Desenvolvimento profissional de professor(a) e reflexividade na educação infantil : diário de aula e reflexão da ação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Luciene Matos de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4729
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a relação entre o desenvolvimento profissional de professores e a reflexividade docente no âmbito da educação infantil. Trata-se do estudo sobre os diários de aula como dispositivos de formação direcionados ao desenvolvimento profissional docente que medeiam práticas reflexivas no contexto do trabalho pedagógico. A abordagem teórica escolhida para a construção desse trabalho baseia-se na produção de autores diversos. A pesquisa foi realizada na cidade de Jequié, Bahia, no período de 2009 a 2011, através da análise de documentos de registro das práticas de ensino de treze professoras, estudantes do Programa de Graduação para os Professores da Rede Pública Estadual e Municipal do Sudoeste do Estado da Bahia UESB EM AÇÃO. A metodologia da pesquisa utilizada é de natureza qualitativa, inspirada na abordagem fenomenológica de pesquisa. O método de pesquisa é etnográfico. Os instrumentos de coleta de informações utilizados foram: diários de aula, observação participante e entrevista semidirigida. Os resultados alcançados permitem afirmar que os diários de aula podem e devem ser utilizados como ferramenta de análise do pensar e agir do professor, como dispositivo de formação profissional da docência cuja natureza expressa sentidos autorreferentes consubstanciados de práticas, espelhamento profissional projetivo e articulador de experiências dispersas.
id UFS-2_2dd4c0a54f0f29da1aca315cf8d495aa
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/4729
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Souza, Luciene Matos dehttp://lattes.cnpq.br/2177713463189438Silva, Veleida Anahí dahttp://lattes.cnpq.br/77031093321840402017-09-26T17:48:44Z2017-09-26T17:48:44Z2011-06-20https://ri.ufs.br/handle/riufs/4729application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em EducaçãoUFSBRDesenvolvimento profissionalDocênciaReflexividadeDiários de aulaDéveloppement professionnelEnseignementRéflexivitéJournaux de ClCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODesenvolvimento profissional de professor(a) e reflexividade na educação infantil : diário de aula e reflexão da ação pedagógicaDEVELOPPEMENT PROFESSIONNEL DES ENSEIGNANTS (A) E RÉFLEXIVITÉ DANS L'EDUCATION DE LA PETITE ENFANCE: action de classe quotidienne pédagogique et de réflexion.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEsta pesquisa tem como objeto de estudo a relação entre o desenvolvimento profissional de professores e a reflexividade docente no âmbito da educação infantil. Trata-se do estudo sobre os diários de aula como dispositivos de formação direcionados ao desenvolvimento profissional docente que medeiam práticas reflexivas no contexto do trabalho pedagógico. A abordagem teórica escolhida para a construção desse trabalho baseia-se na produção de autores diversos. A pesquisa foi realizada na cidade de Jequié, Bahia, no período de 2009 a 2011, através da análise de documentos de registro das práticas de ensino de treze professoras, estudantes do Programa de Graduação para os Professores da Rede Pública Estadual e Municipal do Sudoeste do Estado da Bahia UESB EM AÇÃO. A metodologia da pesquisa utilizada é de natureza qualitativa, inspirada na abordagem fenomenológica de pesquisa. O método de pesquisa é etnográfico. Os instrumentos de coleta de informações utilizados foram: diários de aula, observação participante e entrevista semidirigida. Os resultados alcançados permitem afirmar que os diários de aula podem e devem ser utilizados como ferramenta de análise do pensar e agir do professor, como dispositivo de formação profissional da docência cuja natureza expressa sentidos autorreferentes consubstanciados de práticas, espelhamento profissional projetivo e articulador de experiências dispersas.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALLUCIENE_MATOS_SOUZA.pdfapplication/pdf949969https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4729/1/LUCIENE_MATOS_SOUZA.pdf6bea5ccde734635175bb642278dd5a24MD51TEXTLUCIENE_MATOS_SOUZA.pdf.txtLUCIENE_MATOS_SOUZA.pdf.txtExtracted texttext/plain255372https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4729/2/LUCIENE_MATOS_SOUZA.pdf.txt57016682820db0bf855d9f9654baad42MD52THUMBNAILLUCIENE_MATOS_SOUZA.pdf.jpgLUCIENE_MATOS_SOUZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1310https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4729/3/LUCIENE_MATOS_SOUZA.pdf.jpgaec62d8423ed90e69128c0629fefa0e9MD53riufs/47292017-11-24 19:18:55.974oai:ufs.br:riufs/4729Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-24T22:18:55Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional de professor(a) e reflexividade na educação infantil : diário de aula e reflexão da ação pedagógica
dc.title.alternative.fra.fl_str_mv DEVELOPPEMENT PROFESSIONNEL DES ENSEIGNANTS (A) E RÉFLEXIVITÉ DANS L'EDUCATION DE LA PETITE ENFANCE: action de classe quotidienne pédagogique et de réflexion.
