Transporte marítimo do estado de São Paulo: redes, fluxos e circulação do capital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/873 |
Resumo: | O artigo realiza uma análise acerca do transporte hidroviário marítimo de mercadorias a partir do estado de São Paulo, considerando as redes e os fluxos existentes entre o território paulista e outras regiões brasileiras (cabotagem) e países (transporte internacional) ao longo das duas últimas décadas, visto que houve um incremento das conexões a partir do início da década de 1990. O modal hidroviário marítimo possui destaque nas exportações nacionais (sobretudo de commodities), ao mesmo tempo em que permite a chegada de produtos diversos (principalmente industriais e de alta tecnologia), satisfazendo as demandas corporativas, produtivas, econômicas e sociais. A formação de redes hidroviárias marítimas é essencial para o processo de circulação e reprodução do capital. Palavras-chave: transporte marítimo, circulação do capital, redes, fluxos. |
id |
UFS-2_39a54b6545673f8fd1c4138fdb084b75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/873 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Felipe Junior, Nelson FernandesSilveira, Márcio Rogério2014-02-03T23:52:15Z2014-02-03T23:52:15Z2010-08FELIPE JUNIOR, N. F.; SILVEIRA, M. R. Transporte marítimo do estado de São Paulo: redes, fluxos e circulação do capital. In: BIENAL DEL COLOQUIO DE TRANSFORMACIONES TERRITORIALES, 8., 2010, Buenos Aires. Anais eletrônicos... Buenos Aires, 2010. Disponível em: <http://www.catedras.fsoc.uba.ar/panaia/augm/rm8_rm20i.html>. Acesso em: 4 fev. 2014.https://ri.ufs.br/handle/riufs/873O artigo realiza uma análise acerca do transporte hidroviário marítimo de mercadorias a partir do estado de São Paulo, considerando as redes e os fluxos existentes entre o território paulista e outras regiões brasileiras (cabotagem) e países (transporte internacional) ao longo das duas últimas décadas, visto que houve um incremento das conexões a partir do início da década de 1990. O modal hidroviário marítimo possui destaque nas exportações nacionais (sobretudo de commodities), ao mesmo tempo em que permite a chegada de produtos diversos (principalmente industriais e de alta tecnologia), satisfazendo as demandas corporativas, produtivas, econômicas e sociais. A formação de redes hidroviárias marítimas é essencial para o processo de circulação e reprodução do capital. Palavras-chave: transporte marítimo, circulação do capital, redes, fluxos.Asociación de Universidades Grupo MontevideoTransporte marítimoCapitalFluxos de mercadoriasRedes hidroviáriasModal hidroviário marítimoExportaçãoTransporte marítimo do estado de São Paulo: redes, fluxos e circulação do capitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILTransporteMaritimoSP.pdf.jpgTransporteMaritimoSP.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1815https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/873/4/TransporteMaritimoSP.pdf.jpgbca321d6ff416174d92cca56d97000d9MD54ORIGINALTransporteMaritimoSP.pdfTransporteMaritimoSP.pdfapplication/pdf782492https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/873/1/TransporteMaritimoSP.pdf34ada980abb0d6eb55708e6bd59f7256MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/873/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTTransporteMaritimoSP.pdf.txtTransporteMaritimoSP.pdf.txtExtracted texttext/plain56975https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/873/3/TransporteMaritimoSP.pdf.txt89f48baa83221f0653305bc08ad9c5c8MD53riufs/8732014-09-05 15:07:16.38oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2014-09-05T18:07:16Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Transporte marítimo do estado de São Paulo: redes, fluxos e circulação do capital |
title |
Transporte marítimo do estado de São Paulo: redes, fluxos e circulação do capital |
spellingShingle |
Transporte marítimo do estado de São Paulo: redes, fluxos e circulação do capital Felipe Junior, Nelson Fernandes Transporte marítimo Capital Fluxos de mercadorias Redes hidroviárias Modal hidroviário marítimo Exportação |
title_short |
Transporte marítimo do estado de São Paulo: redes, fluxos e circulação do capital |
title_full |
Transporte marítimo do estado de São Paulo: redes, fluxos e circulação do capital |
title_fullStr |
Transporte marítimo do estado de São Paulo: redes, fluxos e circulação do capital |
title_full_unstemmed |
Transporte marítimo do estado de São Paulo: redes, fluxos e circulação do capital |
title_sort |
Transporte marítimo do estado de São Paulo: redes, fluxos e circulação do capital |
author |
Felipe Junior, Nelson Fernandes |
author_facet |
Felipe Junior, Nelson Fernandes Silveira, Márcio Rogério |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Márcio Rogério |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felipe Junior, Nelson Fernandes Silveira, Márcio Rogério |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte marítimo Capital Fluxos de mercadorias Redes hidroviárias Modal hidroviário marítimo Exportação |
topic |
Transporte marítimo Capital Fluxos de mercadorias Redes hidroviárias Modal hidroviário marítimo Exportação |
description |
O artigo realiza uma análise acerca do transporte hidroviário marítimo de mercadorias a partir do estado de São Paulo, considerando as redes e os fluxos existentes entre o território paulista e outras regiões brasileiras (cabotagem) e países (transporte internacional) ao longo das duas últimas décadas, visto que houve um incremento das conexões a partir do início da década de 1990. O modal hidroviário marítimo possui destaque nas exportações nacionais (sobretudo de commodities), ao mesmo tempo em que permite a chegada de produtos diversos (principalmente industriais e de alta tecnologia), satisfazendo as demandas corporativas, produtivas, econômicas e sociais. A formação de redes hidroviárias marítimas é essencial para o processo de circulação e reprodução do capital. Palavras-chave: transporte marítimo, circulação do capital, redes, fluxos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-02-03T23:52:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-02-03T23:52:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FELIPE JUNIOR, N. F.; SILVEIRA, M. R. Transporte marítimo do estado de São Paulo: redes, fluxos e circulação do capital. In: BIENAL DEL COLOQUIO DE TRANSFORMACIONES TERRITORIALES, 8., 2010, Buenos Aires. Anais eletrônicos... Buenos Aires, 2010. Disponível em: <http://www.catedras.fsoc.uba.ar/panaia/augm/rm8_rm20i.html>. Acesso em: 4 fev. 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/873 |
identifier_str_mv |
FELIPE JUNIOR, N. F.; SILVEIRA, M. R. Transporte marítimo do estado de São Paulo: redes, fluxos e circulação do capital. In: BIENAL DEL COLOQUIO DE TRANSFORMACIONES TERRITORIALES, 8., 2010, Buenos Aires. Anais eletrônicos... Buenos Aires, 2010. Disponível em: <http://www.catedras.fsoc.uba.ar/panaia/augm/rm8_rm20i.html>. Acesso em: 4 fev. 2014. |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Asociación de Universidades Grupo Montevideo |
publisher.none.fl_str_mv |
Asociación de Universidades Grupo Montevideo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/873/4/TransporteMaritimoSP.pdf.jpg https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/873/1/TransporteMaritimoSP.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/873/2/license.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/873/3/TransporteMaritimoSP.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bca321d6ff416174d92cca56d97000d9 34ada980abb0d6eb55708e6bd59f7256 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 89f48baa83221f0653305bc08ad9c5c8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110741383217152 |