Tecnologia assistiva para o ensino da matemática aos alunos cegos : o caso do centro de apoio pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5162 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo compreender os limites e as possibilidades das Tecnologias Assistivas no processo de ensino da Matemática para alunos com cegueira tendo como campo empírico o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) do Estado de Sergipe. Buscou-se identificar as Tecnologias Assistivas disponíveis para o Ensino da Matemática, conhecendo as atividades desenvolvidas pelos professores. Através do estudo foi possível identificar as principais dificuldades dos professores e alunos relacionados ao ensino da Matemática e desenvolver uma análise sobre o processo de escolarização dos alunos com cegueira no CAP. Utilizou-se o estudo de caso com abordagem qualitativa, e como instrumento de coleta de dados, questionários, as observações espontânea e sistemática, revisão bibliográfica, análises documentais e artefatos físicos. Como aporte teórico, utilizamos os estudos de Galvão Filho (2009), Bersch (2008), Fiorentini (2006), Lorenzato (2009), Vygotski (1989), Danyluk (2002), Sá; Campos; Silva (2007), Morais (2008), dentre outros. Os resultados demonstram até que ponto as Tecnologias Assistivas auxiliam no ensino da Matemática em alunos cegos do CAP, evidenciando que as TA s adotadas na Estimulação Precoce e Alfabetização Braille colaboram no desenvolvimento e na formação dos conhecimentos matemáticos dos alunos. No entanto, as Tecnologias Assistivas adotadas no Soroban e Informática ficam a desejar, principalmente para os conteúdos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental e até o Ensino Médio. |
id |
UFS-2_2efdc96f69982f9bd6de5122608ade07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/5162 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Prado, Renata Beatriz de Souzahttp://lattes.cnpq.br/4646126026926019Souza, Verônica dos Reis Marianohttp://lattes.cnpq.br/31699509148842852017-09-26T18:15:23Z2017-09-26T18:15:23Z2013-07-29https://ri.ufs.br/handle/riufs/5162application/pdfporMatemática - Estudo e ensinoCegosTecnologia educacionalEducação de cegosTecnologias assistivasBlindBlindEducational technologyMathematicsAssistive technologiesCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTecnologia assistiva para o ensino da matemática aos alunos cegos : o caso do centro de apoio pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO presente estudo teve como objetivo compreender os limites e as possibilidades das Tecnologias Assistivas no processo de ensino da Matemática para alunos com cegueira tendo como campo empírico o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) do Estado de Sergipe. Buscou-se identificar as Tecnologias Assistivas disponíveis para o Ensino da Matemática, conhecendo as atividades desenvolvidas pelos professores. Através do estudo foi possível identificar as principais dificuldades dos professores e alunos relacionados ao ensino da Matemática e desenvolver uma análise sobre o processo de escolarização dos alunos com cegueira no CAP. Utilizou-se o estudo de caso com abordagem qualitativa, e como instrumento de coleta de dados, questionários, as observações espontânea e sistemática, revisão bibliográfica, análises documentais e artefatos físicos. Como aporte teórico, utilizamos os estudos de Galvão Filho (2009), Bersch (2008), Fiorentini (2006), Lorenzato (2009), Vygotski (1989), Danyluk (2002), Sá; Campos; Silva (2007), Morais (2008), dentre outros. Os resultados demonstram até que ponto as Tecnologias Assistivas auxiliam no ensino da Matemática em alunos cegos do CAP, evidenciando que as TA s adotadas na Estimulação Precoce e Alfabetização Braille colaboram no desenvolvimento e na formação dos conhecimentos matemáticos dos alunos. No entanto, as Tecnologias Assistivas adotadas no Soroban e Informática ficam a desejar, principalmente para os conteúdos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental e até o Ensino Médio.Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALRENATA_BEATRIZ_SOUZA_PRADO.pdfapplication/pdf3693620https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5162/1/RENATA_BEATRIZ_SOUZA_PRADO.pdf6529b5f76e65fa0d4d806687cf597749MD51TEXTRENATA_BEATRIZ_SOUZA_PRADO.pdf.txtRENATA_BEATRIZ_SOUZA_PRADO.pdf.txtExtracted texttext/plain239542https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5162/2/RENATA_BEATRIZ_SOUZA_PRADO.pdf.txt921908a5dde604b8e97e26b446c657daMD52THUMBNAILRENATA_BEATRIZ_SOUZA_PRADO.pdf.jpgRENATA_BEATRIZ_SOUZA_PRADO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1316https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5162/3/RENATA_BEATRIZ_SOUZA_PRADO.pdf.jpg267ffffaed983052732643d778667f99MD53riufs/51622017-11-28 17:25:37.422oai:ufs.br:riufs/5162Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-28T20:25:37Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Tecnologia assistiva para o ensino da matemática aos alunos cegos : o caso do centro de apoio pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visual |
