Mais respeito na propaganda brasileira, por favor! Uma análise de mais de uma década de casos julgados pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária envolvendo respeitabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Raquel Marques Carriço
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santana, Dhione Oliveira, Souza, Jackson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8471
Resumo: On this paper we examined four hundred and nine cases analyzed of Brazilian advertising production broadcasted in the last eleven years (2004-2014) for the advertising self-regulation council (CONAR) involving respectability, quantifying and typifying the theme of offenses. Thus, we describe eleven violation advertising types that point disrespect for decency and morality; excessive appeal to sensuality; prejudice and / or discrimination; disrespect for issues related to gender; disrespect for healthy practices promotion and consumption; disrespect to the profession; disrespect for the family; disrespect for the dignity; disrespect for religions; disrespect to competition and / or consumer insight and others. Even with the great impact of some cases in society, most of the reported cases were archived by the National Council for Advertising Self-Regulation.
id UFS-2_60a1ba82aaeeda8e64bf1aa8df47d1e9
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/8471
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Ferreira, Raquel Marques CarriçoSantana, Dhione OliveiraSouza, Jackson2018-06-25T23:00:30Z2018-06-25T23:00:30Z2017-06FERREIRA, R. M. C.; SANTANA, D. O; SOUZA, J. Mais respeito na propaganda brasileira, por favor! Uma análise de mais de uma década de casos julgados pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária envolvendo respeitabilidade. ECCOM, Lorena, v. 8, n. 15, p. 209-226, jan./jun. 2017. Disponível em: <http://publicacoes.fatea.br/index.php/eccom/article/view/1719>. Acesso em: 26 jun. 2018.2177-5087http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8471Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)On this paper we examined four hundred and nine cases analyzed of Brazilian advertising production broadcasted in the last eleven years (2004-2014) for the advertising self-regulation council (CONAR) involving respectability, quantifying and typifying the theme of offenses. Thus, we describe eleven violation advertising types that point disrespect for decency and morality; excessive appeal to sensuality; prejudice and / or discrimination; disrespect for issues related to gender; disrespect for healthy practices promotion and consumption; disrespect to the profession; disrespect for the family; disrespect for the dignity; disrespect for religions; disrespect to competition and / or consumer insight and others. Even with the great impact of some cases in society, most of the reported cases were archived by the National Council for Advertising Self-Regulation.Neste trabalho analisamos os quatrocentos e nove casos de denúncia da produção publicitária brasileira veiculada nos últimos onze anos (2004-2014) pelo conselho de autorregulamentação publicitária (CONAR), envolvendo respeitabilidade, a partir da análise de conteúdo, quantificando e tipificando as infrações da temática. Dessa forma, descrevemos onze tipologias de ofensas da propaganda que apontam desrespeito à decência e aos bons costumes; apelo excessivo à sensualidade; preconceito e/ou discriminação; desrespeito à questões relacionadas aos gêneros; desrespeito às práticas saudáveis de promoção e consumo; desrespeito à profissão; desrespeito à família; desrespeito à dignidade; desrespeito às religiões; desrespeito à concorrência e/ou perspicácia do consumidor e outros. Mesmo com a grande repercussão de alguns casos na sociedade, a maioria dos casos denunciados foram arquivados pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária.Lorena, SPporCentro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEAEducação, Cultura e Comunicação - ECCOMPublicidadeAutorregulamentaçãoRespeitabilidadeAdvertisingSelf-regulationRespectabilityMais respeito na propaganda brasileira, por favor! Uma análise de mais de uma década de casos julgados pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária envolvendo respeitabilidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlereponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTMaisRespeitoPropaganda.pdf.txtMaisRespeitoPropaganda.pdf.txtExtracted texttext/plain43373https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8471/3/MaisRespeitoPropaganda.pdf.txt504765f2dbd30df1377a5a7a7a992652MD53THUMBNAILMaisRespeitoPropaganda.pdf.jpgMaisRespeitoPropaganda.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1707https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8471/4/MaisRespeitoPropaganda.pdf.jpga75db30e70712beb32886cd7cfc15a64MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8471/1/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD51ORIGINALMaisRespeitoPropaganda.pdfMaisRespeitoPropaganda.pdfapplication/pdf800157https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8471/2/MaisRespeitoPropaganda.pdf510708d28784c927e6a7fbc32fe189ecMD52riufs/84712018-06-25 20:00:30.756oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-06-25T23:00:30Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mais respeito na propaganda brasileira, por favor! Uma análise de mais de uma década de casos julgados pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária envolvendo respeitabilidade
