A problemática da conceituação do Complexo Estilístico Serra Talhada da tradição nordeste de pinturas rupestres, no Parque Nacional Serra da Capivara-PI: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gabriel Frechiani de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12214
Resumo: The present work has the purpose of studying the similarities and differences of the Complexo Estilístico Serra Talhada, from the Nordeste tradition of rock paintings in the Park National Serra Capivara. O Park National Serra da Capivara is located in the Southeast region of Piauí, covering the municipalities of Coronel José Dias, Brejo do Piauí, São Raimundo Nonato and João Costa, thus comprising the area of approximately 130,000 hectares. O Parque Nacional Serra da Capivara is an integral conservation unit, protected by federal laws and possessing a great diversity of archaeological and palaeontological records in the place, including rock art,classified in three paintings traditions: Nordeste, Agreste and Geométrica. The general objective of this research is to show the similarities and differences in the Complexo EstilísticoSerra Talhada, belonging to the Nordeste tradition of paintings of the other styles (Serra daCapivara and Serra Branca) present in the place. The main justification for this research is to seek identification and differentiation of this style of the Nordeste tradition, considering its complexity and heterogeneity, which have been repetitive for decades without a study of the Serra da Capivara and Serra Branca style delimitation. The scientific methodology adopted is based on bibliographical and documentary research, associated to the field research in 51 archaeological sites of Park National Serra da Capivara, more specifically Serra da Capivara, Serra Talhada, Serra Branca, Veredão and Congo. At the end of the work, we hope to contribute to the development of archaeological research in the region, in particular, in order to elucidate the problem of similarities and differences in the Serra Talhada stylistic complex.
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O Parque Nacional Serra da Capivara is an integral conservation unit, protected by federal laws and possessing a great diversity of archaeological and palaeontological records in the place, including rock art,classified in three paintings traditions: Nordeste, Agreste and Geométrica. The general objective of this research is to show the similarities and differences in the Complexo EstilísticoSerra Talhada, belonging to the Nordeste tradition of paintings of the other styles (Serra daCapivara and Serra Branca) present in the place. The main justification for this research is to seek identification and differentiation of this style of the Nordeste tradition, considering its complexity and heterogeneity, which have been repetitive for decades without a study of the Serra da Capivara and Serra Branca style delimitation. The scientific methodology adopted is based on bibliographical and documentary research, associated to the field research in 51 archaeological sites of Park National Serra da Capivara, more specifically Serra da Capivara, Serra Talhada, Serra Branca, Veredão and Congo. At the end of the work, we hope to contribute to the development of archaeological research in the region, in particular, in order to elucidate the problem of similarities and differences in the Serra Talhada stylistic complex.O presente trabalho tem por finalidade o estudo das similaridades e diferenças do Complexo Estilístico Serra Talhada, da tradição Nordeste de pinturas rupestres, no Parque Nacional Serra da Capivara. O Parque Nacional Serra da Capivara está localizado na região Sudeste do Piauí, abrangendo os municípios de Coronel José Dias, Brejo do Piauí, São Raimundo Nonato e João Costa, assim, compreendendo a área de aproximadamente de 130.000 hectares. O Parque Nacional Serra da Capivara é uma unidade de conservação integral, protegido por leis federais e possuindo uma grande diversidade de registros arqueológicos e paleontológicos no local, incluindo a arte rupestre, classificada em três tradições de pinturas: Nordeste, Agreste e Geométrica. O objetivo geral desta pesquisa é: evidenciar as similaridades e diferenças no Complexo Estilístico Serra Talhada, pertencente à tradição Nordeste de pinturas dos demais estilos (Serra da Capivara e Serra Branca) presentes no local. A principal justificativa desta pesquisa é buscar uma identificação e diferenciação desse estilo da tradição Nordeste, tendo em vista sua complexidade e heterogeneidade, que são repetitivas há décadas sem um estudo de delimitação do estilo Serra da Capivara e Serra Branca. A metodologia científica adotada está fundamentada na pesquisa bibliográfica e documental, associada à pesquisa de campo em 51 sítios arqueológicos do Parque Nacional Serra da Capivara, mais especificamente na região da Serra da Capivara Serra Talhada, Serra Branca, Veredão e Congo. Ao término do trabalho, esperamos contribuir para o desenvolvimento das pesquisas arqueológicas na região, em especial, no intuito de elucidar a problemática das similaridades e diferenças no complexo estilístico Serra Talhada.Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqLaranjeirasporArqueologiaParque Nacional da Serra da Capivara (PI)Pinturas rupestresArte pré-históricaSítios arqueológicosArcheologyRock artPark National Serra da CapivaraNordeste Tradition of PaintingsSerra Talhada styleCIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIAA problemática da conceituação do Complexo Estilístico Serra Talhada da tradição nordeste de pinturas rupestres, no Parque Nacional Serra da Capivara-PI: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPós-Graduação em ArqueologiaUniversidade Federal de SergipeDARQ - Departamento de Arqueologia – Laranjeiras - Presencialreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/12214/1/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD51ORIGINALGABRIEL_FRECHIANI_OLIVEIRA.pdfGABRIEL_FRECHIANI_OLIVEIRA.pdfapplication/pdf11400632https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/12214/2/GABRIEL_FRECHIANI_OLIVEIRA.pdf51fd5ee6ed327447d2e4ccb97f89ded7MD52TEXTGABRIEL_FRECHIANI_OLIVEIRA.pdf.txtGABRIEL_FRECHIANI_OLIVEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain759153https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/12214/3/GABRIEL_FRECHIANI_OLIVEIRA.pdf.txt0ef86093021a6c0e7b9ef6deb8c8aa17MD53THUMBNAILGABRIEL_FRECHIANI_OLIVEIRA.pdf.jpgGABRIEL_FRECHIANI_OLIVEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1256https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/12214/4/GABRIEL_FRECHIANI_OLIVEIRA.pdf.jpgecf10d614982555542ad0672cf6c325eMD54riufs/122142019-10-30 16:02:37.822oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2019-10-30T19:02:37Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
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