Pacotes de problemas? Percepção da ética publicitária na venda de pacotes turísticos pela internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8499 |
Resumo: | Internet is a phenomenon of accelerated growth that has been propagating changes and impacting several industries, among them, the tourism. It is characterized by online sales and passed to be a great ally to tickets, daily and tour packages sales. Such sales must be guided in the Brazilian Advertising Self-Regulation Code and, from that, this article aimed to analyze the applicability of advertising ethics in the online sales of tour packages and propose a reflection from the cases judged and not judged that are still easily found in the internet. To an organization add value to the costumers, it must always respect them and act on individual legislative and ethical precepts, keeping a good relationship and contributing to the continues growth of the sector. |
id |
UFS-2_800be5332c4b6757a9fad90899b1695e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/8499 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Jackson deJesus, Lucas Alves deSantos, Paolo Henrique Alves dosSantos, Tamara Rodrigues dosFerreira, Raquel Marques Carriço2018-06-27T11:56:17Z2018-06-27T11:56:17Z2014-03SOUZA, J. de et al. Pacotes de problemas? Percepção da ética publicitária na venda de pacotes turísticos pela internet. Temática, João Pessoa, v. 10, n. 3, mar. 2014. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/18819>. Acesso em: 27 jun. 2018.1807-8931http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8499Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editorInternet is a phenomenon of accelerated growth that has been propagating changes and impacting several industries, among them, the tourism. It is characterized by online sales and passed to be a great ally to tickets, daily and tour packages sales. Such sales must be guided in the Brazilian Advertising Self-Regulation Code and, from that, this article aimed to analyze the applicability of advertising ethics in the online sales of tour packages and propose a reflection from the cases judged and not judged that are still easily found in the internet. To an organization add value to the costumers, it must always respect them and act on individual legislative and ethical precepts, keeping a good relationship and contributing to the continues growth of the sector.A internet é um fenômeno de crescimento acelerado que vem propagando mudanças e impactando diversas indústrias, dentre elas a do turismo. Por ser caracterizada pelas vendas online, ela passou a ser grande aliada do turismo para a venda de passagens, diárias e pacotes turísticos. Tais vendas devem estar pautadas no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária e, a partir disso, o presente artigo buscou analisar a aplicabilidade da ética publicitária nas vendas online de pacotes turísticos e propor uma reflexão a partir dos casos julgados e não julgados que ainda são encontrados facilmente na internet. Para uma empresa agregar valor perante seu cliente ela deve sempre respeitá-lo e agir diante dos preceitos éticos individuais e legislativos, mantendo assim, uma boa relação e contribuindo para o contínuo crescimento do setor.porNAMID - Núcleo de Arte, Midia e Informação Digital, do Curso de Comunicação em Mídias Digitais (DEMID/CCHLA/UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (PPGC/UFPB)Revista TemáticaÉtica publicitáriaTurismoPacotes turísticosInternetAdvertising ethicsTourismTour packagesPacotes de problemas? Percepção da ética publicitária na venda de pacotes turísticos pela internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlereponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTEticaPublicitariaPacotesTuristicos.pdf.txtEticaPublicitariaPacotesTuristicos.pdf.txtExtracted texttext/plain27853https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8499/3/EticaPublicitariaPacotesTuristicos.pdf.txt8cda4e66cb58c2a787bb16f93baf2d61MD53THUMBNAILEticaPublicitariaPacotesTuristicos.pdf.jpgEticaPublicitariaPacotesTuristicos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1621https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8499/4/EticaPublicitariaPacotesTuristicos.pdf.jpgb73654fa458016f9f1e1abb52085d9beMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8499/1/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD51ORIGINALEticaPublicitariaPacotesTuristicos.pdfEticaPublicitariaPacotesTuristicos.pdfapplication/pdf742971https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8499/2/EticaPublicitariaPacotesTuristicos.pdf0f02e637464698e63f56f835754897efMD52riufs/84992018-06-27 08:56:18.07oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-06-27T11:56:18Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pacotes de problemas? Percepção da ética publicitária na venda de pacotes turísticos pela internet |
