Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-17Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-17Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-172359-499310.47401/revisea.v10ireponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19769/14760https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19769/14761Copyright (c) 2023 Revista Sergipana de Educação Ambientalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Morais, Wanderson2024-03-08T15:23:17Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19769Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2024-03-08T15:23:17Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sujeito em Educação Ambiental: reflexões a partir de uma teoria da subjetividade de natureza psicanalítica Subject in Environmental Education: reflections from a subjectivity theory of psychoanalytic nature Sujeto en Educación Ambiental: reflexiones desde una teoría psicoanalítica de la subjetividad |
title |
Sujeito em Educação Ambiental: reflexões a partir de uma teoria da subjetividade de natureza psicanalítica |
spellingShingle |
Sujeito em Educação Ambiental: reflexões a partir de uma teoria da subjetividade de natureza psicanalítica Rodrigues Morais, Wanderson Psicanálise Temática ambiental Educação Ambiental Formação do Sujeito Psychoanalysis Environmental thematic Environmental Education Subject Formation Psicoanálisis Tema ambiental Educación Ambiental Formación del sujeto |
title_short |
Sujeito em Educação Ambiental: reflexões a partir de uma teoria da subjetividade de natureza psicanalítica |
title_full |
Sujeito em Educação Ambiental: reflexões a partir de uma teoria da subjetividade de natureza psicanalítica |
title_fullStr |
Sujeito em Educação Ambiental: reflexões a partir de uma teoria da subjetividade de natureza psicanalítica |
title_full_unstemmed |
Sujeito em Educação Ambiental: reflexões a partir de uma teoria da subjetividade de natureza psicanalítica |
title_sort |
Sujeito em Educação Ambiental: reflexões a partir de uma teoria da subjetividade de natureza psicanalítica |
author |
Rodrigues Morais, Wanderson |
author_facet |
Rodrigues Morais, Wanderson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues Morais, Wanderson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicanálise Temática ambiental Educação Ambiental Formação do Sujeito Psychoanalysis Environmental thematic Environmental Education Subject Formation Psicoanálisis Tema ambiental Educación Ambiental Formación del sujeto |
topic |
Psicanálise Temática ambiental Educação Ambiental Formação do Sujeito Psychoanalysis Environmental thematic Environmental Education Subject Formation Psicoanálisis Tema ambiental Educación Ambiental Formación del sujeto |
description |
Nosso objetivo, neste trabalho, é discutir possíveis significados sobre a nomeação de sujeitos em relatos de pesquisa que fazem referências a processos de formação do sujeito a partir de práticas em EA. O estudo de tais processos não é recente, e ao longo dos anos nomeações diversas procuram delinear e caracterizar perfis. Este artigo é parte de um estudo mais amplo, em nível de pós-doutoramento. Nesse sentido, notamos que algo desse sujeito sempre escapa, insistindo em retornar, sob a forma de variados nomes, como marca. Assim, neste texto em particular, nos colocamos em um exercício teórico sobre esse processo, fundamentando-nos nas considerações de vários estudiosos da teoria psicanalítica. É possível afirmar que as nomeações podem ser tomadas como efeito da articulação de uma cadeia de significantes no discurso de cada pesquisador; além disso tais nomeações inscrevem características e distinções próprias, tal como um nome próprio, como letra. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19769 10.47401/revisea.v10.19769 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19769 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v10.19769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19769/14760 https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19769/14761 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Sergipana de Educação Ambiental https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Sergipana de Educação Ambiental https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 10 (2023): Publicação contínua; 1-17 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-17 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-17 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-17 2359-4993 10.47401/revisea.v10i reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213910306816 |