Mais respeito na propaganda brasileira, por favor! Uma análise de mais de uma década de casos julgados pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária envolvendo respeitabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8471 |
Resumo: | On this paper we examined four hundred and nine cases analyzed of Brazilian advertising production broadcasted in the last eleven years (2004-2014) for the advertising self-regulation council (CONAR) involving respectability, quantifying and typifying the theme of offenses. Thus, we describe eleven violation advertising types that point disrespect for decency and morality; excessive appeal to sensuality; prejudice and / or discrimination; disrespect for issues related to gender; disrespect for healthy practices promotion and consumption; disrespect to the profession; disrespect for the family; disrespect for the dignity; disrespect for religions; disrespect to competition and / or consumer insight and others. Even with the great impact of some cases in society, most of the reported cases were archived by the National Council for Advertising Self-Regulation. |
id |
UFS-2_60a1ba82aaeeda8e64bf1aa8df47d1e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/8471 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Raquel Marques CarriçoSantana, Dhione OliveiraSouza, Jackson2018-06-25T23:00:30Z2018-06-25T23:00:30Z2017-06FERREIRA, R. M. C.; SANTANA, D. O; SOUZA, J. Mais respeito na propaganda brasileira, por favor! Uma análise de mais de uma década de casos julgados pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária envolvendo respeitabilidade. ECCOM, Lorena, v. 8, n. 15, p. 209-226, jan./jun. 2017. Disponível em: <http://publicacoes.fatea.br/index.php/eccom/article/view/1719>. Acesso em: 26 jun. 2018.2177-5087http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8471Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)On this paper we examined four hundred and nine cases analyzed of Brazilian advertising production broadcasted in the last eleven years (2004-2014) for the advertising self-regulation council (CONAR) involving respectability, quantifying and typifying the theme of offenses. Thus, we describe eleven violation advertising types that point disrespect for decency and morality; excessive appeal to sensuality; prejudice and / or discrimination; disrespect for issues related to gender; disrespect for healthy practices promotion and consumption; disrespect to the profession; disrespect for the family; disrespect for the dignity; disrespect for religions; disrespect to competition and / or consumer insight and others. Even with the great impact of some cases in society, most of the reported cases were archived by the National Council for Advertising Self-Regulation.Neste trabalho analisamos os quatrocentos e nove casos de denúncia da produção publicitária brasileira veiculada nos últimos onze anos (2004-2014) pelo conselho de autorregulamentação publicitária (CONAR), envolvendo respeitabilidade, a partir da análise de conteúdo, quantificando e tipificando as infrações da temática. Dessa forma, descrevemos onze tipologias de ofensas da propaganda que apontam desrespeito à decência e aos bons costumes; apelo excessivo à sensualidade; preconceito e/ou discriminação; desrespeito à questões relacionadas aos gêneros; desrespeito às práticas saudáveis de promoção e consumo; desrespeito à profissão; desrespeito à família; desrespeito à dignidade; desrespeito às religiões; desrespeito à concorrência e/ou perspicácia do consumidor e outros. Mesmo com a grande repercussão de alguns casos na sociedade, a maioria dos casos denunciados foram arquivados pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária.Lorena, SPporCentro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEAEducação, Cultura e Comunicação - ECCOMPublicidadeAutorregulamentaçãoRespeitabilidadeAdvertisingSelf-regulationRespectabilityMais respeito na propaganda brasileira, por favor! Uma análise de mais de uma década de casos julgados pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária envolvendo respeitabilidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlereponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTMaisRespeitoPropaganda.pdf.txtMaisRespeitoPropaganda.pdf.txtExtracted texttext/plain43373https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8471/3/MaisRespeitoPropaganda.pdf.txt504765f2dbd30df1377a5a7a7a992652MD53THUMBNAILMaisRespeitoPropaganda.pdf.jpgMaisRespeitoPropaganda.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1707https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8471/4/MaisRespeitoPropaganda.pdf.jpga75db30e70712beb32886cd7cfc15a64MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8471/1/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD51ORIGINALMaisRespeitoPropaganda.pdfMaisRespeitoPropaganda.pdfapplication/pdf800157https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8471/2/MaisRespeitoPropaganda.pdf510708d28784c927e6a7fbc32fe189ecMD52riufs/84712018-06-25 20:00:30.756oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-06-25T23:00:30Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mais respeito na propaganda brasileira, por favor! Uma análise de mais de uma década de casos julgados pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária envolvendo respeitabilidade |
