Concepções dos licenciados em química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5133 |
Resumo: | This study aims to investigate the interpretive demonstrations of a group of undergraduates in chemistry at the Federal University of Sergipe, on the critical context within the Science Technology and Society (STS) educational perspective, using a reading of theoretical frameworks that are committed to this approach. Also, this study aims to evaluate what was absorbed from these readings by reading and analysing textual production of undergraduates, given the expressed views and written speeches, supported by the Textual Analysis Discourse. To this end, three articles were selected that were complementary, with the same lead author.. After reading the articles, the undergraduates produced a text and answered a questionnaire that discussed the critical context and the STS approach. The results enabled the creation of categories and emerging categories from the analysis of data collected through the discursive manifestations of undergraduates, which can frame and categorize these speeches, which distanced themselves from the concept of critical contextualization, championed by the author of the text and by the author of this study, pointing to a still very timid advance on the intervention performed, as reading and writing practice is undervalued in the education of these undergraduates. |
id |
UFS-2_56c196e4f3e4f67873cf7da51366dfb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/5133 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, éverton da Pazhttp://lattes.cnpq.br/9500008875452366Melo, Marlene Rioshttp://lattes.cnpq.br/46768873050704962017-09-26T18:15:09Z2017-09-26T18:15:09Z2015-03-30SANTOS, éverton da Paz. Concepções dos licenciados em química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTS. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.https://ri.ufs.br/handle/riufs/5133This study aims to investigate the interpretive demonstrations of a group of undergraduates in chemistry at the Federal University of Sergipe, on the critical context within the Science Technology and Society (STS) educational perspective, using a reading of theoretical frameworks that are committed to this approach. Also, this study aims to evaluate what was absorbed from these readings by reading and analysing textual production of undergraduates, given the expressed views and written speeches, supported by the Textual Analysis Discourse. To this end, three articles were selected that were complementary, with the same lead author.. After reading the articles, the undergraduates produced a text and answered a questionnaire that discussed the critical context and the STS approach. The results enabled the creation of categories and emerging categories from the analysis of data collected through the discursive manifestations of undergraduates, which can frame and categorize these speeches, which distanced themselves from the concept of critical contextualization, championed by the author of the text and by the author of this study, pointing to a still very timid advance on the intervention performed, as reading and writing practice is undervalued in the education of these undergraduates.Este trabalho se propõe a investigar as manifestações interpretativas de um grupo de licenciandos em Química da Universidade Federal de Sergipe, sobre contextualização crítica na perspectiva educacional CTS, a partir de uma leitura de referenciais teóricos que se comprometem com esta abordagem. Além disso, avaliar o que ficou destas leituras realizadas, a partir da análise e leitura da produção textual dos licenciandos, diante das concepções manifestadas e dos discursos escritos, apoiados na Análise Textual Discursiva. Para tanto, foram selecionados três artigos que se complementavam, tendo o mesmo autor principal. Após as leituras dos artigos, os licenciandos produziram um texto e responderam um questionário que discorria sobre a contextualização crítica e abordagem CTS. Os resultados obtidos possibilitaram a criação de categorias, a priori, e categorias emergentes a partir da análise dos dados coletados por meio das manifestações discursivas dos licenciandos, sendo possível enquadrar e categorizar estes discursos, que se distanciaram do conceito de contextualização crítica, defendida pelo autor e por nós, apontando um avanço ainda muito tímido diante da intervenção realizada, uma vez que, a prática da leitura e escrita é pouco valorizada na formação destes licenciandos.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFSBRContextualização críticaCiência, tecnologia e sociedade (CTS)Formação de professoresEnsino de químicaPedagogia críticaAbordagem interdisciplinar do conhecimentoCiência e humanidadesContext CriticismScience, technology and society (STS)Teacher TrainingCNPQ::OUTROS::CIENCIASConcepções dos licenciados em química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALEVERTON_PAZ_SANTOS.pdfapplication/pdf1317015https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5133/1/EVERTON_PAZ_SANTOS.pdf2b85d65501442306723a6115206cc635MD51TEXTEVERTON_PAZ_SANTOS.pdf.txtEVERTON_PAZ_SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain202489https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5133/2/EVERTON_PAZ_SANTOS.pdf.txt13c8f4ebfb0cd12e5219698ff003cbd5MD52THUMBNAILEVERTON_PAZ_SANTOS.pdf.jpgEVERTON_PAZ_SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1254https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5133/3/EVERTON_PAZ_SANTOS.pdf.jpgf05d50f94772e74725deffe4e68d8332MD53riufs/51332017-11-28 17:11:27.473oai:ufs.br:riufs/5133Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-28T20:11:27Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Concepções dos licenciados em química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTS |
title |
Concepções dos licenciados em química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTS |
spellingShingle |
Concepções dos licenciados em química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTS Santos, éverton da Paz Contextualização crítica Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) Formação de professores Ensino de química Pedagogia crítica Abordagem interdisciplinar do conhecimento Ciência e humanidades Context Criticism Science, technology and society (STS) Teacher Training CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
title_short |
Concepções dos licenciados em química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTS |
title_full |
Concepções dos licenciados em química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTS |
title_fullStr |
Concepções dos licenciados em química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTS |
title_full_unstemmed |
Concepções dos licenciados em química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTS |
title_sort |
Concepções dos licenciados em química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTS |
author |
Santos, éverton da Paz |
author_facet |
Santos, éverton da Paz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, éverton da Paz |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9500008875452366 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Melo, Marlene Rios |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4676887305070496 |
contributor_str_mv |
Melo, Marlene Rios |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contextualização crítica Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) Formação de professores Ensino de química Pedagogia crítica Abordagem interdisciplinar do conhecimento Ciência e humanidades |
topic |
Contextualização crítica Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) Formação de professores Ensino de química Pedagogia crítica Abordagem interdisciplinar do conhecimento Ciência e humanidades Context Criticism Science, technology and society (STS) Teacher Training CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Context Criticism Science, technology and society (STS) Teacher Training |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
description |
This study aims to investigate the interpretive demonstrations of a group of undergraduates in chemistry at the Federal University of Sergipe, on the critical context within the Science Technology and Society (STS) educational perspective, using a reading of theoretical frameworks that are committed to this approach. Also, this study aims to evaluate what was absorbed from these readings by reading and analysing textual production of undergraduates, given the expressed views and written speeches, supported by the Textual Analysis Discourse. To this end, three articles were selected that were complementary, with the same lead author.. After reading the articles, the undergraduates produced a text and answered a questionnaire that discussed the critical context and the STS approach. The results enabled the creation of categories and emerging categories from the analysis of data collected through the discursive manifestations of undergraduates, which can frame and categorize these speeches, which distanced themselves from the concept of critical contextualization, championed by the author of the text and by the author of this study, pointing to a still very timid advance on the intervention performed, as reading and writing practice is undervalued in the education of these undergraduates. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-26T18:15:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-26T18:15:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, éverton da Paz. Concepções dos licenciados em química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTS. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/5133 |
identifier_str_mv |
SANTOS, éverton da Paz. Concepções dos licenciados em química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTS. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/5133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5133/1/EVERTON_PAZ_SANTOS.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5133/2/EVERTON_PAZ_SANTOS.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5133/3/EVERTON_PAZ_SANTOS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2b85d65501442306723a6115206cc635 13c8f4ebfb0cd12e5219698ff003cbd5 f05d50f94772e74725deffe4e68d8332 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110804256882688 |