Explorando funções na representação de materiais em renderizações realistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Mislene da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8218
Resumo: Realistic rendering is an area of computer graphics that aims to simulate a real-world image. In order to do that, it is necessary to represent the appearance of materials faithfully or as closely as possible. In this context, the Bidirectional Reflectance Distribution Functions (BRDFs), which are functions that receive incident lighting and a perspective, reproduce the color that the material presents under a given perspective. This way, this work seeks to explore reflectance functions in the representation of materials in realistic renderings, in order to increase the number of reflectance functions available in a rendering tool, and to allow an increase in the representativeness of materials of the real world. To achieve this goal, a study was made on rendering tools, to choose one, the implementation of functions not contained in it, as well as the implementation of new materials that use these functions to characterize how they reflect the light. To evaluate the obtained results, a set of scenes were developed, among them a realistic scene, where comparisons between inserted and existing materials were performed. In addition, for simple scenes it was shown that using the inserted materials generally consumed less rendering time and produced similar results to scenes constructed with already existing materials in the tool, as well as realistic results.
id UFS-2_62e60d2fe002a5b91244755784cb9690
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/8218
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Nunes, Mislene da SilvaCarvalho, Beatriz Trinchão Andrade de2018-05-21T13:52:13Z2018-05-21T13:52:13Z2017-11-17NUNES, Mislene da Silva. Explorando funções na representação de materiais em renderizações realistas. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Departamento de Computação, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8218Realistic rendering is an area of computer graphics that aims to simulate a real-world image. In order to do that, it is necessary to represent the appearance of materials faithfully or as closely as possible. In this context, the Bidirectional Reflectance Distribution Functions (BRDFs), which are functions that receive incident lighting and a perspective, reproduce the color that the material presents under a given perspective. This way, this work seeks to explore reflectance functions in the representation of materials in realistic renderings, in order to increase the number of reflectance functions available in a rendering tool, and to allow an increase in the representativeness of materials of the real world. To achieve this goal, a study was made on rendering tools, to choose one, the implementation of functions not contained in it, as well as the implementation of new materials that use these functions to characterize how they reflect the light. To evaluate the obtained results, a set of scenes were developed, among them a realistic scene, where comparisons between inserted and existing materials were performed. In addition, for simple scenes it was shown that using the inserted materials generally consumed less rendering time and produced similar results to scenes constructed with already existing materials in the tool, as well as realistic results.A renderização realista é uma área da computação gráfica que visa simular uma imagem do mundo real. Para que isso seja possível é necessário representar a aparência de materiais com fidelidade ou com a maior aproximação possível. Neste contexto, surgem as funções de distribuição de refletância bidirecional (do inglês, Bidirectional Reflectance Distribution Functions - BRDFs), que são funções que, ao receberem uma iluminação incidente e uma perspectiva, reproduzem a cor que o material apresenta sob esta perspectiva. Desta forma, este trabalho busca explorar funções de refletância na representação de materiais em renderizações realistas, com o objetivo de aumentar o número de funções de refletância disponíveis em uma ferramenta de renderização e de possibilitar um aumento na representatividade de materiais do mundo real. Para alcançar tais objetivos, foi feito um estudo sobre ferramentas de renderização, para a escolha de uma, a implementação de funções não contidas na mesma, assim como também a implementação de novos materiais que utilizam essas funções para caracterizar a forma como eles refletem a luz. Para avaliar os resultados obtidos, um conjunto de cenas foram desenvolvidas, dentre elas uma cena realista, onde comparações entre os materiais inseridos e os já existentes foram realizadas. Além disso, para cenas simples foi mostrado que utilizando os materiais inseridos em geral consumiram menos tempo de renderização e produziram resultados semelhantes aos de cenas construídas com materiais já existentes na ferramenta, como também resultados realísticos.São Cristóvão, SEporCiência da computaçãoRealidade virtualRenderização realistaMateriaisFunções de refletânciaFerramentas de renderizaçãoRealistic renderingRendering toolsReflectance functionsMaterialsCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOExplorando funções na representação de materiais em renderizações realistasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal de SergipeDCOMP - Departamento de Computação – Ciência da Computação – São Cristóvão - Presencialreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMislene_Silva_Nunes.pdfMislene_Silva_Nunes.pdfapplication/pdf21134901https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8218/2/Mislene_Silva_Nunes.pdfa59656b26a10987528c6acfcfe5e2824MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8218/3/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD53TEXTMislene_Silva_Nunes.pdf.txtMislene_Silva_Nunes.pdf.txtExtracted texttext/plain133277https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8218/4/Mislene_Silva_Nunes.pdf.txte47a591bbc7d5ccbe10a46625a22d9e5MD54THUMBNAILMislene_Silva_Nunes.pdf.jpgMislene_Silva_Nunes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1291https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8218/5/Mislene_Silva_Nunes.pdf.jpg651267b7e294d8171228cf695a1631d4MD55riufs/82182018-05-21 10:52:14.047oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-05-21T13:52:14Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Explorando funções na representação de materiais em renderizações realistas
title Explorando funções na representação de materiais em renderizações realistas
spellingShingle Explorando funções na representação de materiais em renderizações realistas
Nunes, Mislene da Silva
Ciência da computação
Realidade virtual
Renderização realista
Materiais
Funções de refletância
Ferramentas de renderização
Realistic rendering
Rendering tools
Reflectance functions
Materials
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
title_short Explorando funções na representação de materiais em renderizações realistas
title_full Explorando funções na representação de materiais em renderizações realistas
title_fullStr Explorando funções na representação de materiais em renderizações realistas
title_full_unstemmed Explorando funções na representação de materiais em renderizações realistas
title_sort Explorando funções na representação de materiais em renderizações realistas
author Nunes, Mislene da Silva
author_facet Nunes, Mislene da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Mislene da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Beatriz Trinchão Andrade de
contributor_str_mv Carvalho, Beatriz Trinchão Andrade de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da computação
Realidade virtual
Renderização realista
Materiais
Funções de refletância
Ferramentas de renderização
topic Ciência da computação
Realidade virtual
Renderização realista
Materiais
Funções de refletância
Ferramentas de renderização
Realistic rendering
Rendering tools
Reflectance functions
Materials
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Realistic rendering
Rendering tools
Reflectance functions
Materials
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
description Realistic rendering is an area of computer graphics that aims to simulate a real-world image. In order to do that, it is necessary to represent the appearance of materials faithfully or as closely as possible. In this context, the Bidirectional Reflectance Distribution Functions (BRDFs), which are functions that receive incident lighting and a perspective, reproduce the color that the material presents under a given perspective. This way, this work seeks to explore reflectance functions in the representation of materials in realistic renderings, in order to increase the number of reflectance functions available in a rendering tool, and to allow an increase in the representativeness of materials of the real world. To achieve this goal, a study was made on rendering tools, to choose one, the implementation of functions not contained in it, as well as the implementation of new materials that use these functions to characterize how they reflect the light. To evaluate the obtained results, a set of scenes were developed, among them a realistic scene, where comparisons between inserted and existing materials were performed. In addition, for simple scenes it was shown that using the inserted materials generally consumed less rendering time and produced similar results to scenes constructed with already existing materials in the tool, as well as realistic results.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-21T13:52:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-21T13:52:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NUNES, Mislene da Silva. Explorando funções na representação de materiais em renderizações realistas. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Departamento de Computação, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8218
identifier_str_mv NUNES, Mislene da Silva. Explorando funções na representação de materiais em renderizações realistas. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Departamento de Computação, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017
url http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.initials.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.department.fl_str_mv DCOMP - Departamento de Computação – Ciência da Computação – São Cristóvão - Presencial
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8218/2/Mislene_Silva_Nunes.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8218/3/license.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8218/4/Mislene_Silva_Nunes.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8218/5/Mislene_Silva_Nunes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a59656b26a10987528c6acfcfe5e2824
098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44c
e47a591bbc7d5ccbe10a46625a22d9e5
651267b7e294d8171228cf695a1631d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110711677059072