title |
Mais respeito na propaganda brasileira, por favor! Uma análise de mais de uma década de casos julgados pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária envolvendo respeitabilidade |
spellingShingle |
Mais respeito na propaganda brasileira, por favor! Uma análise de mais de uma década de casos julgados pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária envolvendo respeitabilidade Ferreira, Raquel Marques Carriço Publicidade Autorregulamentação Respeitabilidade Advertising Self-regulation Respectability |
title_short |
Mais respeito na propaganda brasileira, por favor! Uma análise de mais de uma década de casos julgados pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária envolvendo respeitabilidade |
title_full |
Mais respeito na propaganda brasileira, por favor! Uma análise de mais de uma década de casos julgados pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária envolvendo respeitabilidade |
title_fullStr |
Mais respeito na propaganda brasileira, por favor! Uma análise de mais de uma década de casos julgados pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária envolvendo respeitabilidade |
title_full_unstemmed |
Mais respeito na propaganda brasileira, por favor! Uma análise de mais de uma década de casos julgados pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária envolvendo respeitabilidade |
title_sort |
Mais respeito na propaganda brasileira, por favor! Uma análise de mais de uma década de casos julgados pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária envolvendo respeitabilidade |
author |
Ferreira, Raquel Marques Carriço |
author_facet |
Ferreira, Raquel Marques Carriço Santana, Dhione Oliveira Souza, Jackson |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Dhione Oliveira Souza, Jackson |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Raquel Marques Carriço Santana, Dhione Oliveira Souza, Jackson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Autorregulamentação Respeitabilidade Advertising Self-regulation Respectability |
topic |
Publicidade Autorregulamentação Respeitabilidade Advertising Self-regulation Respectability |
description |
On this paper we examined four hundred and nine cases analyzed of Brazilian advertising production broadcasted in the last eleven years (2004-2014) for the advertising self-regulation council (CONAR) involving respectability, quantifying and typifying the theme of offenses. Thus, we describe eleven violation advertising types that point disrespect for decency and morality; excessive appeal to sensuality; prejudice and / or discrimination; disrespect for issues related to gender; disrespect for healthy practices promotion and consumption; disrespect to the profession; disrespect for the family; disrespect for the dignity; disrespect for religions; disrespect to competition and / or consumer insight and others. Even with the great impact of some cases in society, most of the reported cases were archived by the National Council for Advertising Self-Regulation. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-25T23:00:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-06-25T23:00:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERREIRA, R. M. C.; SANTANA, D. O; SOUZA, J. Mais respeito na propaganda brasileira, por favor! Uma análise de mais de uma década de casos julgados pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária envolvendo respeitabilidade. ECCOM, Lorena, v. 8, n. 15, p. 209-226, jan./jun. 2017. Disponível em: <http://publicacoes.fatea.br/index.php/eccom/article/view/1719>. Acesso em: 26 jun. 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8471 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2177-5087 |
dc.identifier.license.pt_BR.fl_str_mv |
Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0) |
identifier_str_mv |
FERREIRA, R. M. C.; SANTANA, D. O; SOUZA, J. Mais respeito na propaganda brasileira, por favor! Uma análise de mais de uma década de casos julgados pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária envolvendo respeitabilidade. ECCOM, Lorena, v. 8, n. 15, p. 209-226, jan./jun. 2017. Disponível em: <http://publicacoes.fatea.br/index.php/eccom/article/view/1719>. Acesso em: 26 jun. 2018. 2177-5087 Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0) |
url |
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação, Cultura e Comunicação - ECCOM |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8471/3/MaisRespeitoPropaganda.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8471/4/MaisRespeitoPropaganda.pdf.jpg https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8471/1/license.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8471/2/MaisRespeitoPropaganda.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
504765f2dbd30df1377a5a7a7a992652 a75db30e70712beb32886cd7cfc15a64 098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44c 510708d28784c927e6a7fbc32fe189ec |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1793350871574118400 |