Gestão do conhecimento: aspectos críticos para a gestão estratégica de pessoas
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/386 |
Resumo: | No contexto atual, a competitividade das organizações está cada vez mais dependente da obtenção e da utilização de conhecimentos. Nesse particular, a temática gestão do conhecimento tem adquirido importância teórica e prática, mas não tem sido profundamente relacionada com a gestão de pessoas. O objetivo deste trabalho, de natureza teórica, foi identificar as- pectos críticos para reflexão e maior aproximação entre a gestão do co- nhecimento e a gestão de pessoas. Para tanto, enfatizaram-se três aspec- tos críticos concernentes à gestão do conhecimento, quais sejam: o conhe- cimento tácito, o uso das tecnologias da informação e as dificuldades da prática da gestão do conhecimento. As questões que nortearam as discus- sões propostas foram: a) é mesmo possível a gestão do conhecimento tácito? 2) quais os reais efeitos sobre as pessoas do uso de novas tecnologias da informação? 3) o que tem dificultado ou impossibilitado a gestão do conheci- mento na realidade das organizações? A pesquisa bibliográfica e a análise do conteúdo das publicações, principalmente as dos Enanpad s de 2002 a 2005, possibilitaram o entendimento de que, justamente nos aspectos críticos, pode residir o caminho para que a gestão de pessoas (ou ARH), teórica e empiricamente, galgue o almejado status estratégico nas organizações. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The firm s level of competitivity has been ever more dependent on knowledge acquisition. Although knowledge management has acquired empirical and academic importance, the subject has not reached people management yet. The aim of this research, bibliographical in nature, is to identify common points between knowledge management and people management. Three critical aspects concerning knowledge management were emphasized in this research: tacit knowledge, employment of information technology and the barriers to knowledge management practice. The research questions were: a) Is it possible to manage tacit knowledge?; b) Which are the effects of new information technology over people?; c) Which are the main barriers to the implementation of knowledge management in organizations?. Bibliographical research and content analysis of publications, mainly those ones from 2002 and 2003 ENANPAD congresses, made clear the fact that the above critical aspects are key points in elevating people management, academic and empirically, to strategic status in organizations. |
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Souza Filho, Nelson Alves deRigo, Ariádne ScalfoniSouza, Denise Clementino de2013-02-15T19:33:18Z2013-02-15T19:33:18Z2007-08SOUZA FILHO, N. A.; RIGO, A. S.; SOUZA, D. C. Gestão do conhecimento: aspectos críticos para a gestão estratégica de pessoas. Revista ADM.MADE, Rio de Janeiro, v. 11, p. 47-70, 2007. Disponível em: <http://www.estacio.br/revistamade/made_2007_3.pdf>. Acesso em 15 fev. 2013.1518-9929https://ri.ufs.br/handle/riufs/386No contexto atual, a competitividade das organizações está cada vez mais dependente da obtenção e da utilização de conhecimentos. Nesse particular, a temática gestão do conhecimento tem adquirido importância teórica e prática, mas não tem sido profundamente relacionada com a gestão de pessoas. O objetivo deste trabalho, de natureza teórica, foi identificar as- pectos críticos para reflexão e maior aproximação entre a gestão do co- nhecimento e a gestão de pessoas. Para tanto, enfatizaram-se três aspec- tos críticos concernentes à gestão do conhecimento, quais sejam: o conhe- cimento tácito, o uso das tecnologias da informação e as dificuldades da prática da gestão do conhecimento. As questões que nortearam as discus- sões propostas foram: a) é mesmo possível a gestão do conhecimento tácito? 2) quais os reais efeitos sobre as pessoas do uso de novas tecnologias da informação? 3) o que tem dificultado ou impossibilitado a gestão do conheci- mento na realidade das organizações? A pesquisa bibliográfica e a análise do conteúdo das publicações, principalmente as dos Enanpad s de 2002 a 2005, possibilitaram o entendimento de que, justamente nos aspectos críticos, pode residir o caminho para que a gestão de pessoas (ou ARH), teórica e empiricamente, galgue o almejado status estratégico nas organizações. