Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Mello, Luiz Adolfo de |
Data de Publicação: |
2019 |
Tipo de documento: |
Artigo
|
Idioma: |
eng |
Título da fonte: |
Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: |
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12218
|
Resumo: |
Vamos apresentar a Teoria do Conhecimento Científico (TCC) junto com uma de suas possíveis metodologias de pesquisa. Isto é, junto com mapeamento conceitual como uma linguagem algorítmica (CMA). Tem se que no momento que um dado autor produz um determinado texto ou hipertexto, seja esse um texto didático, um artigo, uma reportagem ou texto científico esse “materializa”, subentendido na sua forma mais geral, em um conjunto de ideias, hipóteses, modelos explicativos, uma teoria e/ou fatos experimentais na forma escrita. Nesse momento temos a ocorrência de um “fato pedagógico”. Propõe-se aqui que uma teoria da Transposição do Conhecimento ou da Transposição Didática, munida de uma metodologia de pesquisa e baseada em fatos pedagógicos se constitui em um ramo das ciências sociais. Que essa nova teoria, a “Teoria do Conhecimento Científico”, pode ser facilmente generalizada às outras formas de conhecimento. |