Sustentabilidade ambiental em instituições de ensino brasileiras: estudos realizados de 2015 a 2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros de Deus Chuquel da Silva, Michele
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Côrtes Lacerda, Caroline, Luísa da Costa Radons, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18694
Resumo: No Brasil existem legislações elaboradas para minimizar os impactos da crise ambiental, sobretudo, as mais recentes. Entre elas, há incentivos de transformações em espaços educacionais para melhorias ambientais. Logo, buscou-se identificar o que vem sendo pesquisado sobre a sustentabilidade em instituições de ensino brasileiras. Segue-se o método de pesquisa exploratória no banco de dados Periódicos CAPES. Observou-se que em 2019 houve mais publicações, sendo 40% em instituições públicas federais, concentradas na região Sul do país. Os tipos de abordagens mais recorrentes foram os estudos de diagnósticos com 36%, percepção da comunidade acadêmica com 25% e registros e documentos com 14%. Conclui-se que há necessidades de intensificação de ações e ferramentas para mensuração em instituições de ensino para a sustentabilidade, bem como em práticas de sensibilização contínua da comunidade acadêmica.
id UFS-11_ee98e02e3072b542925d5ef070a90959
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18694
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Sustentabilidade ambiental em instituições de ensino brasileiras: estudos realizados de 2015 a 2021Environmental sustainability in Brazilian educational institutions: studies carried out from 2015 to 2021Sostenibilidad ambiental em instituciones educativas brasileñas: estudios realizados de 2015 a 2021Abordagens socioambientais.Instituições de ensino.Educação ambiental.Socioenvironmental approaches.Educational institutions.Environmental education.Enfoques socioambientales.Instituciones de enseñanza.Educación ambiental.No Brasil existem legislações elaboradas para minimizar os impactos da crise ambiental, sobretudo, as mais recentes. Entre elas, há incentivos de transformações em espaços educacionais para melhorias ambientais. Logo, buscou-se identificar o que vem sendo pesquisado sobre a sustentabilidade em instituições de ensino brasileiras. Segue-se o método de pesquisa exploratória no banco de dados Periódicos CAPES. Observou-se que em 2019 houve mais publicações, sendo 40% em instituições públicas federais, concentradas na região Sul do país. Os tipos de abordagens mais recorrentes foram os estudos de diagnósticos com 36%, percepção da comunidade acadêmica com 25% e registros e documentos com 14%. Conclui-se que há necessidades de intensificação de ações e ferramentas para mensuração em instituições de ensino para a sustentabilidade, bem como em práticas de sensibilização contínua da comunidade acadêmica.En Brasil existen leyes diseñadas para minimizar los impactos de la crisis ambiental, especialmente las recientes. Entre ellos, están los incentivos a las transformaciones en los espacios educativos, a las mejoras ambientales. Por lo tanto, buscamos identificar lo que se ha investigado sobre la sostenibilidad en las instituciones educativas brasileñas. Se sigue el método de investigación exploratoria, en la base de datos de CAPES Periódicos. Se observó que en 2019 hubo más publicaciones, 40% de las cuales fueron en instituciones públicas federales, concentradas en la región sur del país. Los tipos de enfoques más recurrentes fueron los estudios diagnósticos con un 36%, percepción de la comunidad académica con un 25%, registros y documentos con un 14%. Se concluye que existe la necesidad de intensificar las acciones y herramientas de medición de la sostenibilidad en las instituciones educativas, así como en las prácticas de concientización continua de la comunidad académica.In Brazil there are laws designed to minimize the impacts of the environmental crisis, especially the most recent ones. Among them, there are incentives for transformations in educational spaces for environmental improvements. Therefore, we sought to identify what has been researched on sustainability in Brazilian educational institutions. The exploratory research method is followed in the CAPES Periódicos database. It was observed that in 2019 there were more publications, 40% of which were in federal public institutions, concentrated in the southern region of the country. The most recurrent types of approaches were diagnostic studies with 36%, perception of the academic community with 25%, records and documents with 14%. It is concluded that there is a need to intensify actions and tools for measuring sustainability in educational institutions, as well as in practices of continuous awareness of the academic community.Universidade Federal de Sergipe2023-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1869410.47401/revisea.v10.18694Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 10 (2023): Publicação contínua; 1-20Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-20Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-20Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-202359-499310.47401/revisea.v10ireponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18694/14542https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18694/14543https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18694/14544Copyright (c) 2023 Revista Sergipana de Educação Ambientalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarros de Deus Chuquel da Silva, MicheleCôrtes Lacerda, CarolineLuísa da Costa Radons, Maria 2023-08-20T16:03:31Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18694Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-08-20T16:03:31Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Sustentabilidade ambiental em instituições de ensino brasileiras: estudos realizados de 2015 a 2021
Environmental sustainability in Brazilian educational institutions: studies carried out from 2015 to 2021
Sostenibilidad ambiental em instituciones educativas brasileñas: estudios realizados de 2015 a 2021
title Sustentabilidade ambiental em instituições de ensino brasileiras: estudos realizados de 2015 a 2021
spellingShingle Sustentabilidade ambiental em instituições de ensino brasileiras: estudos realizados de 2015 a 2021
Barros de Deus Chuquel da Silva, Michele
Abordagens socioambientais.
