O uso de jogos eletrônicos na educação : uma análise do jogo Assassin’s Creed Odyssey para o ensino de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Gustavo Lourenço
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16034
Resumo: São Cristóvão, SE
id UFS-2_083c9ff1ddbdab01efd051e30ae87cf3
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/16034
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Gustavo LourençoSilva, Marcos2022-07-28T11:56:26Z2022-07-28T11:56:26Z2022-06-01Rodrigues, Gustavo Lourenço. O uso de jogos eletrônicos na educação : uma análise do jogo Assassin’s Creed Odyssey para o ensino de história. São Cristóvão, 2022. Monografia (Licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16034porHistóriaEnsino de históriaJogos eletrônicosMetodologiasTecnologia educacionalCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALO uso de jogos eletrônicos na educação : uma análise do jogo Assassin’s Creed Odyssey para o ensino de históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSão Cristóvão, SEO avanço tecnológico causa na educação a necessidade de mudanças na forma de ensino. Cada vez mais a escola se distancia da realidade em que os alunos vivem. Deste modo, a pesquisa teve como foco a utilização do jogo Assassin’s Creed Odyssey, produzido pela empresa Ubisoft, como um dos auxílios metodológicos para o ensino de História. Isso porque o mundo dos games está cada vez mais presente no cotidiano dos estudantes. Para isso, foi utilizado artigos científicos e outras referências que discutem como utilizar os jogos no mundo da educação. Além disso, o conceito de consciência história é utilizado como suporte teórico para este processo de aprendizagem. Através dessas analises, pode-se concluir que alguns jogos eletrônicos possuem os requisitos necessários para que haja uma aprendizagem histórica.Universidade Federal de SergipeDHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencialreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALGustavo_Lourenco_Rodrigues.pdfGustavo_Lourenco_Rodrigues.pdfapplication/pdf1326279https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/16034/2/Gustavo_Lourenco_Rodrigues.pdf1f27c4dfa5efdfd310b7510b3cd1b159MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/16034/1/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD51TEXTGustavo_Lourenco_Rodrigues.pdf.txtGustavo_Lourenco_Rodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain63763https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/16034/3/Gustavo_Lourenco_Rodrigues.pdf.txt95ffaa65331dc6c2581cfe6400a15934MD53THUMBNAILGustavo_Lourenco_Rodrigues.pdf.jpgGustavo_Lourenco_Rodrigues.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1245https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/16034/4/Gustavo_Lourenco_Rodrigues.pdf.jpg2d2a82cc9df6ddd213edbb0d00a6558aMD54riufs/160342022-07-28 08:56:26.913oai:ufs.br:riufs/16034TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvcihlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBTZXJnaXBlIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyIHNldSB0cmFiYWxobyBubyBmb3JtYXRvIGVsZXRyw7RuaWNvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3Mgw6F1ZGlvIG91IHbDrWRlby4KClZvY8OqIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFNlcmdpcGUgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIHNldSB0cmFiYWxobyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4KClZvY8OqIHRhbWLDqW0gY29uY29yZGEgcXVlIGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGUgU2VyZ2lwZSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgZGUgc2V1IHRyYWJhbGhvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4KClZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIHNldSB0cmFiYWxobyDDqSBvcmlnaW5hbCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBwb2RlciBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gVm9jw6ogdGFtYsOpbSBkZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRlcMOzc2l0bywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgbsOjbyBpbmZyaW5nZSBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkZSBuaW5ndcOpbS4KCkNhc28gbyB0cmFiYWxobyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGUgU2VyZ2lwZSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvLgoKQSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBTZXJnaXBlIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIApkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRvIHRyYWJhbGhvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIGFsw6ltIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuIAo=Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2022-07-28T11:56:26Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de jogos eletrônicos na educação : uma análise do jogo Assassin’s Creed Odyssey para o ensino de história
title O uso de jogos eletrônicos na educação : uma análise do jogo Assassin’s Creed Odyssey para o ensino de história
spellingShingle O uso de jogos eletrônicos na educação : uma análise do jogo Assassin’s Creed Odyssey para o ensino de história
Rodrigues, Gustavo Lourenço
História
Ensino de história
Jogos eletrônicos
Metodologias
Tecnologia educacional
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
title_short O uso de jogos eletrônicos na educação : uma análise do jogo Assassin’s Creed Odyssey para o ensino de história
title_full O uso de jogos eletrônicos na educação : uma análise do jogo Assassin’s Creed Odyssey para o ensino de história
title_fullStr O uso de jogos eletrônicos na educação : uma análise do jogo Assassin’s Creed Odyssey para o ensino de história
title_full_unstemmed O uso de jogos eletrônicos na educação : uma análise do jogo Assassin’s Creed Odyssey para o ensino de história
title_sort O uso de jogos eletrônicos na educação : uma análise do jogo Assassin’s Creed Odyssey para o ensino de história
author Rodrigues, Gustavo Lourenço
author_facet Rodrigues, Gustavo Lourenço
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Gustavo Lourenço
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Marcos
contributor_str_mv Silva, Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv História
Ensino de história
Jogos eletrônicos
Metodologias
Tecnologia educacional
topic História
Ensino de história
Jogos eletrônicos
Metodologias
Tecnologia educacional
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description São Cristóvão, SE
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-28T11:56:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-28T11:56:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Rodrigues, Gustavo Lourenço. O uso de jogos eletrônicos na educação : uma análise do jogo Assassin’s Creed Odyssey para o ensino de história. São Cristóvão, 2022. Monografia (Licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16034
identifier_str_mv Rodrigues, Gustavo Lourenço. O uso de jogos eletrônicos na educação : uma análise do jogo Assassin’s Creed Odyssey para o ensino de história. São Cristóvão, 2022. Monografia (Licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022
url http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.initials.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.department.fl_str_mv DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/16034/2/Gustavo_Lourenco_Rodrigues.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/16034/1/license.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/16034/3/Gustavo_Lourenco_Rodrigues.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/16034/4/Gustavo_Lourenco_Rodrigues.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f27c4dfa5efdfd310b7510b3cd1b159
098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44c
95ffaa65331dc6c2581cfe6400a15934
2d2a82cc9df6ddd213edbb0d00a6558a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110738570936320