Produção coletiva do conhecimento na Web 2.0 : descrição e análise das plataformas Zoho, Google e Sloodle e seus potenciais pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Alessandra Conceição Monteiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4743
Resumo: Use of Digital Technologies in Education presents itself as an indispensable condition nowadays. Because through these one can obtain a dynamic, collective and participatory learning. This work provides a scientific research that aims to investigate the potential of computing platforms such as Web 2.0 for a collaborative learning environment and thus present them as a locus of collective construction of knowledge. For this purpose, we analyze the platforms Family Zoho, Google and Platform Family Sloodle. This research was conducted qualitatively. The analysis of these environments is meant to characterize the value that the platforms attach to individual and collective learning and show how these environments can be used as complementary tools in the development of educational work. Thus, it is a description of each platform analyzed in order to present their technologic resources and how these may be of use in Education in order to provide help in the collaborative learning processes and collective construction of knowledge.
id UFS-2_20501ef73ed2a69c2a535c5108660922
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/4743
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Alves, Alessandra Conceição Monteirohttp://lattes.cnpq.br/0598828216648683Schneider, Henrique Nouhttp://lattes.cnpq.br/91265830307728762017-09-26T17:48:53Z2017-09-26T17:48:53Z2012-03-16https://ri.ufs.br/handle/riufs/4743Use of Digital Technologies in Education presents itself as an indispensable condition nowadays. Because through these one can obtain a dynamic, collective and participatory learning. This work provides a scientific research that aims to investigate the potential of computing platforms such as Web 2.0 for a collaborative learning environment and thus present them as a locus of collective construction of knowledge. For this purpose, we analyze the platforms Family Zoho, Google and Platform Family Sloodle. This research was conducted qualitatively. The analysis of these environments is meant to characterize the value that the platforms attach to individual and collective learning and show how these environments can be used as complementary tools in the development of educational work. Thus, it is a description of each platform analyzed in order to present their technologic resources and how these may be of use in Education in order to provide help in the collaborative learning processes and collective construction of knowledge.O uso das Tecnologias Digitais na Educação se apresenta como condição indispensável na era atual, já que por meio destas pode-se obter um aprendizado dinâmico, coletivo e participativo. O presente trabalho objetivou investigar as plataformas virtuais da Web 2.0 com vistas a promover a aprendizagem colaborativa e apresentá-las como lócus de construção coletiva do conhecimento. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa visando descrever e apresentar uma análise das plataformas da Família Zoho, Família Google e Sloodle, a fim de evidenciar o potencial pedagógico das mesmas e referenciá-las como componente de mediação entre teoria e prática para a Educação. Os resultados apontam que as plataformas da Web 2.0 predispõem uma abordagem multidisciplinar, envolvendo várias áreas da Educação e permitindo aos usuários destes ambientes o desenvolvimento cognitivo, pensamento crítico, dinamismo e autonomia, por se tratar de instrumentos inovadores que possibilitam a reformulação da proposta educativa e os conceitos de ensino-aprendizagem. Este estudo mostra ainda que questões relativas às implicações pedagógicas da utilização das plataformas como ferramenta de apoio educacional fica em aberto, podendo ser alvo de futuras investigações que tentem comprovar a eficácia destas novas práticas para o ensino aprendizagem.