title |
Pacotes de problemas? Percepção da ética publicitária na venda de pacotes turísticos pela internet |
spellingShingle |
Pacotes de problemas? Percepção da ética publicitária na venda de pacotes turísticos pela internet Souza, Jackson de Ética publicitária Turismo Pacotes turísticos Internet Advertising ethics Tourism Tour packages |
title_short |
Pacotes de problemas? Percepção da ética publicitária na venda de pacotes turísticos pela internet |
title_full |
Pacotes de problemas? Percepção da ética publicitária na venda de pacotes turísticos pela internet |
title_fullStr |
Pacotes de problemas? Percepção da ética publicitária na venda de pacotes turísticos pela internet |
title_full_unstemmed |
Pacotes de problemas? Percepção da ética publicitária na venda de pacotes turísticos pela internet |
title_sort |
Pacotes de problemas? Percepção da ética publicitária na venda de pacotes turísticos pela internet |
author |
Souza, Jackson de |
author_facet |
Souza, Jackson de Jesus, Lucas Alves de Santos, Paolo Henrique Alves dos Santos, Tamara Rodrigues dos Ferreira, Raquel Marques Carriço |
author_role |
author |
author2 |
Jesus, Lucas Alves de Santos, Paolo Henrique Alves dos Santos, Tamara Rodrigues dos Ferreira, Raquel Marques Carriço |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Jackson de Jesus, Lucas Alves de Santos, Paolo Henrique Alves dos Santos, Tamara Rodrigues dos Ferreira, Raquel Marques Carriço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética publicitária Turismo Pacotes turísticos Internet |
topic |
Ética publicitária Turismo Pacotes turísticos Internet Advertising ethics Tourism Tour packages |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Advertising ethics Tourism Tour packages |
description |
Internet is a phenomenon of accelerated growth that has been propagating changes and impacting several industries, among them, the tourism. It is characterized by online sales and passed to be a great ally to tickets, daily and tour packages sales. Such sales must be guided in the Brazilian Advertising Self-Regulation Code and, from that, this article aimed to analyze the applicability of advertising ethics in the online sales of tour packages and propose a reflection from the cases judged and not judged that are still easily found in the internet. To an organization add value to the costumers, it must always respect them and act on individual legislative and ethical precepts, keeping a good relationship and contributing to the continues growth of the sector. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-27T11:56:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-06-27T11:56:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, J. de et al. Pacotes de problemas? Percepção da ética publicitária na venda de pacotes turísticos pela internet. Temática, João Pessoa, v. 10, n. 3, mar. 2014. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/18819>. Acesso em: 27 jun. 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8499 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1807-8931 |
dc.identifier.license.pt_BR.fl_str_mv |
Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor |
identifier_str_mv |
SOUZA, J. de et al. Pacotes de problemas? Percepção da ética publicitária na venda de pacotes turísticos pela internet. Temática, João Pessoa, v. 10, n. 3, mar. 2014. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/18819>. Acesso em: 27 jun. 2018. 1807-8931 Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor |
url |
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Temática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
NAMID - Núcleo de Arte, Midia e Informação Digital, do Curso de Comunicação em Mídias Digitais (DEMID/CCHLA/UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (PPGC/UFPB) |
publisher.none.fl_str_mv |
NAMID - Núcleo de Arte, Midia e Informação Digital, do Curso de Comunicação em Mídias Digitais (DEMID/CCHLA/UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (PPGC/UFPB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8499/3/EticaPublicitariaPacotesTuristicos.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8499/4/EticaPublicitariaPacotesTuristicos.pdf.jpg https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8499/1/license.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8499/2/EticaPublicitariaPacotesTuristicos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8cda4e66cb58c2a787bb16f93baf2d61 b73654fa458016f9f1e1abb52085d9be 098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44c 0f02e637464698e63f56f835754897ef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110651853701120 |