Produção coletiva do conhecimento na Web 2.0 : descrição e análise das plataformas Zoho, Google e Sloodle e seus potenciais pedagógicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4743 |
Resumo: | Use of Digital Technologies in Education presents itself as an indispensable condition nowadays. Because through these one can obtain a dynamic, collective and participatory learning. This work provides a scientific research that aims to investigate the potential of computing platforms such as Web 2.0 for a collaborative learning environment and thus present them as a locus of collective construction of knowledge. For this purpose, we analyze the platforms Family Zoho, Google and Platform Family Sloodle. This research was conducted qualitatively. The analysis of these environments is meant to characterize the value that the platforms attach to individual and collective learning and show how these environments can be used as complementary tools in the development of educational work. Thus, it is a description of each platform analyzed in order to present their technologic resources and how these may be of use in Education in order to provide help in the collaborative learning processes and collective construction of knowledge. |
id |
UFS-2_20501ef73ed2a69c2a535c5108660922 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/4743 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Alessandra Conceição Monteirohttp://lattes.cnpq.br/0598828216648683Schneider, Henrique Nouhttp://lattes.cnpq.br/91265830307728762017-09-26T17:48:53Z2017-09-26T17:48:53Z2012-03-16https://ri.ufs.br/handle/riufs/4743Use of Digital Technologies in Education presents itself as an indispensable condition nowadays. Because through these one can obtain a dynamic, collective and participatory learning. This work provides a scientific research that aims to investigate the potential of computing platforms such as Web 2.0 for a collaborative learning environment and thus present them as a locus of collective construction of knowledge. For this purpose, we analyze the platforms Family Zoho, Google and Platform Family Sloodle. This research was conducted qualitatively. The analysis of these environments is meant to characterize the value that the platforms attach to individual and collective learning and show how these environments can be used as complementary tools in the development of educational work. Thus, it is a description of each platform analyzed in order to present their technologic resources and how these may be of use in Education in order to provide help in the collaborative learning processes and collective construction of knowledge.O uso das Tecnologias Digitais na Educação se apresenta como condição indispensável na era atual, já que por meio destas pode-se obter um aprendizado dinâmico, coletivo e participativo. O presente trabalho objetivou investigar as plataformas virtuais da Web 2.0 com vistas a promover a aprendizagem colaborativa e apresentá-las como lócus de construção coletiva do conhecimento. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa visando descrever e apresentar uma análise das plataformas da Família Zoho, Família Google e Sloodle, a fim de evidenciar o potencial pedagógico das mesmas e referenciá-las como componente de mediação entre teoria e prática para a Educação. Os resultados apontam que as plataformas da Web 2.0 predispõem uma abordagem multidisciplinar, envolvendo várias áreas da Educação e permitindo aos usuários destes ambientes o desenvolvimento cognitivo, pensamento crítico, dinamismo e autonomia, por se tratar de instrumentos inovadores que possibilitam a reformulação da proposta educativa e os conceitos de ensino-aprendizagem. Este estudo mostra ainda que questões relativas às implicações pedagógicas da utilização das plataformas como ferramenta de apoio educacional fica em aberto, podendo ser alvo de futuras investigações que tentem comprovar a eficácia destas novas práticas para o ensino aprendizagem.