title Desenvolvimento profissional de professor(a) e reflexividade na educação infantil : diário de aula e reflexão da ação pedagógica
spellingShingle Desenvolvimento profissional de professor(a) e reflexividade na educação infantil : diário de aula e reflexão da ação pedagógica
Souza, Luciene Matos de
Desenvolvimento profissional
Docência
Reflexividade
Diários de aula
Développement professionnel
Enseignement
Réflexivité
Journaux de Cl
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Desenvolvimento profissional de professor(a) e reflexividade na educação infantil : diário de aula e reflexão da ação pedagógica
title_full Desenvolvimento profissional de professor(a) e reflexividade na educação infantil : diário de aula e reflexão da ação pedagógica
title_fullStr Desenvolvimento profissional de professor(a) e reflexividade na educação infantil : diário de aula e reflexão da ação pedagógica
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional de professor(a) e reflexividade na educação infantil : diário de aula e reflexão da ação pedagógica
title_sort Desenvolvimento profissional de professor(a) e reflexividade na educação infantil : diário de aula e reflexão da ação pedagógica
author Souza, Luciene Matos de
author_facet Souza, Luciene Matos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Luciene Matos de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2177713463189438
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Veleida Anahí da
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7703109332184040
contributor_str_mv Silva, Veleida Anahí da
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional
Docência
Reflexividade
Diários de aula
topic Desenvolvimento profissional
Docência
Reflexividade
Diários de aula
Développement professionnel
Enseignement
Réflexivité
Journaux de Cl
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.fra.fl_str_mv Développement professionnel
Enseignement
Réflexivité
Journaux de Cl
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa tem como objeto de estudo a relação entre o desenvolvimento profissional de professores e a reflexividade docente no âmbito da educação infantil. Trata-se do estudo sobre os diários de aula como dispositivos de formação direcionados ao desenvolvimento profissional docente que medeiam práticas reflexivas no contexto do trabalho pedagógico. A abordagem teórica escolhida para a construção desse trabalho baseia-se na produção de autores diversos. A pesquisa foi realizada na cidade de Jequié, Bahia, no período de 2009 a 2011, através da análise de documentos de registro das práticas de ensino de treze professoras, estudantes do Programa de Graduação para os Professores da Rede Pública Estadual e Municipal do Sudoeste do Estado da Bahia UESB EM AÇÃO. A metodologia da pesquisa utilizada é de natureza qualitativa, inspirada na abordagem fenomenológica de pesquisa. O método de pesquisa é etnográfico. Os instrumentos de coleta de informações utilizados foram: diários de aula, observação participante e entrevista semidirigida. Os resultados alcançados permitem afirmar que os diários de aula podem e devem ser utilizados como ferramenta de análise do pensar e agir do professor, como dispositivo de formação profissional da docência cuja natureza expressa sentidos autorreferentes consubstanciados de práticas, espelhamento profissional projetivo e articulador de experiências dispersas.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-06-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T17:48:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T17:48:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/4729
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/4729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4729/1/LUCIENE_MATOS_SOUZA.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4729/2/LUCIENE_MATOS_SOUZA.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4729/3/LUCIENE_MATOS_SOUZA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6bea5ccde734635175bb642278dd5a24
57016682820db0bf855d9f9654baad42
aec62d8423ed90e69128c0629fefa0e9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110708180058112