Instituições de ensino.
Educação ambiental.
Socioenvironmental approaches.
Educational institutions.
Environmental education.
Enfoques socioambientales.
Instituciones de enseñanza.
Educación ambiental.
title_short Sustentabilidade ambiental em instituições de ensino brasileiras: estudos realizados de 2015 a 2021
title_full Sustentabilidade ambiental em instituições de ensino brasileiras: estudos realizados de 2015 a 2021
title_fullStr Sustentabilidade ambiental em instituições de ensino brasileiras: estudos realizados de 2015 a 2021
title_full_unstemmed Sustentabilidade ambiental em instituições de ensino brasileiras: estudos realizados de 2015 a 2021
title_sort Sustentabilidade ambiental em instituições de ensino brasileiras: estudos realizados de 2015 a 2021
author Barros de Deus Chuquel da Silva, Michele
author_facet Barros de Deus Chuquel da Silva, Michele
Côrtes Lacerda, Caroline
Luísa da Costa Radons, Maria
author_role author
author2 Côrtes Lacerda, Caroline
Luísa da Costa Radons, Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros de Deus Chuquel da Silva, Michele
Côrtes Lacerda, Caroline
Luísa da Costa Radons, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagens socioambientais.
Instituições de ensino.
Educação ambiental.
Socioenvironmental approaches.
Educational institutions.
Environmental education.
Enfoques socioambientales.
Instituciones de enseñanza.
Educación ambiental.
topic Abordagens socioambientais.
Instituições de ensino.
Educação ambiental.
Socioenvironmental approaches.
Educational institutions.
Environmental education.
Enfoques socioambientales.
Instituciones de enseñanza.
Educación ambiental.
description No Brasil existem legislações elaboradas para minimizar os impactos da crise ambiental, sobretudo, as mais recentes. Entre elas, há incentivos de transformações em espaços educacionais para melhorias ambientais. Logo, buscou-se identificar o que vem sendo pesquisado sobre a sustentabilidade em instituições de ensino brasileiras. Segue-se o método de pesquisa exploratória no banco de dados Periódicos CAPES. Observou-se que em 2019 houve mais publicações, sendo 40% em instituições públicas federais, concentradas na região Sul do país. Os tipos de abordagens mais recorrentes foram os estudos de diagnósticos com 36%, percepção da comunidade acadêmica com 25% e registros e documentos com 14%. Conclui-se que há necessidades de intensificação de ações e ferramentas para mensuração em instituições de ensino para a sustentabilidade, bem como em práticas de sensibilização contínua da comunidade acadêmica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18694
10.47401/revisea.v10.18694
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18694
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v10.18694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18694/14542
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18694/14543
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18694/14544
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Sergipana de Educação Ambiental
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Sergipana de Educação Ambiental
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 10 (2023): Publicação contínua; 1-20
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-20
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-20
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-20
2359-4993
10.47401/revisea.v10i
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213839003648