Contos de Melissa: uma análise do processo retórico persuasivo imagético
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8522 |
Resumo: | O presente artigo faz uma reflexão sobre o uso publicitário das narrativas literárias dos contos de fadas pela publicidade, sobretudo através do estudo de caso, buscando assim compreender o processo persuasivo-imagético presente em quatro anúncios da campanha “Contos de Melissa” da marca desta sandália. Para o cumprimento do objetivo proposto, utilizamos como metodologia de estudo dos anúncios escolhidos, a técnica de análise da imagem sugerida por Roland Barthes conhecida por “processo de permutação”. |
id |
UFS-2_3e4435d3512e64e33563b0f2dece80bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/8522 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Leão, Eudorica Luciana AlmeidaSantana, Dhione OliveiraFeitoza, Vivian SantosCarriço, Raquel Marques Ferreira2018-07-03T15:37:24Z2018-07-03T15:37:24Z2012-08LEÃO, E. L. A. et al. Contos de Melissa: uma análise do processo retórico persuasivo imagético. Revista Anagrama, São Paulo, v. 5, n. 4, jun./ago. 2012. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/35658>. Acesso em: 03 jul. 2018.1982-1689http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8522Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editorporMIDIATO - Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USPRevista AnagramaContos de fadasRetóricaPersuasãoImagemPublicidadeContos de Melissa: uma análise do processo retórico persuasivo imagéticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleO presente artigo faz uma reflexão sobre o uso publicitário das narrativas literárias dos contos de fadas pela publicidade, sobretudo através do estudo de caso, buscando assim compreender o processo persuasivo-imagético presente em quatro anúncios da campanha “Contos de Melissa” da marca desta sandália. Para o cumprimento do objetivo proposto, utilizamos como metodologia de estudo dos anúncios escolhidos, a técnica de análise da imagem sugerida por Roland Barthes conhecida por “processo de permutação”.reponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTContosMelissaProcessoPersuasivo.pdf.txtContosMelissaProcessoPersuasivo.pdf.txtExtracted texttext/plain31299https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8522/3/ContosMelissaProcessoPersuasivo.pdf.txtbce29428fe9aa5339a0452f406bbb5a4MD53THUMBNAILContosMelissaProcessoPersuasivo.pdf.jpgContosMelissaProcessoPersuasivo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1678https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8522/4/ContosMelissaProcessoPersuasivo.pdf.jpgb1f8d62aeedd0b1d91f84d889dac9110MD54ORIGINALContosMelissaProcessoPersuasivo.pdfContosMelissaProcessoPersuasivo.pdfapplication/pdf295867https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8522/2/ContosMelissaProcessoPersuasivo.pdfb9987d25df84cc5dacdd22198bad392cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8522/1/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD51riufs/85222018-07-03 12:37:24.432oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-07-03T15:37:24Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contos de Melissa: uma análise do processo retórico persuasivo imagético |
title |
Contos de Melissa: uma análise do processo retórico persuasivo imagético |
spellingShingle |
Contos de Melissa: uma análise do processo retórico persuasivo imagético Leão, Eudorica Luciana Almeida Contos de fadas Retórica Persuasão Imagem Publicidade |
title_short |
Contos de Melissa: uma análise do processo retórico persuasivo imagético |
title_full |
Contos de Melissa: uma análise do processo retórico persuasivo imagético |
title_fullStr |
Contos de Melissa: uma análise do processo retórico persuasivo imagético |
title_full_unstemmed |
Contos de Melissa: uma análise do processo retórico persuasivo imagético |
title_sort |
Contos de Melissa: uma análise do processo retórico persuasivo imagético |
author |
Leão, Eudorica Luciana Almeida |
author_facet |
Leão, Eudorica Luciana Almeida Santana, Dhione Oliveira Feitoza, Vivian Santos Carriço, Raquel Marques Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Dhione Oliveira Feitoza, Vivian Santos Carriço, Raquel Marques Ferreira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leão, Eudorica Luciana Almeida Santana, Dhione Oliveira Feitoza, Vivian Santos Carriço, Raquel Marques Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contos de fadas Retórica Persuasão Imagem Publicidade |
topic |
Contos de fadas Retórica Persuasão Imagem Publicidade |
description |
O presente artigo faz uma reflexão sobre o uso publicitário das narrativas literárias dos contos de fadas pela publicidade, sobretudo através do estudo de caso, buscando assim compreender o processo persuasivo-imagético presente em quatro anúncios da campanha “Contos de Melissa” da marca desta sandália. Para o cumprimento do objetivo proposto, utilizamos como metodologia de estudo dos anúncios escolhidos, a técnica de análise da imagem sugerida por Roland Barthes conhecida por “processo de permutação”. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-03T15:37:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-07-03T15:37:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LEÃO, E. L. A. et al. Contos de Melissa: uma análise do processo retórico persuasivo imagético. Revista Anagrama, São Paulo, v. 5, n. 4, jun./ago. 2012. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/35658>. Acesso em: 03 jul. 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8522 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1982-1689 |
dc.identifier.license.pt_BR.fl_str_mv |
Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor |
identifier_str_mv |
LEÃO, E. L. A. et al. Contos de Melissa: uma análise do processo retórico persuasivo imagético. Revista Anagrama, São Paulo, v. 5, n. 4, jun./ago. 2012. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/35658>. Acesso em: 03 jul. 2018. 1982-1689 Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor |
url |
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Anagrama |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MIDIATO - Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP |
publisher.none.fl_str_mv |
MIDIATO - Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8522/3/ContosMelissaProcessoPersuasivo.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8522/4/ContosMelissaProcessoPersuasivo.pdf.jpg https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8522/2/ContosMelissaProcessoPersuasivo.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8522/1/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bce29428fe9aa5339a0452f406bbb5a4 b1f8d62aeedd0b1d91f84d889dac9110 b9987d25df84cc5dacdd22198bad392c 098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110853728698368 |