Comunicação visual e persuasão: uma análise dos aspectos visuais de uma campanha publicitária de guerrilha da Olla
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8544 |
Resumo: | O presente artigo analisa os aspectos visuais da campanha publicitária de guerrilha “Essa é para vocês” da marca de preservativos Olla veiculada somente na mídia outdoor em pontos estratégicos da cidade de São Paulo no ano de 2005. O objeto principal deste trabalho é fazer uma análise das estruturas visuais e do processo persuasivo imagético presente nesta campanha. Para o cumprimento deste objetivo e uma melhor compreensão, utilizamos na metodologia de análise à semiótica peirciana e a teoria da Gestalt, sobre os anúncios cuidadosamente selecionados. |
id |
UFS-2_572836438872706bf3f5b00524b9f563 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/8544 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santana, Álvaro Augusto SantosSantana, Dhione OliveiraLopes, Elaine ConceiçãoFerreira, Raquel Marques CarriçoSilva Neto, Evandro José da2018-07-06T15:05:23Z2018-07-06T15:05:23Z2012-02SANTANA, Á. A. S. et al. Comunicação visual e persuasão: uma análise dos aspectos visuais de uma campanha publicitária de guerrilha da Olla. Revista Anagrama, São Paulo, v. 5, n. 2, dez./fev. 2011-2012. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/35603>. Acesso em: 06 jul. 2018.1982-1689http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8544Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editorporMIDIATO - Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USPRevista AnagramaComunicação visualCampanha publicitáriaComposição imagéticaPropaganda de guerrilhaComunicação visual e persuasão: uma análise dos aspectos visuais de uma campanha publicitária de guerrilha da Ollainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleO presente artigo analisa os aspectos visuais da campanha publicitária de guerrilha “Essa é para vocês” da marca de preservativos Olla veiculada somente na mídia outdoor em pontos estratégicos da cidade de São Paulo no ano de 2005. O objeto principal deste trabalho é fazer uma análise das estruturas visuais e do processo persuasivo imagético presente nesta campanha. Para o cumprimento deste objetivo e uma melhor compreensão, utilizamos na metodologia de análise à semiótica peirciana e a teoria da Gestalt, sobre os anúncios cuidadosamente selecionados.reponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTCampanhaGuerrilhaOlla.pdf.txtCampanhaGuerrilhaOlla.pdf.txtExtracted texttext/plain28965https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8544/3/CampanhaGuerrilhaOlla.pdf.txt10ebee021fb9df378e296cf9a3597ad7MD53THUMBNAILCampanhaGuerrilhaOlla.pdf.jpgCampanhaGuerrilhaOlla.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1677https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8544/4/CampanhaGuerrilhaOlla.pdf.jpgda563d2a4cff678ea550f012dee919aeMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8544/1/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD51ORIGINALCampanhaGuerrilhaOlla.pdfCampanhaGuerrilhaOlla.pdfapplication/pdf1383277https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8544/2/CampanhaGuerrilhaOlla.pdf55fe4bf98201f997bb07181e9940ef9eMD52riufs/85442018-07-06 12:05:23.295oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-07-06T15:05:23Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação visual e persuasão: uma análise dos aspectos visuais de uma campanha publicitária de guerrilha da Olla |
title |
Comunicação visual e persuasão: uma análise dos aspectos visuais de uma campanha publicitária de guerrilha da Olla |
spellingShingle |
Comunicação visual e persuasão: uma análise dos aspectos visuais de uma campanha publicitária de guerrilha da Olla Santana, Álvaro Augusto Santos Comunicação visual Campanha publicitária Composição imagética Propaganda de guerrilha |
title_short |
Comunicação visual e persuasão: uma análise dos aspectos visuais de uma campanha publicitária de guerrilha da Olla |
title_full |
Comunicação visual e persuasão: uma análise dos aspectos visuais de uma campanha publicitária de guerrilha da Olla |
title_fullStr |
Comunicação visual e persuasão: uma análise dos aspectos visuais de uma campanha publicitária de guerrilha da Olla |
title_full_unstemmed |
Comunicação visual e persuasão: uma análise dos aspectos visuais de uma campanha publicitária de guerrilha da Olla |
title_sort |
Comunicação visual e persuasão: uma análise dos aspectos visuais de uma campanha publicitária de guerrilha da Olla |
author |
Santana, Álvaro Augusto Santos |
author_facet |
Santana, Álvaro Augusto Santos Santana, Dhione Oliveira Lopes, Elaine Conceição Ferreira, Raquel Marques Carriço Silva Neto, Evandro José da |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Dhione Oliveira Lopes, Elaine Conceição Ferreira, Raquel Marques Carriço Silva Neto, Evandro José da |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Álvaro Augusto Santos Santana, Dhione Oliveira Lopes, Elaine Conceição Ferreira, Raquel Marques Carriço Silva Neto, Evandro José da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação visual Campanha publicitária Composição imagética Propaganda de guerrilha |
topic |
Comunicação visual Campanha publicitária Composição imagética Propaganda de guerrilha |
description |
O presente artigo analisa os aspectos visuais da campanha publicitária de guerrilha “Essa é para vocês” da marca de preservativos Olla veiculada somente na mídia outdoor em pontos estratégicos da cidade de São Paulo no ano de 2005. O objeto principal deste trabalho é fazer uma análise das estruturas visuais e do processo persuasivo imagético presente nesta campanha. Para o cumprimento deste objetivo e uma melhor compreensão, utilizamos na metodologia de análise à semiótica peirciana e a teoria da Gestalt, sobre os anúncios cuidadosamente selecionados. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-06T15:05:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-07-06T15:05:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTANA, Á. A. S. et al. Comunicação visual e persuasão: uma análise dos aspectos visuais de uma campanha publicitária de guerrilha da Olla. Revista Anagrama, São Paulo, v. 5, n. 2, dez./fev. 2011-2012. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/35603>. Acesso em: 06 jul. 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8544 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1982-1689 |
dc.identifier.license.pt_BR.fl_str_mv |
Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor |
identifier_str_mv |
SANTANA, Á. A. S. et al. Comunicação visual e persuasão: uma análise dos aspectos visuais de uma campanha publicitária de guerrilha da Olla. Revista Anagrama, São Paulo, v. 5, n. 2, dez./fev. 2011-2012. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/35603>. Acesso em: 06 jul. 2018. 1982-1689 Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor |
url |
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Anagrama |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MIDIATO - Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP |
publisher.none.fl_str_mv |
MIDIATO - Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8544/3/CampanhaGuerrilhaOlla.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8544/4/CampanhaGuerrilhaOlla.pdf.jpg https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8544/1/license.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8544/2/CampanhaGuerrilhaOlla.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
10ebee021fb9df378e296cf9a3597ad7 da563d2a4cff678ea550f012dee919ae 098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44c 55fe4bf98201f997bb07181e9940ef9e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110786594668544 |