Concepções dos licenciados em química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, éverton da Paz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5133
Resumo: This study aims to investigate the interpretive demonstrations of a group of undergraduates in chemistry at the Federal University of Sergipe, on the critical context within the Science Technology and Society (STS) educational perspective, using a reading of theoretical frameworks that are committed to this approach. Also, this study aims to evaluate what was absorbed from these readings by reading and analysing textual production of undergraduates, given the expressed views and written speeches, supported by the Textual Analysis Discourse. To this end, three articles were selected that were complementary, with the same lead author.. After reading the articles, the undergraduates produced a text and answered a questionnaire that discussed the critical context and the STS approach. The results enabled the creation of categories and emerging categories from the analysis of data collected through the discursive manifestations of undergraduates, which can frame and categorize these speeches, which distanced themselves from the concept of critical contextualization, championed by the author of the text and by the author of this study, pointing to a still very timid advance on the intervention performed, as reading and writing practice is undervalued in the education of these undergraduates.
id UFS-2_56c196e4f3e4f67873cf7da51366dfb5
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/5133
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Santos, éverton da Pazhttp://lattes.cnpq.br/9500008875452366Melo, Marlene Rioshttp://lattes.cnpq.br/46768873050704962017-09-26T18:15:09Z2017-09-26T18:15:09Z2015-03-30SANTOS, éverton da Paz. Concepções dos licenciados em química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTS. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.https://ri.ufs.br/handle/riufs/5133This study aims to investigate the interpretive demonstrations of a group of undergraduates in chemistry at the Federal University of Sergipe, on the critical context within the Science Technology and Society (STS) educational perspective, using a reading of theoretical frameworks that are committed to this approach. Also, this study aims to evaluate what was absorbed from these readings by reading and analysing textual production of undergraduates, given the expressed views and written speeches, supported by the Textual Analysis Discourse. To this end, three articles were selected that were complementary, with the same lead author.. After reading the articles, the undergraduates produced a text and answered a questionnaire that discussed the critical context and the STS approach. The results enabled the creation of categories and emerging categories from the analysis of data collected through the discursive manifestations of undergraduates, which can frame and categorize these speeches, which distanced themselves from the concept of critical contextualization, championed by the author of the text and by the author of this study, pointing to a still very timid advance on the intervention performed, as reading and writing practice is undervalued in the education of these undergraduates.Este trabalho se propõe a investigar as manifestações interpretativas de um grupo de licenciandos em Química da Universidade Federal de Sergipe, sobre contextualização crítica na perspectiva educacional CTS, a partir de uma leitura de referenciais teóricos que se comprometem com esta abordagem. Além disso, avaliar o que ficou destas leituras realizadas, a partir da análise e leitura da produção textual dos licenciandos, diante das concepções manifestadas e dos discursos escritos, apoiados na Análise Textual Discursiva. Para tanto, foram selecionados três artigos que se complementavam, tendo o mesmo autor principal. Após as leituras dos artigos, os licenciandos produziram um texto e responderam um questionário que discorria sobre a contextualização crítica e abordagem CTS. Os resultados obtidos possibilitaram a criação de categorias, a priori, e categorias emergentes a partir da análise dos dados coletados por meio das manifestações discursivas dos licenciandos, sendo possível enquadrar e categorizar estes discursos, que se distanciaram do conceito de contextualização crítica, defendida pelo autor e por nós, apontando um avanço ainda muito tímido diante da intervenção realizada, uma vez que, a prática da leitura e escrita é pouco valorizada na formação destes licenciandos.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFSBRContextualização críticaCiência, tecnologia e sociedade (CTS)Formação de professoresEnsino de químicaPedagogia críticaAbordagem interdisciplinar do conhecimentoCiência e humanidadesContext CriticismScience, technology and society (STS)Teacher TrainingCNPQ::OUTROS::CIENCIASConcepções dos licenciados em química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALEVERTON_PAZ_SANTOS.pdfapplication/pdf1317015https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5133/1/EVERTON_PAZ_SANTOS.pdf2b85d65501442306723a6115206cc635MD51TEXTEVERTON_PAZ_SANTOS.pdf.txtEVERTON_PAZ_SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain202489https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5133/2/EVERTON_PAZ_SANTOS.pdf.txt13c8f4ebfb0cd12e5219698ff003cbd5MD52THUMBNAILEVERTON_PAZ_SANTOS.pdf.jpgEVERTON_PAZ_SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1254https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5133/3/EVERTON_PAZ_SANTOS.pdf.jpgf05d50f94772e74725deffe4e68d8332MD53riufs/51332017-11-28 17:11:27.473oai:ufs.br:riufs/5133Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-28T20:11:27Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Concepções dos licenciados em química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTS
title Concepções dos licenciados em química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTS
spellingShingle Concepções dos licenciados em química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTS
Santos, éverton da Paz
Contextualização crítica
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Formação de professores
Ensino de química
Pedagogia crítica
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Ciência e humanidades
Context Criticism
Science, technology and society (STS)
Teacher Training
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
title_short Concepções dos licenciados em química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTS
title_full Concepções dos licenciados em química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTS
title_fullStr Concepções dos licenciados em química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTS
title_full_unstemmed Concepções dos licenciados em química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTS
title_sort Concepções dos licenciados em química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTS
author Santos, éverton da Paz
author_facet Santos, éverton da Paz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, éverton da Paz
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9500008875452366
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, Marlene Rios
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4676887305070496
contributor_str_mv Melo, Marlene Rios
dc.subject.por.fl_str_mv Contextualização crítica
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Formação de professores
Ensino de química
Pedagogia crítica
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Ciência e humanidades
topic Contextualização crítica
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Formação de professores
Ensino de química
Pedagogia crítica
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Ciência e humanidades
Context Criticism
Science, technology and society (STS)
Teacher Training
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Context Criticism
Science, technology and society (STS)
Teacher Training
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
description This study aims to investigate the interpretive demonstrations of a group of undergraduates in chemistry at the Federal University of Sergipe, on the critical context within the Science Technology and Society (STS) educational perspective, using a reading of theoretical frameworks that are committed to this approach. Also, this study aims to evaluate what was absorbed from these readings by reading and analysing textual production of undergraduates, given the expressed views and written speeches, supported by the Textual Analysis Discourse. To this end, three articles were selected that were complementary, with the same lead author.. After reading the articles, the undergraduates produced a text and answered a questionnaire that discussed the critical context and the STS approach. The results enabled the creation of categories and emerging categories from the analysis of data collected through the discursive manifestations of undergraduates, which can frame and categorize these speeches, which distanced themselves from the concept of critical contextualization, championed by the author of the text and by the author of this study, pointing to a still very timid advance on the intervention performed, as reading and writing practice is undervalued in the education of these undergraduates.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T18:15:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T18:15:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, éverton da Paz. Concepções dos licenciados em química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTS. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/5133
identifier_str_mv SANTOS, éverton da Paz. Concepções dos licenciados em química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTS. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/5133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5133/1/EVERTON_PAZ_SANTOS.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5133/2/EVERTON_PAZ_SANTOS.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5133/3/EVERTON_PAZ_SANTOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b85d65501442306723a6115206cc635
13c8f4ebfb0cd12e5219698ff003cbd5
f05d50f94772e74725deffe4e68d8332
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110804256882688