title Mais respeito na propaganda brasileira, por favor! Uma análise de mais de uma década de casos julgados pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária envolvendo respeitabilidade
spellingShingle Mais respeito na propaganda brasileira, por favor! Uma análise de mais de uma década de casos julgados pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária envolvendo respeitabilidade
Ferreira, Raquel Marques Carriço
Publicidade
Autorregulamentação
Respeitabilidade
Advertising
Self-regulation
Respectability
title_short Mais respeito na propaganda brasileira, por favor! Uma análise de mais de uma década de casos julgados pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária envolvendo respeitabilidade
title_full Mais respeito na propaganda brasileira, por favor! Uma análise de mais de uma década de casos julgados pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária envolvendo respeitabilidade
title_fullStr Mais respeito na propaganda brasileira, por favor! Uma análise de mais de uma década de casos julgados pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária envolvendo respeitabilidade
title_full_unstemmed Mais respeito na propaganda brasileira, por favor! Uma análise de mais de uma década de casos julgados pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária envolvendo respeitabilidade
title_sort Mais respeito na propaganda brasileira, por favor! Uma análise de mais de uma década de casos julgados pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária envolvendo respeitabilidade
author Ferreira, Raquel Marques Carriço
author_facet Ferreira, Raquel Marques Carriço
Santana, Dhione Oliveira
Souza, Jackson
author_role author
author2 Santana, Dhione Oliveira
Souza, Jackson
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Raquel Marques Carriço
Santana, Dhione Oliveira
Souza, Jackson
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Autorregulamentação
Respeitabilidade
Advertising
Self-regulation
Respectability
topic Publicidade
Autorregulamentação
Respeitabilidade
Advertising
Self-regulation
Respectability
description On this paper we examined four hundred and nine cases analyzed of Brazilian advertising production broadcasted in the last eleven years (2004-2014) for the advertising self-regulation council (CONAR) involving respectability, quantifying and typifying the theme of offenses. Thus, we describe eleven violation advertising types that point disrespect for decency and morality; excessive appeal to sensuality; prejudice and / or discrimination; disrespect for issues related to gender; disrespect for healthy practices promotion and consumption; disrespect to the profession; disrespect for the family; disrespect for the dignity; disrespect for religions; disrespect to competition and / or consumer insight and others. Even with the great impact of some cases in society, most of the reported cases were archived by the National Council for Advertising Self-Regulation.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-25T23:00:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-06-25T23:00:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, R. M. C.; SANTANA, D. O; SOUZA, J. Mais respeito na propaganda brasileira, por favor! Uma análise de mais de uma década de casos julgados pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária envolvendo respeitabilidade. ECCOM, Lorena, v. 8, n. 15, p. 209-226, jan./jun. 2017. Disponível em: <http://publicacoes.fatea.br/index.php/eccom/article/view/1719>. Acesso em: 26 jun. 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8471
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2177-5087
dc.identifier.license.pt_BR.fl_str_mv Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)
identifier_str_mv FERREIRA, R. M. C.; SANTANA, D. O; SOUZA, J. Mais respeito na propaganda brasileira, por favor! Uma análise de mais de uma década de casos julgados pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária envolvendo respeitabilidade. ECCOM, Lorena, v. 8, n. 15, p. 209-226, jan./jun. 2017. Disponível em: <http://publicacoes.fatea.br/index.php/eccom/article/view/1719>. Acesso em: 26 jun. 2018.
2177-5087
Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)
url http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação, Cultura e Comunicação - ECCOM
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8471/3/MaisRespeitoPropaganda.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8471/4/MaisRespeitoPropaganda.pdf.jpg
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8471/1/license.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8471/2/MaisRespeitoPropaganda.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 504765f2dbd30df1377a5a7a7a992652
a75db30e70712beb32886cd7cfc15a64
098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44c
510708d28784c927e6a7fbc32fe189ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793350871574118400