title |
Tecnologia assistiva para o ensino da matemática aos alunos cegos : o caso do centro de apoio pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visual |
spellingShingle |
Tecnologia assistiva para o ensino da matemática aos alunos cegos : o caso do centro de apoio pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visual Prado, Renata Beatriz de Souza Matemática - Estudo e ensino Cegos Tecnologia educacional Educação de cegos Tecnologias assistivas Blind Blind Educational technology Mathematics Assistive technologies CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Tecnologia assistiva para o ensino da matemática aos alunos cegos : o caso do centro de apoio pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visual |
title_full |
Tecnologia assistiva para o ensino da matemática aos alunos cegos : o caso do centro de apoio pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visual |
title_fullStr |
Tecnologia assistiva para o ensino da matemática aos alunos cegos : o caso do centro de apoio pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visual |
title_full_unstemmed |
Tecnologia assistiva para o ensino da matemática aos alunos cegos : o caso do centro de apoio pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visual |
title_sort |
Tecnologia assistiva para o ensino da matemática aos alunos cegos : o caso do centro de apoio pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visual |
author |
Prado, Renata Beatriz de Souza |
author_facet |
Prado, Renata Beatriz de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, Renata Beatriz de Souza |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4646126026926019 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Verônica dos Reis Mariano |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3169950914884285 |
contributor_str_mv |
Souza, Verônica dos Reis Mariano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Cegos Tecnologia educacional Educação de cegos Tecnologias assistivas |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Cegos Tecnologia educacional Educação de cegos Tecnologias assistivas Blind Blind Educational technology Mathematics Assistive technologies CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Blind Blind Educational technology Mathematics Assistive technologies |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente estudo teve como objetivo compreender os limites e as possibilidades das Tecnologias Assistivas no processo de ensino da Matemática para alunos com cegueira tendo como campo empírico o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) do Estado de Sergipe. Buscou-se identificar as Tecnologias Assistivas disponíveis para o Ensino da Matemática, conhecendo as atividades desenvolvidas pelos professores. Através do estudo foi possível identificar as principais dificuldades dos professores e alunos relacionados ao ensino da Matemática e desenvolver uma análise sobre o processo de escolarização dos alunos com cegueira no CAP. Utilizou-se o estudo de caso com abordagem qualitativa, e como instrumento de coleta de dados, questionários, as observações espontânea e sistemática, revisão bibliográfica, análises documentais e artefatos físicos. Como aporte teórico, utilizamos os estudos de Galvão Filho (2009), Bersch (2008), Fiorentini (2006), Lorenzato (2009), Vygotski (1989), Danyluk (2002), Sá; Campos; Silva (2007), Morais (2008), dentre outros. Os resultados demonstram até que ponto as Tecnologias Assistivas auxiliam no ensino da Matemática em alunos cegos do CAP, evidenciando que as TA s adotadas na Estimulação Precoce e Alfabetização Braille colaboram no desenvolvimento e na formação dos conhecimentos matemáticos dos alunos. No entanto, as Tecnologias Assistivas adotadas no Soroban e Informática ficam a desejar, principalmente para os conteúdos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental e até o Ensino Médio. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-26T18:15:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-26T18:15:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/5162 |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/5162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5162/1/RENATA_BEATRIZ_SOUZA_PRADO.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5162/2/RENATA_BEATRIZ_SOUZA_PRADO.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5162/3/RENATA_BEATRIZ_SOUZA_PRADO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6529b5f76e65fa0d4d806687cf597749 921908a5dde604b8e97e26b446c657da 267ffffaed983052732643d778667f99 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110851409248256 |