Inovação em serviços de saúde: uma contribuição através do ciclo reverso e a escala SERVQUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Suelyn Fabiana Aciole
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santos, Antonio Carlos de Queiroz, Lisboa, Ainã Pinheiro, Silva, Daniel Pereira, Vasconcelos, Cleiton Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7721
Resumo: This paper aims to disseminate the importance of innovation in the health sector as a competitive strategy since the emergence of new technologies is one of the prominent factors in the search for innovation. From this perspective, we present first a literature characterizing the service sector, some dimensions of innovation for the sector under study, and then propose a methodology for evaluating health services that can contribute to innovation and customer satisfaction. Regarding the methodological aspect, we use the literature with a qualitative approach, exploratory. The study also shows the involvement of the innovation by "reverse product cycle" proposed by bars (1986) and the evaluation of the service through SERVQUAL based on the five gaps doss model with a view to contributing to development of the method of a favorable innovation management in health services (be they related to public or private sphere). Given the specificity of the service sector and the dynamics of innovation, considerable emphasis will be given to the customer perspective, compared with the high degree of contact (interface) and immediacy with which it occurs in its provision.
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spelling Morais, Suelyn Fabiana AcioleSantos, Antonio Carlos de QueirozLisboa, Ainã PinheiroSilva, Daniel PereiraVasconcelos, Cleiton Rodrigues de2018-04-11T14:12:10Z2018-04-11T14:12:10Z2015-10MORAIS, S. F. A. et al. Inovação em serviços de saúde: uma contribuição através do ciclo reverso e a escala SERVQUAL. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE SERGIPE, 7., 2015, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: DEPRO/UFS, 2015, p. 9-21. Disponível em: <http://simprod.ufs.br/pagina/18182>. Acesso em: 11 abr. 2018.2447-0635http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7721Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editorThis paper aims to disseminate the importance of innovation in the health sector as a competitive strategy since the emergence of new technologies is one of the prominent factors in the search for innovation. From this perspective, we present first a literature characterizing the service sector, some dimensions of innovation for the sector under study, and then propose a methodology for evaluating health services that can contribute to innovation and customer satisfaction. Regarding the methodological aspect, we use the literature with a qualitative approach, exploratory. The study also shows the involvement of the innovation by "reverse product cycle" proposed by bars (1986) and the evaluation of the service through SERVQUAL based on the five gaps doss model with a view to contributing to development of the method of a favorable innovation management in health services (be they related to public or private sphere). Given the specificity of the service sector and the dynamics of innovation, considerable emphasis will be given to the customer perspective, compared with the high degree of contact (interface) and immediacy with which it occurs in its provision.Este artigo busca difundir a importância da inovação no segmento de saúde como uma estratégia competitiva, uma vez que o surgimento de novas tecnologias é um dos fatores em destaque na busca pela inovação. Nesta perspectiva, apresentamos primeiramente um levantamento bibliográfico caracterizando o setor de serviços, algumas dimensões sobre inovação para o setor em estudo, e em seguida propor uma metodologia de avaliação dos serviços de saúde que possa contribuir para a inovação e satisfação de seus clientes. Quanto ao aspecto metodológico, utilizamos a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, de caráter exploratório. O estudo ainda apresenta o envolvimento da inovação através do “Ciclo Reverso do Produto” proposto por Barras (1986) e a avaliação do serviço através da Escala SERVQUAL baseada no modelo dos cinco gaps, tendo em vista a contribuição do método para o desenvolvimento de uma gestão favorável a inovação em serviços de saúde (sejam eles relacionados ao âmbito público ou privado). Diante da especificidade do setor de serviços e a dinamicidade da inovação, considerável notoriedade será dada a perspectiva do cliente, frente ao alto grau de contato (interface) e instantaneidade com que ocorre em sua prestação.São Cristóvão, SEporDepartamento de Engenharia de Produção - Universidade Federal de SergipeDEPRO/UFSAnais do VII SIMPRODServiços de saúdeInovaçãoCiclo reverso do produtoHealth servicesInnovationReverse cycle of the productInovação em serviços de saúde: uma contribuição através do ciclo reverso e a escala SERVQUALInnovation in health services: the contribution through a reverse cycle and scale SERVQUALinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCicloReversoEscalaServqual.pdfCicloReversoEscalaServqual.pdfapplication/pdf133122https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/7721/2/CicloReversoEscalaServqual.pdf9b40d836373693c785c4e69805bdbd27MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/7721/1/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD51TEXTCicloReversoEscalaServqual.pdf.txtCicloReversoEscalaServqual.pdf.txtExtracted texttext/plain30124https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/7721/3/CicloReversoEscalaServqual.pdf.txtdb489fff289508a29a9988a454f5081dMD53THUMBNAILCicloReversoEscalaServqual.pdf.jpgCicloReversoEscalaServqual.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1624https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/7721/4/CicloReversoEscalaServqual.pdf.jpgbc1cd0b9cc1ca4eb59e1c02584de2666MD54riufs/77212018-04-11 11:12:10.816oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-04-11T14:12:10Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
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