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The firm s level of competitivity has been ever more dependent on knowledge acquisition. Although knowledge management has acquired empirical and academic importance, the subject has not reached people management yet. The aim of this research, bibliographical in nature, is to identify common points between knowledge management and people management. Three critical aspects concerning knowledge management were emphasized in this research: tacit knowledge, employment of information technology and the barriers to knowledge management practice. The research questions were: a) Is it possible to manage tacit knowledge?; b) Which are the effects of new information technology over people?; c) Which are the main barriers to the implementation of knowledge management in organizations?. Bibliographical research and content analysis of publications, mainly those ones from 2002 and 2003 ENANPAD congresses, made clear the fact that the above critical aspects are key points in elevating people management, academic and empirically, to strategic status in organizations.Gestão do conhecimentoGestão de pessoasConhecimento tácitoGestão do conhecimento: aspectos críticos para a gestão estratégica de pessoasKnowledge management: critical factors for strategic management of peopleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILGestãodoconhecimento.pdf.jpgGestãodoconhecimento.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1414https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/386/4/Gest%c3%a3odoconhecimento.pdf.jpg656345865c31e30f88f585c71f57102dMD54TEXTGestãodoconhecimento.pdf.txtGestãodoconhecimento.pdf.txtExtracted texttext/plain51391https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/386/3/Gest%c3%a3odoconhecimento.pdf.txt68c5bb25769654539278f32b6319a19dMD53ORIGINALGestãodoconhecimento.pdfGestãodoconhecimento.pdfapplication/pdf248389https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/386/1/Gest%c3%a3odoconhecimento.pdfcaeec84dea2915c5444ac691c68a9648MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/386/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufs/3862013-02-16 02:00:04.649oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2013-02-16T05:00:04Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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No contexto atual, a competitividade das organizações está cada vez mais dependente da obtenção e da utilização de conhecimentos. Nesse particular, a temática gestão do conhecimento tem adquirido importância teórica e prática, mas não tem sido profundamente relacionada com a gestão de pessoas. O objetivo deste trabalho, de natureza teórica, foi identificar as- pectos críticos para reflexão e maior aproximação entre a gestão do co- nhecimento e a gestão de pessoas. Para tanto, enfatizaram-se três aspec- tos críticos concernentes à gestão do conhecimento, quais sejam: o conhe- cimento tácito, o uso das tecnologias da informação e as dificuldades da prática da gestão do conhecimento. As questões que nortearam as discus- sões propostas foram: a) é mesmo possível a gestão do conhecimento tácito? 2) quais os reais efeitos sobre as pessoas do uso de novas tecnologias da informação? 3) o que tem dificultado ou impossibilitado a gestão do conheci- mento na realidade das organizações? A pesquisa bibliográfica e a análise do conteúdo das publicações, principalmente as dos Enanpad s de 2002 a 2005, possibilitaram o entendimento de que, justamente nos aspectos críticos, pode residir o caminho para que a gestão de pessoas (ou ARH), teórica e empiricamente, galgue o almejado status estratégico nas organizações. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The firm s level of competitivity has been ever more dependent on knowledge acquisition. Although knowledge management has acquired empirical and academic importance, the subject has not reached people management yet. The aim of this research, bibliographical in nature, is to identify common points between knowledge management and people management. Three critical aspects concerning knowledge management were emphasized in this research: tacit knowledge, employment of information technology and the barriers to knowledge management practice. The research questions were: a) Is it possible to manage tacit knowledge?; b) Which are the effects of new information technology over people?; c) Which are the main barriers to the implementation of knowledge management in organizations?. Bibliographical research and content analysis of publications, mainly those ones from 2002 and 2003 ENANPAD congresses, made clear the fact that the above critical aspects are key points in elevating people management, academic and empirically, to strategic status in organizations. |
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