A Criação de novos negócios por dekasseguis: estudo comparativo de casos de sucesso e fracasso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nakahata, Francisco Teruo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Teixeira, Rivanda Meira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/780
Resumo: Esse estudo tem como objetivo principal analisar como as características dos indivíduos, das organizações e do ambiente influenciam no sucesso ou no fracasso dos novos negócios criados pelos dekasseguis no Noroeste do Paraná, usando como base teórica o modelo de Gartner (1985). A escolha do modelo de Gartner (1985) como modelo teórico desse estudo justifica-se em razão de tratar o empreendedorismo e o processo de criação de novos negócios como um fenômeno complexo, sem dissociar o empreendimento do empreendedor, do contexto organizacional e de seu ambiente. As características das organizações e do ambiente foram adaptadas às empresas de pequeno porte, pois o modelo de Gartner é voltado para empresas de maior porte. Para este trabalho foram escolhidas seis empresas criadas por dekasseguis empreendedores da região noroeste do Paraná, sendo três de sucesso e três de fracasso. Como caso de sucesso, foi utilizado o critério aditado pela pesquisa GEM Global Entrepeneurial Monitor que define um empreendedor estabelecido como aquele que está à frente do seu negócio por mais de 42 meses. Como caso de fracasso foi considerado o empreendedor inicial que permaneceu a frente do negócio por até três anos e meio ou que mesmo após esse período tenha fechado e encerrado suas atividades. As principais fontes de evidências foram entrevistas com os dekasseguis que empreenderam. Foi utilizado roteiro semi-estruturado de entrevistas, permitindo ao entrevistado flexibilidade em suas opiniões. A partir das análises e comparações dos casos pode-se concluir que fazendo uma comparação das características dos indivíduos percebe-se que os dekasseguis das empresas de sucesso demonstram ter capacidade proativa maior que nas empresas que fracassaram. A ausência de planejamento para a abertura do negócio ficou mais evidente nas empresas que fracassaram. Porém, mesmo nas que tiveram êxito, percebe-se principalmente no início dos negócios que era comum o uso de ações do tipo tentativa e erro, sem planejamento. A grande diferença, é que nessas empresas, os dekasseguis despertaram para esse erro, procurando apoio e mais informações, para melhorar seu processo de gestão. Comparando as características do ambiente das empresas dos dekasseguis que tiveram sucesso e as que fracassaram constata-se que apesar de todos terem iniciado o negócio com capital próprio, esse fator não é suficiente para garantir a sobrevivência de negócios no mercado. Finalmente, pode-se inferir nos casos analisados que não existe um único fator específico ou o mais importante que explique o sucesso ou o fracasso dos empreendimentos dos dekasseguis. As características do indivíduo, da organização e do ambiente se encontram inter-relacionadas, sendo impossível dissociá-las umas das outras.
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A escolha do modelo de Gartner (1985) como modelo teórico desse estudo justifica-se em razão de tratar o empreendedorismo e o processo de criação de novos negócios como um fenômeno complexo, sem dissociar o empreendimento do empreendedor, do contexto organizacional e de seu ambiente. As características das organizações e do ambiente foram adaptadas às empresas de pequeno porte, pois o modelo de Gartner é voltado para empresas de maior porte. Para este trabalho foram escolhidas seis empresas criadas por dekasseguis empreendedores da região noroeste do Paraná, sendo três de sucesso e três de fracasso. Como caso de sucesso, foi utilizado o critério aditado pela pesquisa GEM Global Entrepeneurial Monitor que define um empreendedor estabelecido como aquele que está à frente do seu negócio por mais de 42 meses. Como caso de fracasso foi considerado o empreendedor inicial que permaneceu a frente do negócio por até três anos e meio ou que mesmo após esse período tenha fechado e encerrado suas atividades. As principais fontes de evidências foram entrevistas com os dekasseguis que empreenderam. Foi utilizado roteiro semi-estruturado de entrevistas, permitindo ao entrevistado flexibilidade em suas opiniões. A partir das análises e comparações dos casos pode-se concluir que fazendo uma comparação das características dos indivíduos percebe-se que os dekasseguis das empresas de sucesso demonstram ter capacidade proativa maior que nas empresas que fracassaram. A ausência de planejamento para a abertura do negócio ficou mais evidente nas empresas que fracassaram. Porém, mesmo nas que tiveram êxito, percebe-se principalmente no início dos negócios que era comum o uso de ações do tipo tentativa e erro, sem planejamento. A grande diferença, é que nessas empresas, os dekasseguis despertaram para esse erro, procurando apoio e mais informações, para melhorar seu processo de gestão. Comparando as características do ambiente das empresas dos dekasseguis que tiveram sucesso e as que fracassaram constata-se que apesar de todos terem iniciado o negócio com capital próprio, esse fator não é suficiente para garantir a sobrevivência de negócios no mercado. Finalmente, pode-se inferir nos casos analisados que não existe um único fator específico ou o mais importante que explique o sucesso ou o fracasso dos empreendimentos dos dekasseguis. As características do indivíduo, da organização e do ambiente se encontram inter-relacionadas, sendo impossível dissociá-las umas das outras.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em AdministraçãoEmpreendedorismoDekasseguisModelo de GartnerPequenas e médias empresasA Criação de novos negócios por dekasseguis: estudo comparativo de casos de sucesso e fracassoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCriacaoNegociosDekasseguis.pdf.jpgCriacaoNegociosDekasseguis.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1519https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/780/4/CriacaoNegociosDekasseguis.pdf.jpg1087e98994d33d3e76ae872d6a89e5f6MD54ORIGINALCriacaoNegociosDekasseguis.pdfCriacaoNegociosDekasseguis.pdfapplication/pdf267382https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/780/1/CriacaoNegociosDekasseguis.pdf54d32ff905ccf4b4a7e63f33d622fa12MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/780/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTCriacaoNegociosDekasseguis.pdf.txtCriacaoNegociosDekasseguis.pdf.txtExtracted texttext/plain67446https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/780/3/CriacaoNegociosDekasseguis.pdf.txtc5d10a2645079f0350dd9df34e0f1482MD53riufs/7802014-09-05 18:09:15.068oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2014-09-05T21:09:15Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
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