As disciplinas de exatas e o processo de ensino para alunos com deficiência visual na Universidade Federal de Sergipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Flávio Correia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5176
Resumo: This work aims to analyze the methodologies and resources used by professors of exact sciences in their classes attended by visually impaired students at the Federal University of Sergipe. We opted to carry out qualitative research with a case study approach. The results indicate that it is not enough to implement an affirmative action policy with reserved seats at the university for disabled students. A large number of transformations should also take place in different aspects of the university, such as its physical structure, the faculty´s teaching practices, the curriculum, and also professors´ ongoing development in his/her work as a teacher of exact sciences. We come to the conclusion that the professors surveyed do not regard blind students as their students, but rather as a student of the university, which should be responsible for the learning process experienced by these students.
id UFS-2_82de93129f1d6ae82af2b03553aa56b2
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/5176
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Santos, Flávio Correiahttp://lattes.cnpq.br/4646126026926019Souza, Verônica dos Reis Marianohttp://lattes.cnpq.br/86925157777634432017-09-26T18:15:31Z2017-09-26T18:15:31Z2014-08-29https://ri.ufs.br/handle/riufs/5176This work aims to analyze the methodologies and resources used by professors of exact sciences in their classes attended by visually impaired students at the Federal University of Sergipe. We opted to carry out qualitative research with a case study approach. The results indicate that it is not enough to implement an affirmative action policy with reserved seats at the university for disabled students. A large number of transformations should also take place in different aspects of the university, such as its physical structure, the faculty´s teaching practices, the curriculum, and also professors´ ongoing development in his/her work as a teacher of exact sciences. We come to the conclusion that the professors surveyed do not regard blind students as their students, but rather as a student of the university, which should be responsible for the learning process experienced by these students.O objetivo deste trabalho consistiu em analisar as metodologias e recursos utilizados pelos professores das disciplinas de exatas para alunos com deficiência visual na Universidade Federal de Sergipe. Optamos por uma pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso. Os resultados apontam que não basta uma política de ação afirmativa que viabiliza cotas para alunos com deficiência ainda é preciso muitas transformações tanto nas questões de acessibilidade arquitetônica, quanto nas questões pedagógicas na sala de aula, em relação ao currículo e também em relação ao professor em seu processo de formação continuada para um melhor desenvolvimento de suas práticas pedagógicas, nas disciplinas de exatas. Conclui-se que os professores pesquisados não consideram o aluno cego como seu aluno, mas como aluno da Universidade e esta deve ser responsável pela aprendizagem do deficiente visual.application/pdfporDeficientes visuaisEducação especialEducação inclusiva Formação de professoresInclusive education Special educationTeachersVisually handicappedCNPQ::OUTROS::CIENCIASAs disciplinas de exatas e o processo de ensino para alunos com deficiência visual na Universidade Federal de Sergipeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALFLAVIO_CORREIA_SANTOS.pdfapplication/pdf1066006https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5176/1/FLAVIO_CORREIA_SANTOS.pdff5a4f968f1808676f2ddb63dc2db7eacMD51TEXTFLAVIO_CORREIA_SANTOS.pdf.txtFLAVIO_CORREIA_SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain246919https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5176/2/FLAVIO_CORREIA_SANTOS.pdf.txt7ccd5e78efe7f3136019b4c93aaec9fbMD52THUMBNAILFLAVIO_CORREIA_SANTOS.pdf.jpgFLAVIO_CORREIA_SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5176/3/FLAVIO_CORREIA_SANTOS.pdf.jpgf0d6bcc817b819c33947b213e3f5824aMD53riufs/51762017-11-28 17:12:06.124oai:ufs.br:riufs/5176Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-28T20:12:06Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv As disciplinas de exatas e o processo de ensino para alunos com deficiência visual na Universidade Federal de Sergipe
title As disciplinas de exatas e o processo de ensino para alunos com deficiência visual na Universidade Federal de Sergipe
spellingShingle As disciplinas de exatas e o processo de ensino para alunos com deficiência visual na Universidade Federal de Sergipe
Santos, Flávio Correia
Deficientes visuais
Educação especial
Educação inclusiva 
Formação de professores
Inclusive education 
Special education
Teachers
Visually handicapped
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
title_short As disciplinas de exatas e o processo de ensino para alunos com deficiência visual na Universidade Federal de Sergipe
title_full As disciplinas de exatas e o processo de ensino para alunos com deficiência visual na Universidade Federal de Sergipe
title_fullStr As disciplinas de exatas e o processo de ensino para alunos com deficiência visual na Universidade Federal de Sergipe
title_full_unstemmed As disciplinas de exatas e o processo de ensino para alunos com deficiência visual na Universidade Federal de Sergipe
title_sort As disciplinas de exatas e o processo de ensino para alunos com deficiência visual na Universidade Federal de Sergipe
author Santos, Flávio Correia
author_facet Santos, Flávio Correia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Flávio Correia
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4646126026926019
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Verônica dos Reis Mariano
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8692515777763443
contributor_str_mv Souza, Verônica dos Reis Mariano
dc.subject.por.fl_str_mv Deficientes visuais
Educação especial
Educação inclusiva 
Formação de professores
topic Deficientes visuais
Educação especial
Educação inclusiva 
Formação de professores
Inclusive education 
Special education
Teachers
Visually handicapped
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Inclusive education 
Special education
Teachers
Visually handicapped
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
description This work aims to analyze the methodologies and resources used by professors of exact sciences in their classes attended by visually impaired students at the Federal University of Sergipe. We opted to carry out qualitative research with a case study approach. The results indicate that it is not enough to implement an affirmative action policy with reserved seats at the university for disabled students. A large number of transformations should also take place in different aspects of the university, such as its physical structure, the faculty´s teaching practices, the curriculum, and also professors´ ongoing development in his/her work as a teacher of exact sciences. We come to the conclusion that the professors surveyed do not regard blind students as their students, but rather as a student of the university, which should be responsible for the learning process experienced by these students.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T18:15:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T18:15:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/5176
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/5176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5176/1/FLAVIO_CORREIA_SANTOS.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5176/2/FLAVIO_CORREIA_SANTOS.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5176/3/FLAVIO_CORREIA_SANTOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f5a4f968f1808676f2ddb63dc2db7eac
7ccd5e78efe7f3136019b4c93aaec9fb
f0d6bcc817b819c33947b213e3f5824a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110819241033728