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em EducaçãoUFSBRWeb 2.0GoogleSloodleInteligência coletivaZohoCollective intelligenceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOProdução coletiva do conhecimento na Web 2.0 : descrição e análise das plataformas Zoho, Google e Sloodle e seus potenciais pedagógicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALALESSANDRA_CONCEIÇÃO_MONTEIRO_ALVES.pdfapplication/pdf3719284https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4743/1/ALESSANDRA_CONCEI%c3%87%c3%83O_MONTEIRO_ALVES.pdff9fd9257b3a1b13848075e2ef1b76188MD51TEXTALESSANDRA_CONCEIÇÃO_MONTEIRO_ALVES.pdf.txtALESSANDRA_CONCEIÇÃO_MONTEIRO_ALVES.pdf.txtExtracted texttext/plain256589https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4743/2/ALESSANDRA_CONCEI%c3%87%c3%83O_MONTEIRO_ALVES.pdf.txt03c84cfd8f5d4d45b26af05d6a096eb6MD52THUMBNAILALESSANDRA_CONCEIÇÃO_MONTEIRO_ALVES.pdf.jpgALESSANDRA_CONCEIÇÃO_MONTEIRO_ALVES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1311https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4743/3/ALESSANDRA_CONCEI%c3%87%c3%83O_MONTEIRO_ALVES.pdf.jpg68f5caefe405e73a89ce8e8f7026f86dMD53riufs/47432017-11-24 20:19:34.675oai:ufs.br:riufs/4743Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-24T23:19:34Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Produção coletiva do conhecimento na Web 2.0 : descrição e análise das plataformas Zoho, Google e Sloodle e seus potenciais pedagógicos
title Produção coletiva do conhecimento na Web 2.0 : descrição e análise das plataformas Zoho, Google e Sloodle e seus potenciais pedagógicos
spellingShingle Produção coletiva do conhecimento na Web 2.0 : descrição e análise das plataformas Zoho, Google e Sloodle e seus potenciais pedagógicos
Alves, Alessandra Conceição Monteiro
Web 2.0
Google
Sloodle
Inteligência coletiva
Zoho
Collective intelligence
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Produção coletiva do conhecimento na Web 2.0 : descrição e análise das plataformas Zoho, Google e Sloodle e seus potenciais pedagógicos
title_full Produção coletiva do conhecimento na Web 2.0 : descrição e análise das plataformas Zoho, Google e Sloodle e seus potenciais pedagógicos
title_fullStr Produção coletiva do conhecimento na Web 2.0 : descrição e análise das plataformas Zoho, Google e Sloodle e seus potenciais pedagógicos
title_full_unstemmed Produção coletiva do conhecimento na Web 2.0 : descrição e análise das plataformas Zoho, Google e Sloodle e seus potenciais pedagógicos
title_sort Produção coletiva do conhecimento na Web 2.0 : descrição e análise das plataformas Zoho, Google e Sloodle e seus potenciais pedagógicos
author Alves, Alessandra Conceição Monteiro
author_facet Alves, Alessandra Conceição Monteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Alessandra Conceição Monteiro
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0598828216648683
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schneider, Henrique Nou
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9126583030772876
contributor_str_mv Schneider, Henrique Nou
dc.subject.por.fl_str_mv Web 2.0
Google
Sloodle
Inteligência coletiva
Zoho
topic Web 2.0
Google
Sloodle
Inteligência coletiva
Zoho
Collective intelligence
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Collective intelligence
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Use of Digital Technologies in Education presents itself as an indispensable condition nowadays. Because through these one can obtain a dynamic, collective and participatory learning. This work provides a scientific research that aims to investigate the potential of computing platforms such as Web 2.0 for a collaborative learning environment and thus present them as a locus of collective construction of knowledge. For this purpose, we analyze the platforms Family Zoho, Google and Platform Family Sloodle. This research was conducted qualitatively. The analysis of these environments is meant to characterize the value that the platforms attach to individual and collective learning and show how these environments can be used as complementary tools in the development of educational work. Thus, it is a description of each platform analyzed in order to present their technologic resources and how these may be of use in Education in order to provide help in the collaborative learning processes and collective construction of knowledge.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T17:48:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T17:48:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/4743
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/4743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4743/1/ALESSANDRA_CONCEI%c3%87%c3%83O_MONTEIRO_ALVES.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4743/2/ALESSANDRA_CONCEI%c3%87%c3%83O_MONTEIRO_ALVES.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4743/3/ALESSANDRA_CONCEI%c3%87%c3%83O_MONTEIRO_ALVES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f9fd9257b3a1b13848075e2ef1b76188
03c84cfd8f5d4d45b26af05d6a096eb6
68f5caefe405e73a89ce8e8f7026f86d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110709028356096