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em EducaçãoUFSBRWeb 2.0GoogleSloodleInteligência coletivaZohoCollective intelligenceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOProdução coletiva do conhecimento na Web 2.0 : descrição e análise das plataformas Zoho, Google e Sloodle e seus potenciais pedagógicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALALESSANDRA_CONCEIÇÃO_MONTEIRO_ALVES.pdfapplication/pdf3719284https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4743/1/ALESSANDRA_CONCEI%c3%87%c3%83O_MONTEIRO_ALVES.pdff9fd9257b3a1b13848075e2ef1b76188MD51TEXTALESSANDRA_CONCEIÇÃO_MONTEIRO_ALVES.pdf.txtALESSANDRA_CONCEIÇÃO_MONTEIRO_ALVES.pdf.txtExtracted texttext/plain256589https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4743/2/ALESSANDRA_CONCEI%c3%87%c3%83O_MONTEIRO_ALVES.pdf.txt03c84cfd8f5d4d45b26af05d6a096eb6MD52THUMBNAILALESSANDRA_CONCEIÇÃO_MONTEIRO_ALVES.pdf.jpgALESSANDRA_CONCEIÇÃO_MONTEIRO_ALVES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1311https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4743/3/ALESSANDRA_CONCEI%c3%87%c3%83O_MONTEIRO_ALVES.pdf.jpg68f5caefe405e73a89ce8e8f7026f86dMD53riufs/47432017-11-24 20:19:34.675oai:ufs.br:riufs/4743Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-24T23:19:34Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Produção coletiva do conhecimento na Web 2.0 : descrição e análise das plataformas Zoho, Google e Sloodle e seus potenciais pedagógicos |
title |
Produção coletiva do conhecimento na Web 2.0 : descrição e análise das plataformas Zoho, Google e Sloodle e seus potenciais pedagógicos |
spellingShingle |
Produção coletiva do conhecimento na Web 2.0 : descrição e análise das plataformas Zoho, Google e Sloodle e seus potenciais pedagógicos Alves, Alessandra Conceição Monteiro Web 2.0 Sloodle Inteligência coletiva Zoho Collective intelligence CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Produção coletiva do conhecimento na Web 2.0 : descrição e análise das plataformas Zoho, Google e Sloodle e seus potenciais pedagógicos |
title_full |
Produção coletiva do conhecimento na Web 2.0 : descrição e análise das plataformas Zoho, Google e Sloodle e seus potenciais pedagógicos |
title_fullStr |
Produção coletiva do conhecimento na Web 2.0 : descrição e análise das plataformas Zoho, Google e Sloodle e seus potenciais pedagógicos |
title_full_unstemmed |
Produção coletiva do conhecimento na Web 2.0 : descrição e análise das plataformas Zoho, Google e Sloodle e seus potenciais pedagógicos |
title_sort |
Produção coletiva do conhecimento na Web 2.0 : descrição e análise das plataformas Zoho, Google e Sloodle e seus potenciais pedagógicos |
author |
Alves, Alessandra Conceição Monteiro |
author_facet |
Alves, Alessandra Conceição Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Alessandra Conceição Monteiro |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0598828216648683 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schneider, Henrique Nou |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9126583030772876 |
contributor_str_mv |
Schneider, Henrique Nou |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Web 2.0 Sloodle Inteligência coletiva Zoho |
topic |
Web 2.0 Sloodle Inteligência coletiva Zoho Collective intelligence CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Collective intelligence |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Use of Digital Technologies in Education presents itself as an indispensable condition nowadays. Because through these one can obtain a dynamic, collective and participatory learning. This work provides a scientific research that aims to investigate the potential of computing platforms such as Web 2.0 for a collaborative learning environment and thus present them as a locus of collective construction of knowledge. For this purpose, we analyze the platforms Family Zoho, Google and Platform Family Sloodle. This research was conducted qualitatively. The analysis of these environments is meant to characterize the value that the platforms attach to individual and collective learning and show how these environments can be used as complementary tools in the development of educational work. Thus, it is a description of each platform analyzed in order to present their technologic resources and how these may be of use in Education in order to provide help in the collaborative learning processes and collective construction of knowledge. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-03-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-26T17:48:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-26T17:48:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/4743 |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/4743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4743/1/ALESSANDRA_CONCEI%c3%87%c3%83O_MONTEIRO_ALVES.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4743/2/ALESSANDRA_CONCEI%c3%87%c3%83O_MONTEIRO_ALVES.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4743/3/ALESSANDRA_CONCEI%c3%87%c3%83O_MONTEIRO_ALVES.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f9fd9257b3a1b13848075e2ef1b76188 03c84cfd8f5d4d45b26af05d6a096eb6 68f5caefe405e73a89ce8e8f7026f86d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110709028356096 |