Elaboração de experimentos didáticos de física integrados ao ensino técnico de agropecuária da EAFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jarske, André Oliveira Silva
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Reis, Missileide
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1086
Resumo: Uma das principais preocupações atuais diz respeito à adequação dos conteúdos aprendidos no Ensino Médio com a formação profissional e principalmente à formação geral. Quanto ao Ensino de Física, este tem desempenhado um importante papel, por ser uma ciência relacionada diretamente ao entendimento do funcionamento de máquinas e equipamentos de alta tecnologia. Entretanto, tem-se observado que a Física ensinada na maioria das escolas técnicas e agrotécnicas federais é semelhante à ensinada no Ensino Médio não técnico e que as aulas laboratoriais têm sido trabalhadas de forma tradicional e totalmente desarticulada com os conteúdos da formação geral e principalmente da formação profissional. Visando uma integração maior entre os conteúdos de Física do Ensino Médio com os do Ensino profissionalizante em agropecuária, este trabalho consiste em construir experimentos de Física que contribuam para um melhor entendimento de conceitos importantes do curso técnico de Agropecuária da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão (EAFSC). Para conhecermos as possíveis conexões entre os conteúdos, primeiramente fizemos uma análise de todo o ementário do curso técnico em agropecuária e do curso de Física. Também realizamos diversas entrevistas com professores e técnicos do curso de agropecuária, e por fim, pesquisamos em diversos livros textos e sites. Após estas análises, elaboramos uma série de experimentos didáticos que auxiliam no entendimento de conceitos, modelos, leis e teorias e a possível obtenção de diversas grandezas físicas importantes para a agropecuária tais como: umidade do ar, temperatura, pressão, vazão, etc. Utilizamos materiais de baixo custo e equipamentos existentes no Laboratório de Física da EAFSC e também construímos experimentos como densímetros, higrômetros, manômetros, etc. Das análises iniciais destes experimentos com os alunos, percebemos que não é suficiente apenas a demonstração dos experimentos didáticos, é importante que os conhecimentos sejam construídos pelos próprios alunos, explorando situações preferencialmente vinculadas à suas experiências cotidianas.
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Entretanto, tem-se observado que a Física ensinada na maioria das escolas técnicas e agrotécnicas federais é semelhante à ensinada no Ensino Médio não técnico e que as aulas laboratoriais têm sido trabalhadas de forma tradicional e totalmente desarticulada com os conteúdos da formação geral e principalmente da formação profissional. Visando uma integração maior entre os conteúdos de Física do Ensino Médio com os do Ensino profissionalizante em agropecuária, este trabalho consiste em construir experimentos de Física que contribuam para um melhor entendimento de conceitos importantes do curso técnico de Agropecuária da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão (EAFSC). Para conhecermos as possíveis conexões entre os conteúdos, primeiramente fizemos uma análise de todo o ementário do curso técnico em agropecuária e do curso de Física. Também realizamos diversas entrevistas com professores e técnicos do curso de agropecuária, e por fim, pesquisamos em diversos livros textos e sites. 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